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Modelos de escritórios: O que muda com a retomada aos ambientes corporativos?

Desde que a pandemia da COVID-19 foi decretada pela OMS em março de 2020, a imensa maioria das empresas teve que abandonar seus modelos de escritório presenciais e aderir às práticas remotas para não cessar suas atividades durante o distanciamento social.

Mais de um ano depois, a perspectiva é que as organizações comecem a voltar gradativamente para o âmbito presencial, mas isso não significa que as coisas serão como antes. Não por acaso, essa nova fase pós-pandêmica deve ser chamada de “novo normal”. 

Ainda que a vacinação esteja caminhando a passos lentos no Brasil, espera-se que em breve um grande número de profissionais esteja apto a retornar aos postos de trabalho. Contudo, a experiência no home office deve deixar um “legado” que transformará suas jornadas laborais.

Isso porque, as práticas remotas se demonstraram bastante viáveis, práticas e eficientes durante a quarentena, e isso levou tanto os empreendedores quanto os funcionários a considerar sua adaptação para o momento de retomada. 

Para você ter uma ideia, um estudo publicado na Harvard Business School Online sugere que 61% dos trabalhadores querem seguir uma jornada híbrida, com o direito de trabalhar em casa de 2 a 3 dias da semana.

Contudo, de acordo com um levantamento do Dimep divulgado na Folha de São Paulo, 36,5% das empresas ainda não traçaram uma estratégia de retorno pós-pandemia, sendo que 70% delas sequer definiram quanto irão retomar seus espaços presenciais. 

Se você também não sabe ao certo como funcionará o retorno do seu negócio e o que fazer para que ele ocorra da melhor maneira possível, este artigo pode lhe ajudar.

A seguir, entenda como os modelos de escritórios devem ser alterados após a COVID-19, o que esperar da tendência de trabalho híbrido e como se preparar para essas transformações.

Modelos de Escritório: O que muda pós pandemia? 

A pandemia trouxe novas preocupações para a sociedade e também criou novos paradigmas. Isso será refletido diretamente em transformações nos modelos de escritórios das empresas, que devem incluir principalmente:

Distanciamento relativo, mesmo quando há proximidade

Se os espaços de trabalho estavam se tornando cada vez mais abertos e compartilhados, a ideia é que agora isso seja feito com um maior controle. As pessoas devem seguir nos mesmos espaços, mas com uma distância relativamente maior entre elas. Ao menos é o que esperam 54% dos profissionais, de acordo com a pesquisa da Harvard Business. 

Uma alternativa de design que vai ganhar força é o uso de painéis de separação entre as estações, que também são planejados para proporcionar um melhor conforto acústico e muitas vezes podem ser modulares, para que seja possível adaptá-los conforme diferentes necessidades e composições de equipes.

Atec Privacy Panels
Os Privacy Panels são a escolha perfeita para a criação de áreas privadas e otimização de espaço em ambientes.

Ambientes maiores e mais bem arejados  

Por falar em ambientes compartilhados e delimitados por pequenas separações, espera-se que os locais de uso coletivo sejam mais abertos, menos sobrecarregados e priorizem uma boa circulação. Salas muito pequenas ou cheias de móveis e objetos não serão mais capazes de abrigar um grande número de pessoas sem que isso gere desconforto.

Agora, o ideal é que cômodos muito mais amplos sejam priorizados, com menos mobiliário desnecessário, objetos com design original, melhor capacidade de circulação e grandes janelas para que o ar circule bem. 

Atec design original
Somado a esse conceito, o uso de plantas na decoração e a preferência pela luz natural devem ganhar ainda mais força, pois dão mais vida aos espaços e ampliam a sensação de bem-estar.

Materiais e superfícies fáceis de higienizar

Assim como o distanciamento e a circulação, a higienização também se tornou uma maior preocupação entre as pessoas. Mesmo quando a COVID-19 terminar, os comportamentos adotados pela sociedade durante a pandemia motivam uma maior conscientização contra as chances de transmissão de doenças e sobre a importância da prevenção coletiva.

Por isso, agora os móveis e revestimentos tendem a ser majoritariamente aqueles com materiais lisos e fáceis de limpar, que permitam uma desinfecção rápida e constante, principalmente nas mesas compartilhadas e nos ambientes comuns, como salas de reunião e recepções.

