Buscar

Tudo o que é preciso para montar o seu escritório minimalista

Já passou o tempo em que os projetos corporativos eram marcados por inúmeros objetos de decoração e excessos no mobiliário. Atualmente, a regra é garantir espaços cada vez mais coesos e funcionais, por meio de um escritório minimalista.

Conviver com menos nas empresas não é abrir mão daquilo que as pessoas precisam em suas rotinas, mas sim priorizar apenas os elementos indispensáveis para a realização de um bom trabalho.

Ou seja, minimalismo é evitar o excesso de informações sensoriais. Assim, os colaboradores não têm sua atenção comprometida, podem atuar com mais tranquilidade e impulsionar sua produtividade por meio de um local mais sóbrio, equilibrado e positivo.

Quer entender melhor? A seguir, vamos explicar o que é o estilo minimalista nos escritórios e abordar algumas dicas para que você possa aproveitá-lo.

 

O que de fato é um escritório minimalista?

Como é de se imaginar, os escritórios minimalistas exaltam o que há de melhor na máxima “menos é mais”. Sem comprometer a estética e os benefícios de uma boa decoração, esse tipo de conceito é mais voltado aos detalhes, para que cada elemento seja mais bem aproveitado.

escritório minimalista com ilhas de trabalho
Assim, levando as necessidades dos colaboradores e a identidade organizacional em consideração, a ideia é criar ambientes mais funcionais e livres de qualquer excesso ou redundância.

Para isso, é priorizado um número menor de móveis e de objetos, que devem oferecer muito mais qualidade, conforto e função. Ou seja, a criação de um visual agradável e capaz de engajar as pessoas não é deixada de lado, mas ela deve ser pautada na utilidade.

Dessa maneira, o ambiente corporativo pode ser livre de distrações, se tornar mais organizado e dispor das condições ideais para que as pessoas se mantenham mais produtivas.

Inclusive, a ideia de favorecer o foco e a atenção pode ser adaptada às diferentes realidades organizacionais. Em escritórios mais coletivos, por exemplo, ela pode visar meios para incentivar a colaboração e a troca saudável de ideias. Já nos home offices e estações individuais, seu direcionamento é na privacidade e na concentração.

Em todos os casos, alguns cuidados básicos são indispensáveis para a elaboração de um escritório minimalista realmente eficiente. São eles:

 

Opte por cores neutras

Se a ideia é eliminar o excesso de estímulos (para que sejam mantidos apenas aqueles que fazem sentido para o ambiente de trabalho), é essencial que isso comece pela coloração.

Portanto, cores neutras, com tonalidades claras e pastéis, são fundamentais para tornar a ambientação mais vívida, tranquila e serena.

Elas devem ser priorizadas, mas isso não significa que você deve abrir mão dos tons mais vibrantes. Contudo, o ideal é que eles sejam aplicados de maneira mais pontual, na decoração ou em móveis menores, deixando que cores como cinza ou branco sejam mais dominantes.

Cosm Chair
Inclusive, esse é um cuidado que aumenta a sensação de amplitude e de bem-estar quando é aliado a uma boa iluminação.

Cuide da iluminação

Como citamos acima, uma iluminação de qualidade aumenta a sensação espacial nos escritórios e também favorece a qualidade de vida dos colaboradores.

Nesse sentido, a prioridade deve ser a luz natural, que proporciona leveza, disposição e condições mais agradáveis à visão. Por isso, as janelas são protagonistas e jamais devem ser obstruídas (claro, com cuidado para evitar que o local fique excessivamente claro).

Caso a incidência de luz solar seja baixa em seu escritório, invista em boas soluções de iluminação artificial, que também são importantes para a amplitude e o estímulo sensorial do espaço.

 

Priorize a organização

Como citamos acima, um escritório minimalista precisa ser muito bem organizado, pois isso transmite um senso de ordem que aumenta a tranquilidade e a produtividade das pessoas.

