Buscar

Clássico atemporal: Cadeira Drop de Arne Jacobsen

A Cadeira Drop foi criada pelo designer Arne Jacobsen durante um dos projetos mais importantes de sua carreira.

Apesar dessa definição simples, o modelo está entre os produtos que mais marcaram a história do design, graças às inspirações e à visão única de seu criador.

Mas afinal, qual a história e o conceito por trás dela? Por que a obra de Arne Jacobsen é tão celebrada? Saiba mais ao longo deste artigo.

Cadeira Drop, um clássico que não sai de moda 

Desenhada em 1958, a Cadeira Drop foi um dos elementos do seu projeto para o lendário SAS Royal Hotel, que atualmente chama-se Radisson Blu Royal Hotel. 

Todo o conceito do estabelecimento dinamarques é visto como uma das obras mais importantes do designer, que criou praticamente todos os detalhes que definem a identidade do local.

Quando foi convidado para idealizar o hotel, Jacobsen enxergou a oportunidade de colocar suas teorias de design integrado à arquitetura em prática. A partir disso, ele desenvolveu desde a fachada do edifício, até seu mobiliário, padrões decorativos e inclusive os talheres utilizados no restaurante. 

À frente de seu tempo, o conceito tinha traços modernos, elegantes e ousados, que inauguraram a ideia de “hotel design”. 

A Cadeira Drop foi criada para o projeto junto com as poltronas Swan e Egg, que até hoje são ícones definitivos do mobiliário de design. 

Inicialmente, ela era exclusiva do hotel, mas a Fritz Hansen a colocou em produção décadas depois, no ano de 2014, fazendo jus à atemporalidade da criação.

 

cadeira drop
A versão atual foi atualizada com novos métodos produtivos, que seguem o projeto original da cadeira ou são baseados em uma nova versão de plástico moldado com nylon.

Disponível em diversas cores (como preto, rosa, branco, azul, cinza, amarelo e vermelho), a Cadeira Drop pode ser monocromática com a base ou ter pés de aço cromado. Já o estofamento pode ser têxtil ou de couro.

Inspirações para criação da Cadeira Drop

A inspiração para o nome do mobiliário veio da palavra “gota”, que é a tradução para Drop.

Afinal, o design da cadeira remete ao formato de uma lágrima, que resultou da busca do designer por um conceito capaz de seguir a forma humana e os contornos do corpo. Inclusive, essa humanização foi direcionada à tecnologia disponível na época, em que Jacobsen empregou uma visão artística junto aos padrões industriais de sua fabricação. 

Fritz Hansen
Além do visual singular, o desenho contínuo do assento e do encosto proporcionam mais aconchego, criando uma verdadeira estação de conforto e acolhimento aos usuários.

 

Já as laterais e o “afinamento” da parte posterior proporcionam liberdade de movimentos,  permitindo que as pessoas interajam entre si. 

Não por acaso, a Cadeira Drop foi direcionada justamente para o bar e para o lobby do SAS Hotel, locais em que há mais contato e interações humanas.

Quem foi Arne Jacobsen 

Arne Jacobsen foi um designer, decorador e arquiteto dinamarquês que marcou a história com suas criações, direcionadas às áreas de produtos, mobiliário e decorativa. 

Nascido em 1902, ele se formou em 1927 na Academia Real de Artes de Copenhagen, onde também se tornou professor em 1956. No ano de 1930, ele inaugurou seu atelier, onde trabalhou ao lado de gigantes da indústria, como a própria Fritz Hansen,  até o ano de seu falecimento, em 1971 

Ele foi um dos responsáveis pela introdução do modernismo no segmento de móveis, com influências que são cobiçadas e celebradas até os dias de hoje. Entre suas criações mais célebres, estão as cadeiras Ant, de 1952, Series 7, de 1955, além das próprias Egg, Swan e a Drop, de 1958.

Não é exagero afirmar que incluir os produtos idealizados por Jacobsen em um projeto é também valorizar o que há de melhor na história do design e da própria arte.

Por isso, priorizar o mobiliário original oferecido por empresas de renome mundial na área é algo muito valorizado por arquitetos, decoradores, admiradores de design e até colecionadores.

A Atec é a representante oficial dessas marcas no Brasil, com exclusividade na revenda dos produtos Fritz Hansen. Clique aqui para saber mais sobre nossas soluções e explore nosso catálogo, que inclui a Cadeira Drop de Arne Jacobsen e muitos outros modelos do designer.

Posts relacionados

Florence Knoll e os ícones da Bauhaus

Um dos aspectos mais importantes do legado de Florence Knoll se construiu a partir de suas relações criativas com alguns dos maiores arquitetos e designers…
Ler artigo

O artista de múltiplos materiais

Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX,…
Ler artigo

Esplêndidos e modulares: os sofás contemporâneos

Por muito tempo, a modularidade foi associada, no design e na arquitetura, a um nível não tão alto de qualidade de materiais e elegância. No…
Ler artigo

Comentários

Fale com um especialista