Buscar

Como e por que criar uma decoração lúdica em ambientes infantis

Investir em uma decoração lúdica faz toda a diferença para as famílias que têm filhos e desejam valorizar sua convivência com eles. 

Morar com crianças pode ser uma experiência enriquecedora e repleta de descobertas, movida pela criatividade, imaginação e curiosidade que guiam o universo infantil.

Contudo, é importante que os pequenos sejam estimulados durante seu desenvolvimento, com a possibilidade de brincar, explorar e se divertir com toda a liberdade e segurança que merecem.

Os ambientes lúdicos são perfeitos para atender a essas necessidades, mas é preciso ter atenção para que sua composição realmente atenda aquilo o que a criançada mais gosta e também as demandas que os pais precisam.

A seguir, confira os principais motivos para criar um quarto lúdico para o seu filho, as melhores dicas para acertar no seu projeto e os diferenciais que a linha Magis Me Too pode proporcionar para decorar esse tipo de espaço. 

Por que apostar na decoração lúdica para as crianças?

Uma decoração para crianças é a opção ideal para criar um espaço inteiramente dedicado aos seus filhos, que não só torna suas vivências mais lúdicas, como também estimula sua educação, desenvolvimento e cria um ambiente seguro para suas rotinas na casa. 

Mais que favorecer a diversão dos pequenos, isso também é uma excelente pedida para garantir mais tranquilidade e organização para os pais, bem como para valorizar a composição da casa como um todo. 

Confira os principais motivos que ressaltam a importância e os benefícios de uma decoração lúdica:

Conforto 

Um quarto lúdico é totalmente planejado e montado para atender aos gostos, necessidades e à rotina de atividades da criança.

Dessa maneira, a tendência é que ela se identifique facilmente com o espaço, o que a faz se sentir sempre acolhida e confortável dentro dele. 

Criatividade 

De acordo com o dicionário Michaelis, lúdico é “relativo a qualquer atividade que distrai ou diverte” e também “a brincadeiras e divertimentos, como instrumento educativo”.

O foco de um ambiente lúdico é estimular a criatividade, aguçar a imaginação e convidar a mente infantil a explorar suas fantasias, favorecendo o seu desenvolvimento.

Diversão 

Juntar brinquedos espalhados pela casa e limpar a bagunça feita na sala ao fim do dia é uma rotina comum entre as famílias com crianças. 

Mesmo que não seja a intenção, às vezes a necessidade de organizar os cômodos e de cuidar para que os pequenos não estraguem nada pode acabar limitando as brincadeiras. 

Criança desenhando em quarto lúdico
Em um quarto lúdico, a ideia é justamente criar um espaço inteiramente destinado às brincadeiras. Ou seja, seus filhos ganham mais liberdade para se divertir o quanto quiserem.

Aprendizado 

Certos brinquedos e elementos infantis são indispensáveis para estimular o desenvolvimento das crianças, para que entendam os espaços que as cercam, aprimorem suas capacidades cognitivas e motoras, evoluam suas compreensões e se tornem mais independentes. 

Como criar um ambiente lúdico?

Para acertar na decoração lúdica do quarto, é preciso ter atenção a alguns detalhes especiais, que fazem toda a diferença para que o ambiente fique realmente propício aos desejos e necessidades do seu filho. Confira nossas dicas:

Leve em consideração os gostos e opinião das crianças 

O maior erro na hora de criar um ambiente lúdico é não ouvir o que a criança tem a dizer e nem levar os gostos dela em consideração. 

Tenha em mente que é o seu filho que vai passar grande parte do seu tempo naquele espaço, e a ideia é justamente fazer com que ele se sinta acolhido, confortável e estimulado ali dentro. Dessa maneira, não deixe de considerar as brincadeiras, cores, objetos, brinquedos e até o desenho animado preferido da criança na hora de escolher como a decoração e a composição será elaborada. 