Tenha em mente que uma das principais funcionalidades a ser observada no mobiliário é a sua capacidade de organização. O que pode ser garantido por meio de estantes, compartimentos para objetos, prateleiras, e assim por diante.

Em locais menores, uma boa solução para tornar o projeto mais ordenado é a adoção de conceitos abertos, em que diferentes ambientes são integrados para que atendam juntos às demandas organizacionais, evitem excessos e se tornem mais amplos e coerentes entre si.

 

Tenha atenção ao mobiliário

Por falar no mobiliário, ele é a peça central para que um escritório minimalista atinja os objetivos pretendidos. Como também já mencionamos, eles não podem ser excessivos. Por isso, as escolhas precisam ser pontuais e muito assertivas.

escritório
Além de pensar em sua estética e no alinhamento à decoração, garanta itens duráveis e que tenham qualidade de design para atender às demandas diárias dos colaboradores.

Vale mencionar que as melhores escolhas para esse tipo de ambiente estão em produtos com linhas retas, que acompanham o estilo da arquitetura minimalista e garantem uma composição mais clean e leve.

 

Preze pela funcionalidade

Voltando ao design de qualidade, a regra do minimalismo é que todo o mobiliário tenha funções muito bem definidas e alinhadas às necessidades cotidianas das pessoas.

Uma mesa de escritório minimalista, por exemplo, precisa ao mesmo tempo ser elegante, agradável e disponibilizar todos os meios necessários para que os colaboradores tenham o que precisam sempre em mãos.

O mesmo é válido para as poltronas, que precisam ser confortáveis e simultaneamente agregar valor estético, para as prateleiras, que devem melhorar a organização e também alinhar-se à decoração, entre outros casos semelhantes.

 

Não abra mão da ergonomia

Para finalizar, a funcionalidade mais importante que os móveis de escritório devem ter é a ergonomia. Trata-se de um cuidado central para as cadeiras das estações de trabalho, mas que também deve estender-se às mesas e aos demais elementos do projeto.

Um mobiliário ergonômico é aquele desenvolvido para preservar as necessidades físicas das pessoas, sendo capaz de se alinhar às estruturas naturais do corpo para:

  • Evitar esforços excessivos;
  • Prevenir lesões;
  • Garantir conforto e mais bem-estar durante toda a sua utilização.

 

Tudo o que é preciso, você encontra na Atec

Os escritórios minimalistas representam uma tendência que já faz parte do mercado contemporâneo e que promete continuar ditando o futuro dos ambientes de trabalho.

Sua prioridade é evitar espaços sobrecarregados, desorganizados com excessos de estímulos, dando lugar apenas ao que é imprescindível para atividades mais focadas, concentradas, produtivas e alinhadas às necessidades e à satisfação das pessoas.

Móveis USM
É o mobiliário que cria os meios ideais para que isso seja possível, devendo aliar estética e durabilidade aos mais elevados padrões de usabilidade, conforto e ergonomia.

Para desfrutar de todas essas características com mais qualidade, é imprescindível priorizar as marcas de móveis que são referências do design mundial, pois elas criam seus produtos a partir de inúmeras pesquisas, experiências e testes na área.

A Atec é a representante oficial das maiores e melhores fabricantes internacionais. Clique aqui para conhecer nosso catálogo e garantir o que há de melhor em seu escritório minimalista. Visite também um de nossos showrooms e não deixe de compartilhar o conteúdo com os seus amigos. 

Posts relacionados

A reflexão e a obra de Naoto Fukasawa

Conheça mais sobre o grande arquiteto, designer e artista contemporâneo. Localizado em um subúrbio tranquilo de Tóquio, o Naoto Fukasawa Atelier é uma das maiores…
Ler artigo

Florence Knoll e os ícones da Bauhaus

Um dos aspectos mais importantes do legado de Florence Knoll se construiu a partir de suas relações criativas com alguns dos maiores arquitetos e designers…
Ler artigo

O artista de múltiplos materiais

Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX,…
Ler artigo

Comentários