Bill Stumpf

Um ativista do bem-estar

Para Bill Stumpf, o design era um ato de otimismo. Em suas respostas ao célebre questionário Qu’est-ce que le design?, notam-se as características de um humanista. A tecnologia, segundo ele, deveria estar a serviço de um cotidiano sustentável. Não por acaso, Stumpf trabalhou, desde os anos 70, com especialistas em ortopedia e medicina vascular tentando entender o que podia ser feito para aumentar o bem-estar de quem fica muitas horas sentado. Após as primeiras pesquisas, o designer lançou, em parceria com a Herman Miller, a cadeira Ergon.

Duas décadas depois, Bill Stumpf e  Don Chadwick projetaram a cadeira Aeron, mudando radicalmente o entendimento do que necessitamos em um escritório. O design, dizia ele, não é uma questão de técnica, e sim uma solução moral. Quem se beneficia da ergonomia de seu mais famoso produto não há de discordar.

Em 2009, a Herman Miller lançou a cadeira Embody, fruto da colaboração de Jeff Weber e Bill Stumpf. Este mestre do design havia falecido três anos antes, e permanecera ativo até o fim de seus dias. Sua dedicação em promover a ergonomia é evidente em seu último projeto, que permanece, assim como a Aeron, na ponta da inovação.

Produtos de Bill Stumpf