Evidentemente, os pequenos sempre terão milhares de desejos e de gostos diferentes, e você precisa ter cuidado para que isso não seja refletido em um projeto com excessos. 

O ideal é pensar nos detalhes que reflitam a personalidade do seu filho, seja em um papel de parede temático, em certos brinquedos dispostos nas prateleiras (enquanto outros ficam armazenados nos armários), objetos lúdicos como decoração pontual, e assim por diante.

Abuse de cores e formatos 

Quando pensamos no universo infantil, os objetos coloridos e elementos divertidos não podem ficar de fora.

Ao trabalhar com tons vivos e variados, a criança se sente mais atraída pelo quarto e tem sua criatividade estimulada. Contudo, tenha cuidado para que a coloração não fique muito carregada. Por mais coloridas que sejam suas escolhas, é preciso ter cuidado para equilibrar as tonalidades e evitar excessos incômodos. 

Se for investir em móveis, pinturas e revestimentos mais coloridos, tenha atenção para que os padrões de tons se alinhem e integrem-se bem entre si. 

Cadeiras magis alma
Em relação aos formatos, também é importante que o mobiliário tenha um aspecto lúdico e estimulante.

Tanto nas prateleiras, quanto nos armários, nichos, painéis, entre outras opções para o projeto, procure investir em linhas de produtos especialmente voltadas para as crianças.

Isso porque, essas opções tendem a ter formas e características mais dinâmicas e divertidas, que fluem melhor com o restante da decoração e até oferecem certos diferenciais, como materiais seguros para os pequenos, montagens editáveis, armazenamentos especiais para brinquedos, etc. 

Aposte no DIY 

DIY é uma sigla em inglês para “do it yourself”, que pode ser traduzido como “faça você mesmo”.

Trata-se de uma opção perfeita para personalizar ainda mais o ambiente lúdico e até para aproximar você e seu filho durante a montagem dos elementos. Por exemplo, você pode tirar um dia para elaborar fantoches ou costurar bichos de pelúcia com as crianças, que depois podem ser colocados nas prateleiras como decoração. 

No mesmo sentido, vocês podem criar desenhos divertidos e depois colocá-los em quadros nos nichos ou até posicionar uma lousa na parede para que os pequenos soltem sua criatividade. 

As opções são muitas, e podem ir desde a reutilização de potes e latas para armazenar alguns objetos, até a colagem de adesivos no papel de parede, a criação de cenários para os brinquedos, entre diversas outras. Basta dar asas à imaginação. 

Tenha uma boa iluminação 

Qualquer projeto de decoração ganha mais valor quando a iluminação do ambiente é bem planejada. 

No quarto lúdico isso não é diferente, mas é preciso ter cuidado para que a luminosidade seja bem clara para que os pequenos possam explorar o ambiente com liberdade.

Em primeiro lugar, deixe as janelas sempre livres para que a luz natural possa entrar durante o dia. Para a noite, tenha uma boa lâmpada para que nenhum cantinho fique muito escuro.

Como complemento, você pode colocar abajures no criado mudo e luminárias decorativas para destacar certos pontos da decoração. 

Deixe os brinquedos e os livros no alcance das crianças 

Para estimular as descobertas do seu filho, procure evitar muitos impedimentos para as brincadeiras. Obviamente, a segurança depende de um ambiente controlado, mas nem tudo precisa sempre ficar longe do alcance dos pequenos.

A ideia é dar liberdade para que a criança escolha com o que quer brincar, os objetos que deseja manipular ou até os livros infantis que quer explorar.

Por isso, selecione algumas opções para que fiquem sempre disponíveis, seja em organizadores embaixo da cama, em estantes que fiquem à altura do seu filho ou em armarinhos que possam ser facilmente abertos por ele. 

Invista em móveis infantis de qualidade

Como mencionamos acima, é fundamental investir em uma linha de móveis especialmente voltada para o público infantil, pois esse tipo de produto é alinhado aos gostos e às necessidades das crianças. 

