Buscar

Os 4 melhores museus de arte moderna para se conhecer

Espaços destinados à cultura existem desde as civilizações mais antigas e estão espalhados por todo o mundo. São lugares de troca de conhecimento histórico e social, que acontecem ao passo dos preceitos de preservação de diversas identidades.

Além do acervo fixo, mostras temporárias trazem discussões mais específicas que instigam o espectador à participação ativa na esfera cultural. O museu, portanto, além de um espaço de exposição, é um espaço de aprendizado e evolução que toca os mais diversos âmbitos sociais.

Uma visita a estes espaços, pode trazer além de todo o conhecimento, diversão e novas formas de se compreender diferentes culturas.

Selecionamos quatro desses importantes museus em duas das megalópoles mais culturais do mundo: São Paulo e Nova York. Vale a pena visitar!

Museus Internacionais

1. Museu de Arte Moderna

O Museu de Arte Moderna de Nova York, mais conhecido como MoMA, é um dos mais importantes e famosos do mundo todo. Conta com um acervo que impressiona em termos de qualidade e quantidade, onde artistas consagrados compõe o catálogo multidisciplinar que inclui obras como pinturas, esculturas, fotografias, até móveis e objetos. Quem visita Nova York tem parada obrigatória no MoMA: aberto todos os dias, das 10h30 as 17h30.

2. Metropolitan Museum of Art

Também conhecido como MET, o Metropolitan Museum of Art é o maior museu dos EUA. Localizado em Nova York, dentro do Central Park, é um dos espaços culturais mais visitados do planeta, o que o torna um ponto de parada obrigatório aos visitantes da cidade. O acervo conta com mais de 2 milhões de obras de todas as partes do mundo, de artistas como Monet, Picasso, Vermmer e Van Gogh. O MET fica aberto todos os dias da semana, de domingo a quinta-feira das 10h as 17h, e sextas e sábados, das 10h às 21h.

Museus Nacionais

3. Museu de Arte Moderna

O Museu de Arte Moderna de São Paulo, popularmente conhecido pela sua sigla MAM, é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil.  Está localizado no Parque Ibirapuera e foi fundado em 1948 por Francisco Matarazzo Sobrinho. Todo o conjunto arquitetônico foi projetado por Oscar Niemeyer e em seu acervo é possível encontrar peças de artistas consagrados e que fizeram parte dos movimentos de arte moderna e contemporânea mundiais.  Com uma agitada agenda cultural, o Museu de
Arte Moderna abriga importantes iniciativas para a difusão da arte moderna. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 18h.

4. Museu de Arte de São Paulo

Localizado na Avenida Paulista, O Museu de Arte de São Paulo, o MASP, é um dos pontos mais importantes da cidade. A arquitetura icônica assinada pela renomada Lina Bo Bardi faz o MASP ser um dos cartões postais mais famosos de todo o Brasil.
Entre artistas brasileiros e estrangeiros, o museu conta com acervo fixo de mais de 10 mil obras, recebendo também, ao longo do ano, exposições coletivas e individuais que apresentam os mais diversos eixos temáticos. A visitação pode ser feita nas terças-feiras das 10h às 20h, e de quarta a domingo das 10h às 18h.

Posts relacionados

Florence Knoll e os ícones da Bauhaus

Um dos aspectos mais importantes do legado de Florence Knoll se construiu a partir de suas relações criativas com alguns dos maiores arquitetos e designers…
Ler artigo

O artista de múltiplos materiais

Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX,…
Ler artigo

Esplêndidos e modulares: os sofás contemporâneos

Por muito tempo, a modularidade foi associada, no design e na arquitetura, a um nível não tão alto de qualidade de materiais e elegância. No…
Ler artigo

Comentários