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O que é modelo híbrido e como impacta o futuro do trabalho?

O modelo híbrido de trabalho, como o próprio nome indica, é aquele em que os espaços das empresas são mais flexíveis e adaptados à realidade profissional de cada colaborador.

Com a ascensão do home office, que foi especialmente acelerada no período de pandemia, muitos passaram a acreditar que os escritórios coletivos deixariam de existir — pelo menos em sua maioria.

Na verdade, por mais que o trabalho à distância seja muito vantajoso e alinhado aos comportamentos da sociedade moderna, as empresas ainda precisam de ambientes coletivos para viabilizar certos projetos. Além de também reforçar sua cultura organizacional!

Mas, isso quer dizer que as práticas à distância só são úteis em tempos de distanciamento social? Muito pelo contrário!

O crescimento acentuado do home office e do comprometimento das empresas com o bem-estar dos trabalhadores fez surgir um conceito que representa um “meio termo” entre essas duas questões: o escritório híbrido.

A tendência é que esse tipo de espaço ganhe cada vez mais adeptos com a chegada do “novo normal”. Nesse sentido, as pessoas sentirão o desejo de retornar aos seus postos de atuação, mas sem abrir mão das vantagens percebidas durante o tempo em que realizaram suas atividades remotamente.

Quer descobrir como aderir ao trabalho híbrido e quais transformações os ambientes deverão passar por meio dele? Confira a seguir!

Como aderir ao modelo híbrido de trabalho em sua equipe?

Herman Miller
Para utilizar o modelo híbrido de trabalho na sua empresa, algumas etapas e cuidados são fundamentais.

Altere os contratos

Para garantir plena legalidade junto aos colaboradores e evitar qualquer tipo de problema judicial, é importante que o novo modelo de trabalho híbrido seja previsto em contrato.

Assim, se algum dos seus times passar por transição, garanta que isso seja devidamente regularizado em mútuo acordo. Além disso, é necessário que esteja dentro do prazo estabelecido, que geralmente é de 15 dias para adaptação.

 

Defina a jornada de trabalho

Em muitos casos, o home office não possui contagem de horas, benefícios relacionados a horas extras, nem controles semelhantes.

Por conta disso, a jornada de trabalho precisa ser muito bem planejada e compatível com a remuneração de cada colaborador.

Dessa maneira, é fundamental direcionar um volume de tarefas alinhado à carga horária diária contratada. Assim, evita que não seja maior que os limites acordados e, em situações extremas, não gere passivos judiciais.

 

Levante e compense custos

Assim como no home office, também é obrigação dos empregadores garantir todos os meios necessários para que os colaboradores desempenhem suas funções com qualidade no modelo híbrido.

Isso significa que, tanto no escritório quanto à distância, é necessário que a empresa invista em equipamentos e infraestrutura para que o trabalho seja desempenhado dentro dos padrões considerados ideais.

Inclusive, caso algum reembolso seja feito nesse sentido, ele não é considerado como parte da remuneração. Assim, ele não será levado em consideração no cálculo de verbas trabalhistas, como 13º, FGTS ou INSS.

 

Garanta a segurança do trabalho

No trabalho híbrido, as empresas também são diretamente responsáveis pelo bem-estar físico e mental de seus funcionários.

Afinal, além da questão de saúde dos profissionais, que é de suma importância, qualquer problema também pode gerar afastamentos, queda de produtividade e até prejuízos legais.

Frente a isso, não importa se os times estiverem no escritório híbrido físico ou remoto, a organização precisa adotar uma comunicação preventiva clara. Além disso, é preciso disponibilizar todos os meios necessários para:

  • Evitar acidentes;
  • Eliminar riscos;
  • Promover a ergonomia;
  • Garantir um cotidiano laboral mais seguro.

 

Mantenha benefícios trabalhistas

O modelo híbrido também prevê que todos os benefícios trabalhistas, praticados pela empresa, sejam mantidos de forma normal, como:

  • Vale-alimentação;
  • Planos de saúde;
  • Benefícios especiais;
  • Entre outros específicos adotados pela empresa.

Há apenas uma exceção nesse quesito: o vale-transporte. Durante o trabalho híbrido, há a possibilidade de que ele seja pago proporcionalmente aos dias em que o colaborador tiver que comparecer presencialmente ao escritório.

 

Garanta o pagamento dos salários

Como é de se imaginar, o modelo híbrido deve ser adotado com a mesma lógica de remuneração de qualquer outra função tradicional ou home office.

A única preocupação que pode surgir nesse sentido é em casos de trabalhadores que prestam seus serviços durante certo período do exterior ou de regiões mais longínquas. Nessas situações, basta que a empresa opte por uma boa solução de transferências, que segura e cobre taxas baixas, e documente as transações para comprovação.

Viu como não existem grandes desafios para implementar o escritório híbrido? Basta se adaptar às demandas do trabalho remoto e integrar seus benefícios à realidade da sua empresa!

Herman Miller
Nesse processo natural de transformação, é esperado que os ambientes laborais sofram com alguns impactos mais significativos.

Qual o impacto do modelo híbrido sobre os espaços laborais?

Nos escritórios do futuro, as pessoas terão liberdade para escolher entre trabalhar em casa, no próprio espaço físico da empresa, ou mesmo em ambientes compartilhados, como os coworkings.

Assim, mais que proporcionar a flexibilidade que os profissionais precisam e garantir meios que viabilizem um trabalho híbrido realmente engajado e produtivo, os negócios também precisarão ressignificar seus postos presenciais de trabalho.

Logo, para dar suporte ao escritório híbrido, as organizações precisarão investir em novas ferramentas e inovações. Dessa forma, é possível proporcionar o suporte necessário para um trabalho seguro, alinhado e proveitoso.

Nos postos de trabalho, por exemplo, o mobiliário ergonômico fará toda a diferença para que as atividades sejam desempenhadas naturalmente, sem que nenhum tipo de dor, desconforto ou até lesão as atrapalhem.

Outro cuidado inerente do modelo híbrido nesse sentido são os móveis modulares! Eles permitem uma adaptação rápida e fácil a diversos times ou funcionários que ocuparão o espaço em momentos diferentes, sem comprometer sua melhor usabilidade.

No mesmo sentido, muitos outros recursos podem ser mencionados, como soluções acústicas para uma melhor concentração nos postos compartilhados.

As divisórias podem adaptar as funções dos ambientes e até mesmo o uso dos carpetes podem desempenhar um melhor funcionamento termoacústico, e assim por diante.

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