Também é importante que prateleiras, nichos e organizadores fiquem em uma altura acessível para a criança, para que ela possa alcançar seus brinquedos e pertences com facilidade.

Ao priorizar elementos direcionados para os pequenos, com marcas de referência em termos de design, você certamente terá todas as demandas que precisa atendidas em seu projeto.

Os únicos pontos que merecem atenção nesse sentido são relacionados à idade do seu filho. Isso porque, a forma com que o berço de um bebê é posicionado junto ao restante do mobiliário é diferente do que a cama de uma criança um pouco mais velha, por exemplo. 

Bunky- Magis Me too- Atec
No mesmo sentido, os móveis lúdicos e com objetos ao alcance são mais recomendados para a fase em que a criança está mais independente.

Atente-se à segurança das crianças! 

Para finalizar, é imprescindível ter atenção à segurança do seu filho, evitando objetos muito pequenos que podem ser engolidos e elementos pontiagudos que podem provocar ferimentos. 

Nesse ponto, a idade também faz toda a diferença. Quanto mais nova for a criança, maiores devem ser os cuidados.

mesa e cadeiras em uma sala
Focando na segurança das crianças, produtos de decoração e mobiliário infantil são recomendados, pois já são desenvolvidos com atenção a essas demandas.

Além disso, note se o seu filho costuma escalar alguns móveis, para criar barreiras que o impeçam de fazer isso, se existem quinas perigosas, que devem ser emborrachadas, se há tomadas ao alcance, que precisam ser cobertas, se o chão não é muito escorregadio, para que seja instalado um revestimento ou tapete, entre outras situações semelhantes. 

Conheça a Magis Me Too

Se a escolha do mobiliário adequado é fundamental para um quarto lúdico mais estimulante e seguro, nada melhor do que investir em marcas de destaque mundial, como é o caso da Magis. 

A linha infantil da empresa, chamada de Me Too, surgiu quando seu fundador, Eugenio Perazza, procurava por uma mesa para presentear sua neta, que na época tinha dois anos de idade. Ao reconhecer uma carência no mercado de um bom mobiliário infantil, Perazza mobilizou a fabricante italiana para atender ao segmento com a excelência que ele demanda. 

Reconhecida por sua colaboração com grandes designers internacionais, a Magis manteve essa cultura no desenvolvimento dos móveis Me Too.  O objetivo não era apenas reduzir os produtos já existentes nas casas, mas sim agregar ideias capazes de atender aos reais interesses e necessidades dos pequenos em suas vivências.

Dessa maneira, em 2004 a linha foi lançada com elementos próprios da personalidade de cada criador, que procurou enxergar o mundo sob a ótica infantil. 

Os exemplos vão desde as versáteis mesas Linus e Little Flare, de Javier Mariscal e Marcel Wanders, até o divertido cabideiro Paradise Tree de Oiva Toikka, a cadeira-brinquedo Puppy de Eero Aarnio, os assentos infantis Almas de Seggiolina Pop, entre muitos outros.

A Atec é a representante oficial da Magis no Brasil e pode levar todas essas possibilidades para o universo do seu filho. Clique aqui, confira o catálogo Me Too em nosso site e garanta o que há de melhor na sua decoração lúdica.

Posts relacionados

Bill Stumpf e a centralidade da ergonomia

Melhorar, de forma significativa, a realidade das pessoas que trabalham muitas horas sentadas em uma cadeira de escritório foi o grande objetivo de Bill Stumpf,…
Ler artigo

 Designers, estampas e tecidos

Embora pouco reconhecido, o papel das criações têxteis na história do design é fundamental. Alguns dos mais importantes criadores de mobiliário desenharam também estampas magníficas,…
Ler artigo

Uma revolução estética nascida da amizade

A Segunda Guerra acabara de chegar ao fim e uma empresa de mobiliário fundada na década anterior se aprontava para assumir uma posição assaz elevada…
Ler artigo

Comentários