Compreender e aplicar os matizes da colaboração é de suma importância para as empresas. Afinal, são as nuances do trabalho colaborativo que possibilitam atividades e pensamentos pautados na inovação.
Em um mercado marcado pelo dinamismo e pela alta competitividade, inovar é uma atitude cada vez mais valorizada. Isso porque, é ela que permite encontrar novas soluções, resolver problemas e estipular caminhos antes não idealizados, garantindo o sucesso da organização e de seus profissionais.
Além disso, a capacidade e o estímulo à inovação estão diretamente relacionados à satisfação dos colaboradores, à sua sensação de pertencimento em suas equipes e à sua inspiração e disposição em relação às tarefas cotidianas.
Mas, se colaborar e inovar são valores diretamente relacionados, como os espaços de um escritório podem incentivá-los?
No passado, qualquer atividade em grupo era considerada como um tipo de colaboração. Contudo, atualmente sabe-se que as pessoas podem trabalhar em conjunto de inúmeras maneiras.
Em termos de inovação, o modelo que mais se destaca nesse sentido é o de cocriação, que consiste na geração de ideias ou na resolução de problemas em grupos, que podem se reunir de forma improvisada ou planejada.
Nessa lógica, as principais ações envolvem:
- Falar;
- Expor;
- Desenhar;
- Compartilhar pensamentos através de vários meios, que permitem aos participantes um envolvimento profundo com o conteúdo das pautas discutidas.
A seguir, entenda melhor os princípios que guiam a cocriação e como os produtos Herman Miller são capazes de estimulá-los junto aos matizes da colaboração.
Como os produtos Herman Miller estão relacionados aos matizes da colaboração?
A cocriação pode ser desenvolvida de diversas formas, desde exercícios ágeis de solução de problemas em um quadro, até retiros de dias em um programa bem definido de trocas de ideias.
O que todas as formas de cocriar têm em comum é que as configurações dos espaços de trabalho precisam dar suporte a elas, tanto em termos individuais quanto em grupo.
Ou seja, os profissionais precisam ter capacidade de se reunir rapidamente em locais compartilhados sempre que surgir uma inspiração. Porém, ao mesmo tempo, devem contar com um lugar próprio para desenvolver suas ideias, cumprir suas tarefas e se preparar para os esforços em grupo.
Com isso em mente, podemos afirmar que os ambientes favoráveis à cocriação são aqueles que:
- Garantem espaços seguros para a criatividade;
- Mantêm as pessoas em movimento;
- Garantem igualdade de participação;
- Apoiam a criatividade coletiva e pessoal.
Além disso, considerando as ações citadas na introdução, cocriar também depende de espaços que incentivam os pensamentos visuais, fornecem igualdade de participação, dispõem de ferramentas perto do trabalho e removem distrações para aumentar o foco.
Todos os pontos levantados até aqui foram analisados e estudados pela Herman Miller. A partir de inúmeras pesquisas e da delimitação precisa desses conceitos, a empresa foi capaz de desenvolver produtos com design e tecnologia voltados a um trabalho mais colaborativo e inovador. Confira alguns exemplos:
Prospect
Prospect é um mobiliário colaborativo voltado ao estímulo da criatividade, da inovação e da colaboração. Com ele, é possível criar espaços corporativos com quadros brancos, displays de mídia e superfícies aderentes.

Mobiliário Plex
O Plex é um mobiliário modular que alia estética à funcionalidade, capaz de dar suporte a diversos modelos de atividades. Sua base é um assento retangular, e a linha é composta por seis elementos que podem criar desde poltronas e sofás, até pufes e bancos.
Mesas móveis são usadas junto ao assento, em um conjunto que pode ser usado sozinho ou em uma infinidade de configurações.

Layout Studio
Por sua vez, a linha Layout Studio foi criada para integrar ferramentas personalizadas de trabalho e de armazenamento, podendo assumir diversas formas no ambiente.

Public Office Landscape
Com o Public Office Landscape, cada segmento do escritório pode se tornar um espaço de colaboração, incluindo as mesas individuais.
Suas superfícies modulares e visualmente uniformes formam um sistema que pode ser configurado em uma gama de opções.

Locale e Exclave
Na cocriação, objetos físicos como desenhos, quadros, telas e anotações auxiliam os membros de uma mesma equipe a atingir um entendimento comum sobre o tema proposto e criam condições para que os profissionais inovem a partir dele.
Com os conjuntos Locale ou Exclave, as equipes podem desenvolver suas ideias de forma fluida e espontânea. Isso, através de produtos especialmente voltados à criação de ambientes colaborativos, como:
- Quadros;
- Blocos de mídia;
- Placares;
- Superfícies aderentes;
- Entre outros elementos para compartilhar pensamentos.

Gostou do nosso artigo sobre os matizes da colaboração e de conhecer a sua relação com a inovação? Quer ter os produtos ideais para estimular a cocriação na sua empresa? A Atec é a representante oficial da Herman Miller no Brasil. Clique aqui e confira o catálogo!