Buscar

Design de interiores sustentáveis: os móveis originais colaboram?

Não é inteligente dar vida a novos projetos sem considerar o impacto que eles podem ter no Planeta. Por isso, projetos de design de interiores sustentáveis buscam soluções eficientes que previnem impactos na natureza. Eles se concentram na escolha dos materiais e promovem, tanto a união de tecnologia, ergonomia e sustentabilidade, como os processos de reciclagem e reaproveitamento. Além disso, a maior utilização possível do espaço é sempre uma prioridade.

O mundo que enfrentava uma crise climática, agora, combate uma pandemia. Nesse contexto, é latente a importância de que nossas iniciativas, planos e projetos levem em conta a nossa existência, a do outro e a do Planeta.

Será que o design original colabora para projetos de design de interiores sustentáveis? A resposta é sim e vamos mostrar de que forma isso acontece. Siga a leitura!

Como são os projetos de design interiores sustentáveis

cadeira embody chair exemplo de design de interiores sustentáveis
A Embody Chair é um exemplo de material sustentável para projetos de escritório
  • Grande busca por envolvimento com a natureza;
  • Uso de elementos primários, como luz, água, plantas e paisagens naturais;
  • Ventilação natural;
  • Materiais, cores e formas naturais;
  • Iluminação natural;
  • Elementos que evocam a natureza e a passagem do tempo;
  • Vistas amplas, tanto para dentro quanto para fora;
  • Elementos ou produtos que utilizam em seu processo de fabricação, materiais renováveis.

Por que adotar o design sustentável

Os projetos de design de interiores sustentáveis promovem mais do que o cuidado com meio ambiente. Eles contribuem para a produtividade e trazem inúmeros benefícios físicos, mentais e comportamentais. Além disso, possuem tecnologia voltada para a sustentabilidade e passam por estudos com o intuito de atingir esse ideal.

Entre as melhorias físicas, podem ajudar no condicionamento, a reduzir a pressão arterial e sintomas de doenças. Entre os benefícios mentais, pode-se destacar o aumento na satisfação e na motivação, além do combate ao estresse e ansiedade. Há ganhos também na criatividade e na capacidade para resolver problemas. 

Os benefícios dos projetos de design de interiores sustentáveis aparecem, ainda, no aumento da atenção, da concentração e nos estímulos à interação social.

Tudo isso se deve a uma série de fatores que podem compor um design de interior sustentável. O maior envolvimento com a natureza, através de elementos primários, como iluminação, ventilação e paisagem naturais é um exemplo.

 

Como o design original colabora para projetos de design de interiores sustentáveis?

A redução de impactos no Planeta é uma das preocupações das empresas que fabricam móveis com design original. As peças são desenvolvidas para durar por muitos anos e encaram testes duríssimos de resistência para atingir esse objetivo. Desse modo, chegam ao mercado com um nível de qualidade jamais encontrado nas cópias. 

A sustentabilidade também está presente na escolha das peças, imaginando o posterior descarte. É possível desmontar rapidamente um móvel com design original e reutilizar a maioria das peças. Os fabricantes estão atentos a essa possibilidade, pois testam seus produtos em condições extremas e conhecem bem a sua qualidade.

Prezar pela escolha de móveis de design original sustentável pode ser um bom começo. As cadeiras Herman Miller servem de exemplo, com destaque para Setu Chair, Embody Chair e Celle Chair, fabricadas com materiais de 90 a 99% recicláveis e que possuem longa vida útil. 

 

cadeiras Setu, Embody e Celle
Setu Chair                                                                               Embody Chair                                                                           Celle Chair

 

Deseja criar um projeto de design de interiores sustentável? Utilize produtos originais!

 

Certificações para o design de interior sustentável 

Os projetos com design de interiores sustentáveis também são agraciados por certificações que reconhecem as melhores práticas na construção sustentável. É o caso do Green Building Council (GBC), organização sediada nos EUA, que emite a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Trata-se de uma habilitação para que os arquitetos projetem e executem empreendimentos ambientalmente corretos.

Outro exemplo é a certificação Cradle to Cradle, uma das mais relevantes para reconhecer produtos desenhados para a economia circular, ou seja, aqueles usados em projetos sustentáveis. Aliás, a C2C está perto de ganhar a versão 4.0, com mudanças em todos os cinco níveis de certificação, do básico ao platina.

Existem mais de 570 produtos certificados com C2C. São peças que buscam soluções efetivas e definitivas na indústria, recorrendo a materiais com capacidade para resistir ao uso por vários ciclos.

Como aplicar o design sustentável nos seus projetos

Para aplicar o design sustentável, priorize a compra de móveis com materiais que causam menos impacto ao meio ambiente, como aqueles que utilizam componentes reciclados e recicláveis e/ou naturais. Os conceitos do comércio equitável também são úteis: preços justos, com padrões sociais e ambientais equilibrados.

Avalie, por exemplo, se a logística de distribuição do produto consome muita energia. Processos handmaid – feitos à mão – como a maioria das peças Fritz Hansen, além de mais duráveis, impactam menos o meio ambiente.

Outro método é reaproveitar. Uma pintura em laca pode deixar estantes e aparadores velhos parecendo móveis novos. Pallets e caixotes, em alguns casos, podem se transformar em sofás, prateleiras e até em camas. As plantas também são bem-vindas.

Projetos sustentáveis

Alguns projetos com design de interiores sustentáveis podem inspirar. Kim-Julie Hansen, do Best of Vegan, mostrou que o veganismo pode ser repetido nas casas. Ela mora em um loft com decoração totalmente vegana e sustentável. Seus objetos decorativos não têm nenhum impacto ambiental, desde a produção, tampouco materiais de origem animal.

Outro exemplo vem do escritório Faulkner Architects. Neste caso, um verdadeiro encontro da arquitetura com a natureza. Eles projetaram uma casa sustentável em um terreno rico em folhagem verde. Os moradores não queriam derrubar nenhum galho e os arquitetos resolveram a questão com janelões e lindas vistas para a natureza.

Agora que você está bem informado sobre como o design original colabora para projetos de design de interiores sustentáveis, já está pronto para explorar o portfólio da Atec. Temos as melhores marcas de design original que prezam por sustentabilidade do início ao fim. Entre em contato.

Posts relacionados

Florence Knoll e os ícones da Bauhaus

Um dos aspectos mais importantes do legado de Florence Knoll se construiu a partir de suas relações criativas com alguns dos maiores arquitetos e designers…
Ler artigo

O artista de múltiplos materiais

Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX,…
Ler artigo

Esplêndidos e modulares: os sofás contemporâneos

Por muito tempo, a modularidade foi associada, no design e na arquitetura, a um nível não tão alto de qualidade de materiais e elegância. No…
Ler artigo

Comentários

Fale com um especialista