Buscar

USM: a história da pequena esfera de metal e seu primeiro século de vida

A marca suíça USM (Ulrich Schärer Münsingen) nasceu em 1885 em uma serralheria que fabricava esquadrias e peças em metal. Em 1961, Paul Schaerer, neto do fundador, contratou o arquiteto suíço Fritz Haller para projetar um edifício onde ficariam o escritório e a fábrica da empresa. A arquitetura modular do projeto do prédio inspirou Haller e Schaerer na criação de um mobiliário flexível: o Sistema USM Haller, criado em 1963.

 

Bola-USM-621x364

Apesar de ser projetado para uso próprio da USM, o sistema agradou os decoradores do banco Rothschilld, que fizeram uma encomenda para mobiliar a nova sede do banco, em Paris. Foi o primeiro de muitos clientes. Em pouco tempo, a USM se tornou popular e a demanda pelo sistema modular cresceu. Em 1965, o produto foi patenteado e iniciou-se a produção em massa dos mobiliários USM.

Posteriormente o mobiliário USM que era apenas de uso comercial passou a integrar perfeitamente ambientes residenciais, seguindo sempre a máxima bauhausiana “a forma segue a função”.

Hoje, mais que um clássico do design presente nos principais escritórios e coleções de museus ao redor do mundo – complexo multifuncional Vienna Twin Towers, de Massimiliano Fuksas; torre de escritórios da Swiss Re, de Foster & Partners; museu de Frank O. Gehry para Louis Vuitton Foundation em Paris, MoMA, no Cooper-Hewitt National Design Museum em Nova York; arranha-céu de 310 metros Shard London Bridge, de Renzo Piano etc. – a USM é uma opção contemporânea, altamente funcional e de uma beleza simples, mas surpreendente.

 

USM_Mr.-N_B6A4398-942x531

A bola mágica, o coração do sistema

O segredo do sistema USM Haller está em uma bola metálica brilhante que une os tubos cromados de forma única e estável. Mais que uma peça funcional, a esfera com 6 furos em rosca deve ser considerada um símbolo: amplia as possibilidades de uso do sistema modular em todas as direções, o que significa móveis que podem ser combinados e ampliados de forma ilimitada.

Os acessórios e componentes USM são constantemente aperfeiçoados de acordo com a mais alta tecnologia, mas seguem sempre o princípio básico de manter sua aparência intacta. Dessa forma, cada nova parte do sistema pode ser integrada a estruturas já existentes. Mesmo que um móvel  tenha sido feito no início dos anos 1960, pode ser ampliado de forma simples ainda hoje. Para assegurar que isso aconteça, o sistema USM segue o compromisso de manter a compatibilidade das novas peças com as versões anteriores.

Make it yours

Em 2015 o sistema modular USM Haller celebrou o seu 50º aniversário e este ano a empresa lançou um configurador on-line chamado “Make it yours”. Nele, é possível projetar suas próprias estantes e armários USM de forma simples e rápida.

Na plataforma online, designers de ambientes e decoradores conseguem integrar esses móveis configurados aos seus projetos, já que os desenhos podem ser baixados em diversas extensões de arquivos compatíveis com o CAD: .DWG, .DWG2D, .SKP; .FBX e .3DS. Os materiais de acabamento também estão disponíveis por lá.

resized_USM_Mr.-N_B6A4508

resized_USM_GT_5403

Um bom exemplo a ser citado é a casa de um médico em Morioka (Japão), apresentada nas fotos desses post. Ele optou por não ter móveis fixos em sua residência. A solução proposta pelos arquitetos no projeto foi o uso do sistema modular USM, que proporciona uma decoração atemporal e com infinitas possibilidades de reconfiguração.

Tudo isso com a ajuda dessa bolinha mágica.

 

YouTube video

Posts relacionados

Florence Knoll e os ícones da Bauhaus

Um dos aspectos mais importantes do legado de Florence Knoll se construiu a partir de suas relações criativas com alguns dos maiores arquitetos e designers…
Ler artigo

O artista de múltiplos materiais

Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX,…
Ler artigo

Esplêndidos e modulares: os sofás contemporâneos

Por muito tempo, a modularidade foi associada, no design e na arquitetura, a um nível não tão alto de qualidade de materiais e elegância. No…
Ler artigo

Comentários

Fale com um especialista