A criatividade no trabalho realizado pelos colaboradores nunca foi um ativo tão valorizado pelas empresas.
Afinal, a concorrência no mercado está cada vez maior e os desafios corporativos são cada dia mais complexos.
Em um contexto em que a oferta de serviços e os níveis de qualificação são muito nivelados, saber como “pensar fora da caixa” e criar novas soluções se tornou um diferencial muito importante para prosperar.
Resolver problemas já não depende mais somente de habilidades técnicas, uma vez que a maioria das organizações já informatizam e automatizam seus processos, dando espaço para demandas muito mais intelectuais e criativas.
Atualmente, os desafios competitivos são muitos. Frente a eles, potencializar competências emocionais e de comportamento é o caminho ideal para que os negócios e seus funcionários consigam se destacar.
Felizmente, a criatividade no trabalho é um valor que pode ser incentivado, e o design dos ambientes corporativos tem influência direta sobre ela.
Quer entender melhor essa relação? Confira a seguir os detalhes mais importantes e as melhores dicas sobre o assunto.
Como o design impacta a criatividade no trabalho?
O bem-estar e a qualidade de vida nos espaços de trabalho são fatores que contribuem diretamente para o engajamento dos colaboradores e, consequentemente, para o seu rendimento profissional.
Quando falamos sobre criatividade, essa relação é muito parecida, mas está mais ligada aos estímulos mentais percebidos pelos indivíduos, com o quão bem eles se sentem nos locais em que atuam e do quanto sua personalidade é valorizada.
Lembre-se de que cada pessoa tem o seu próprio processo criativo. Por isso, é fundamental que as organizações ofereçam locais variados aos seus funcionários, desde ambientes integrados para trabalhos conjuntos, salas de conversação para brainstorms e unidades mais privativas para momentos de concentração.
Com isso em mente, confira alguns pontos básicos para impulsionar a criatividade no trabalho:
Aumente a capacidade de colaboração
Sempre que as pessoas têm liberdade para trocar ideias e feedbacks, se sentem integradas e unidas em prol dos objetivos da organização, as chances de alcançarem soluções criativas e de terem apoio para solucionarem desafios são muito maiores.
Por isso, ambientes com um design aberto, estações de trabalho compartilhadas e um mobiliário colaborativo (seja de uso conjunto ou mesmo com quadros e telas comuns) são excelentes pedidas nesse sentido.
Incentive a socialização
Não são apenas os locais de trabalho que merecem atenção especial quanto à integração dos funcionários.
A criatividade no trabalho também depende do quanto os indivíduos se sentem acolhidos, confortáveis e livres para relaxar ou fazer aquilo que gostam.
Assim, oferecer alguns momentos para descontrair, conversar com os colegas ou simplesmente fazer aquela pausa sem precisar sair da empresa também é indispensável para impulsionar mentes mais criativas.
Dessa maneira, criar salas de lazer e de descanso também é de suma importância, assim como bons refeitórios, ambientes lúdicos, entre outros semelhantes.
Garanta momentos de privacidade
Por fim, por mais que os espaços compartilhados sejam muito importantes para a criatividade no trabalho, não podemos nos esquecer de que eles também são suscetíveis a ruídos e muitas distrações.
Sendo assim, não abra mão de ambientes separados de concentração ou de estações privativas silenciosas, que são ideais para momentos mais pessoais, também indispensáveis para o desenvolvimento de raciocínios focados, disruptivos e voltados à resolução de problemas.
Quais elementos de design favorecem a criatividade no trabalho?
Alguns elementos do design e do mobiliário do escritório podem fazer toda a diferença para que você crie espaços alinhados às características que mencionamos acima.
Na hora de transformar o seu escritório para incentivar a criatividade no trabalho, procure priorizar pontos como:
Móveis de design original alinhados à personalidade da empresa
Tenha em mente que todo o espaço físico de uma empresa influencia os estímulos mentais dos profissionais.
Assim, toda a sua composição deve ser pensada para transmitir a cultura e os valores organizacionais do negócio.
Como se não bastasse, móveis de design original também tornam o ambiente mais agradável, facilitam as rotinas diárias e valorizam a individualidade dos funcionários, criando condições ideais para uma maior criatividade no trabalho.
Divisórias modulares
Lembra quando falamos dos momentos de privacidade? Boas cabines acústicas e divisórias modulares são perfeitas para esse tipo de demanda.
Com um design diferenciado e funcional, elas contam com tratamento sonoro e ainda podem ser personalizadas para atender às diferentes necessidades cotidianas do espaço, sem comprometer os benefícios das plantas abertas.
Por falar em desempenho acústico, os carpetes também são ótimos para essa finalidade, e ainda tornam o local mais aconchegante e favorecem sua regulação térmica.
Acessórios e objetos que estimulem as atividades manuais
Para finalizar, seja nas estações conjuntas de trabalho ou mesmo nos ambientes de integração, não abra mão de acessórios e objetos que estimulem as atividades colaborativas.
Mesmo que as tarefas diárias normalmente sejam feitas no computador, é importante que os funcionários possam colocar avisos, escrever suas ideias, compartilhar insights e moldar seus espaços para incentivar as trocas com seus colegas.
Por isso, mais que móveis flexíveis e personalizáveis, invista em quadros, painéis, bancadas, estruturas para post its, entre outros elementos semelhantes para ações manuais em equipe.
Que tal ter acesso às melhores soluções para favorecer a criatividade no trabalho dentro da sua empresa? A Atec é especialista no assunto, representa as maiores marcas mundiais de design e oferece o que há de melhor na área! Clique aqui e conheça nossos produtos.