Rotinas mais flexíveis

Conforme mencionamos logo no início do artigo, os profissionais dificilmente abrirão mão dos benefícios que descobriram com a mudança para o home office. Essa nova demanda fará com que as empresas adaptem seus modelos de atuação e se tornem mais flexíveis em relação ao trabalho remoto.

Atec coworkings
Nesse contexto, o trabalho em casa ainda será presente, mas não tende a ser majoritário. É o uso dos coworkings que deve ganhar força, para que seja possível ter um local privativo para cumprir suas tarefas cotidianas.

Junto deles, também espera-se que os modelos de escritórios híbridos se tornem uma regra nas organizações. Conheça-os melhor no próximo item. 

Novos formatos de trabalho: a tendência do modelo híbrido 

Um modelo de escritório híbrido é aquele em que os colaboradores terão a possibilidade de trabalhar tanto em casa quanto no espaço presencial das empresas.

Além de ser uma preferência entre os profissionais, essa prática também já é vista como uma mudança permanente no cenário de empregos, de acordo com 95% dos executivos entrevistados em uma pesquisa da Robert Half divulgada na Istoé Dinheiro.

Atec Workspace
Isso exige que as organizações mudem seus espaços internos e meios de composição. Os equipamentos básicos de trabalho, como o computador e a cadeira ergonômica, por exemplo, não serão alterados, mas sim a forma com que seu layout será distribuído.

Lembra quando mencionamos acima as estações laborais coletivas? Outra alteração nas bancadas conjuntas é que elas não terão mais postos individuais. Isso significa que ninguém mais será “dono” do seu espaço e da sua cadeira. A ideia é que o indivíduo chegue para trabalhar e sente no lugar que preferir. 

O que motiva essa mudança é o aumento da rotatividade, com pessoas chegando em horários diferentes, a fim de cumprir demandas que variam entre o presencial e o remoto e que podem exigir lugares diversos, sejam eles mais reservados ou para interagir com colegas e equipes.

Além disso, os modelos de escritório híbridos também se tornarão mais humanizados, a fim de motivar a mesma sensação de refúgio e bem-estar que os indivíduos experimentam quando estão nas suas casas. 

Como resultado, a liberdade para lidar com questões pessoais que era vivida no home office também será estendida às organizações, que passarão a disponibilizar copas mais bem equipadas, áreas ao ar livre e salas de reunião mais descontraídas. 

O que levar em consideração no projeto de um escritório? 

Para promover todas as mudanças aqui citadas no seu modelo de escritório, tudo depende de como a sua empresa já se organiza, do que seus funcionários esperam para o “novo normal”, da sua cultura interna, bem como da sua capacidade atual de adaptação.

Como ponto de partida, alguns cuidados e pontos de atenção são imprescindíveis para que tudo ocorra de forma natural, eficiente e bem-sucedida. São eles:

Planejamento e orçamento

Para ter espaços coletivos, bem equipados, com divisórias modulares, cadeiras capazes de dar ergonomia a vários profissionais, entre outras demandas semelhantes, é preciso fazer bons investimentos. 

Comece planejando o orçamento disponível e fazendo as mudanças aos poucos, elencando pontos de prioridade para disponibilizar os recursos de forma sustentável e que seja possível cumprir todos os objetivos dentro de prazos bem definidos;

Tamanho e layout: 

Ainda nos espaços conjuntos, tenha em mente que eles precisam ser arejados, ter boa circulação, janelas grandes para a entrada de luz natural e assim por diante. Se sua empresa tiver ambientes muito pequenos, promova o senso de amplitude com a redução do mobiliário desnecessário e com sua distribuição inteligente. 

Atec Escritório
No caso dos escritórios maiores, fique atento para que tudo fique bem espaçado, mas sem comprometer muito as interações entre as pessoas.

Móveis de design original

O mobiliário de design original oferece o melhor padrão possível de funcionalidade, para que você insira apenas os itens que precisa no ambiente e garanta sua melhor eficiência. 

Além disso, eles são mais duráveis, ergonômicos, fáceis de limpar e ainda contam com um padrão estético exclusivo, para que seu escritório tenha mais personalidade e aumente a sensação de bem-estar entre os colaboradores que o utilizam.

Agora que você já sabe o que esperar para os modelos de escritório pós-pandemia, que tal conhecer os produtos perfeitos para atender todas as suas necessidades? A Atec representa as principais fabricantes mundiais do design original e garante excelência para que você e sua equipe tenham a melhor experiência possível em sua retomada presencial. Clique aqui e confira nosso catálogo. 

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