Cinco meses após o primeiro caso de Covid-19 no Brasil, a pandemia mantém curva ascendente e continua deixando seus efeitos. Todas as relações, na vida pessoal e profissional, são atravessadas pelo vírus. No mundo do trabalho, um bom número de profissionais teve que adaptar o ambiente de casa para executar as tarefas da empresa. Mas, cedo ou tarde, a situação deve voltar a normalidade e as pessoas conhecerão os escritórios do futuro.
O artigo de hoje é focado justamente neste tema. A partir das tendências e exemplos de empresas bem presentes no seu dia a dia, vamos refletir sobre a nova realidade no universo corporativo.
Algumas pistas: os hábitos serão outros, os espaços precisarão de amplitude e os móveis que valorizam ergonomia serão ainda mais importantes.
Quer saber como as empresas devem recepcionar e manter seus colaboradores, em segurança, no escritório pós-pandemia? Siga a leitura!
A importância do ambiente para os escritórios do futuro
Os escritórios vêm se remodelando com o passar dos anos. Na década de 1960, as pessoas trabalhavam com máquinas de escrever em mesas dispostas paralelamente a enormes corredores, em espaços padronizados e uniformes ou seja, muito próximas umas das outras. Um modelo que, por exemplo, não se sustentaria em meio a uma pandemia.
Os anos 1990 tornaram os escritórios mais modernos, principalmente com a internet e com acessórios como disquetes, telefones e celulares, passaram a ser configurados em cubículos. Os anos 2000, por sua vez, trouxeram salas de jogos com videogame, mesa de pebolim e até paredões para escalada no trabalho. Mais leveza e descontração.
Em 2020, a pandemia do novo coronavírus obrigou as empresas a reverem suas regras e a mudar a forma como o ambiente de trabalho era pensado até então.
É fato que a interação entre as pessoas de diferentes áreas da empresa pode contribuir para a produtividade. Como mostra um artigo da Harvard Business Review, que analisou dados de companhias espalhadas pelo mundo.Tudo indica, entretanto, que áreas como as de tomar aquele cafezinho serão adaptadas nos escritórios do futuro, ou estarão com os dias contados.
Entre os motivos para que os negócios se adaptem às mudanças, estão o conforto e saúde dos funcionários, a produtividade, a criatividade e o bem-estar de todos. Como resultado, a empresa se fortalece e melhora seu desempenho.
A nova realidade no ambiente de trabalho
A pandemia que vivemos modificou a forma de trabalho de um jeito profundo. Além de provocar muitos desempregos, tende a alterar o dia a dia daqueles que, aos poucos, retornam para os escritórios.
Milhões de trabalhadores entraram em home office em função das medidas de quarentena. O Twitter acenou com a possibilidade de home office eterno, desde que a função de cada colaborador permita. Além disso, Facebook e Google não abrirão as portas dos seus escritórios até 2021.
Mas em algumas cidades fora do Brasil, a vida está se restabelecendo. A sede da HP, em Wuhan, na China, é exemplo disso. A gigante de tecnologia disponibilizou um kit com máscara e álcool em gel para recepcionar seus funcionários.
Ações como a medição de temperatura de cada funcionário na entrada do escritório e número reduzido de pessoas nos elevadores, também são esperadas nos escritórios do futuro. Isso sem falar no distanciamento maior entre as estações de trabalho, respeitando, no mínimo 2m entre as pessoas e com espaços de trabalho mais abertos.
As rotinas serão revistas e pode-se esperar um ritmo totalmente novo. Há quem estude dividir os funcionários em turnos e, dessa forma, separar imunizados, não imunizados e pessoas do grupo de risco.
Dicas para os escritórios do futuro
Agora, que tal entender e implementar as mudanças mais importantes no local de trabalho? A seguir, elencamos uma série de dicas para você, interessado, e também para arquitetos e designers que pretendem fazer projetos com base nos escritórios do futuro. Confira!
Dinâmica de interação
As interações entre colaboradores da empresa – em casa devido ao isolamento social – provocaram um aumento no uso dos recursos que viabilizam as videoconferências. As reuniões online também se mostraram eficazes para a comunicação com clientes e parceiros estratégicos.
Desse modo, os escritórios do futuro deverão dar uma atenção aos investimentos em salas de conferência, para que os encontros online na empresa sejam executados com qualidade.
Experiências físicas e virtuais
Embora a interação entre os colaboradores deva ser estimulada, respeitando os devidos cuidados sanitários, determinadas tarefas exigem foco. Nesse caso, soluções como as cabines acústicas podem ser utilizadas, isolando profissionais que precisam se concentrar em uma atividade ou fazer um telefonema mais longo por exemplo.
Aproveitamento do espaço
O ambiente de trabalho não pode ser entediante. Pelo contrário, deve ter gatilhos para o profissional relaxar e colocar as ideias no lugar. Os espaços de convivência, com jogos, revistas e puffs também são bem-vindos nos escritórios do futuro. Lembre-se de garantir as medidas protetivas, como disponibilizar álcool em gel e máscaras aos colaboradores, ao menos enquanto durar a pandemia.
Mudanças no layout
O distanciamento social é uma das medidas mais efetivas contra o novo coronavírus. Por isso, o layout dos escritórios do futuro deve levar esse fator em conta. Tanto as estações de trabalho, como os corredores, devem ter mais espaço, evitando que as pessoas fiquem muito próximas. Para não travar a comunicação entre as equipes, a empresa pode liberar o uso dos chats de conversa, mas o distanciamento, sem dúvidas, será uma regra no retorno.
Móveis ergonômicos
Os móveis ergonômicos, que valorizam o conforto dos colaboradores, também estarão presentes nos escritórios do futuro. Nesse caso, destaque para as cadeiras, afinal, sentar-se corretamente no trabalho ajuda a manter a saúde e o bem-estar. Se você pretende criar um ambiente realmente antenado ao futuro, o aspecto ergonomia deve ser central no seu projeto.
Vale destacar que a ergonomia no trabalho impacta tanto no dia a dia dos profissionais que atuam à distância no home office, como nos que estão trabalhando na sede da empresa.
Entre os principais benefícios desses móveis está a melhora da produtividade. Desse modo, os funcionários conseguem executar seus trabalhos com mais qualidade, gerando melhores resultados e, consequentemente, mais crescimento para a empresa. Por isso, se você ainda não conhece a Atec, chegou a hora de projetar o futuro é investir em produtos com design original, como as cadeiras Aeron®, Embody Setu e Celle, grandes referências de ergonomia.
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