Buscar

Como criar combinações de cores para escritório?

Você já parou para pensar sobre como a escolha de cores para escritório pode afetar a convivência e até a produtividade dentro da sua empresa?

Afinal, quando um ambiente de trabalho é agradável, estimulante e confortável, as pessoas que fazem parte dele tendem a se sentir melhor, mais engajadas e mais dispostas em suas rotinas.

Além disso, todas as sensações visuais transmitidas por um espaço têm ativações específicas no cérebro humano, e isso inclui os diferentes tons de coloração das paredes, dos móveis e da própria decoração.

Inclusive, a psicologia das cores é uma área de estudos especialmente voltada a essas influências mentais. Isto é, que comprova que as escolhas certas vão muito além de uma questão estética.

Assim, mais que seguir tendências ou adotar determinados estilos, as cores para escritório precisam ser escolhidas por conta de sua funcionalidade e dos estímulos que podem gerar nas rotinas dos colaboradores.

Para elucidar melhor o tema, abaixo explicaremos como cada tom influencia as pessoas, o que levar em consideração para a coloração do seu ambiente corporativo e até como elencar as melhores cores de móveis para escritório.

Cores para escritório: por onde começar?

Sempre que uma pessoa tem um contato visual com alguma cor, seu cérebro produz estímulos específicos que geram diferentes sensações ou impressões na sua mente. Isso significa que as cores para escritório devem respeitar esse processo.

ambiente de escritório
Dessa forma, acaba estimulando comportamentos e padrões alinhados com o ambiente de trabalho, o que inclui: o bem-estar, a concentração e a produtividade.

Dito isso, antes de nos aprofundarmos nas melhores dicas de coloração para ambientes corporativos, é importante esclarecer o que cada tom é capaz de favorecer quando aplicado nas empresas. 

Confira os mais comuns e os principais comportamentos associados a eles:

  • Cores claras neutras: proporcionam calma e tranquilidade. Contudo, se usadas excessivamente, pois podem remeter a distanciamento e frieza;
  • Cores escuras neutras: passam a ideia de tradição, sofisticação e seriedade. Também não podem ser empregadas em excesso, pois podem tornar mais pesada a ambientação;
  • Verde: é um tom que tranquiliza e revigora. Contudo, versões escuras não podem ser excessivas, pois deprimem o espaço;
  • Vermelho: motivadora e dinâmica, pode estimular o trabalho, mas a aplicação precisa ser pontual para que o ambiente não fique agitado e conflituoso;
  • Laranja: é um tipo de cor que aguça a criatividade, a alegria e o entusiasmo para novas iniciativas;
  • Azul claro: favorece a concentração e a leveza dos espaços corporativos;
  • Azul escuro: também ajuda na concentração, mas pode gerar monotonia caso utilizado em excesso;
  • Roxo, violeta e lilás: remetem à sabedoria e favorecem a colaboração, mas excessos podem pesar o local e o tornar desestimulante;
  • Amarelo: é uma cor que estimula e energiza, ideal para incentivar a criatividade. Deve ser usada com cautela para não comprometer a concentração.

Como escolher cor de parede para escritório?

Depois de compreender quais cores são mais recomendadas para os estímulos que você deseja criar em seu negócio, é importante saber como aplicá-las de acordo com as demandas e características de cada ambiente de trabalho. Em geral, o ideal é ter atenção a pontos como:

Respeite a identidade do seu negócio

Como você viu no item anterior, as cores para escritório e seus respectivos efeitos podem ser diversos. Para saber quais delas escolher, o melhor ponto de partida é a essência da sua empresa.

Além de criar um padrão agradável ao público e alinhado à sua identidade visual, pense também em como as pessoas devem se comportar dentro do seu negócio. 

Isso porque, organizações com atributos mais formais e tradicionais se alinham melhor aos estímulos ligados aos tons neutros. Por outro lado, negócios descontraídos e inovadores combinam mais com cores vibrantes, por exemplo.

Comece pelos tons neutros

As cores neutras geralmente são consideradas “coringas”. Isso porque, são fáceis de aplicar, nunca saem de moda e podem servir como base para a inserção pontual de cores mais vivas e chamativas.

Logo, procure começar a coloração dos espaços com tons mais básicos. Afinal, eles geralmente vão bem com qualquer tipo de ambiente e é simples de combiná-los posteriormente com as cores vibrantes que você deseja.

As opções neutras mais claras, como branco, cinza claro e bege, são clássicos elegantes, que inclusive favorecem a iluminação e a expansão do espaço. Já os tons neutros escuros são mais contemporâneos, sérios e sofisticados.

Complemente com cores vivas

Quando listamos as influências de cada cor no item anterior, você reparou que destacamos como muitas delas precisam ser utilizadas com cautela? Isso porque, os excessos podem gerar efeitos opostos aos desejados.

Com isso em mente, depois de colorir o ambiente corporativo com tons neutros claros ou escuros, promova “quebras” nesses padrões com inserções pontuais de cores mais vivas e vibrantes, de acordo com os estímulos que você deseja criar.

Essas inserções servem para evitar a monotonia e dar sentido para cada espaço. De acordo com os padrões incentivados pela psicologia das cores, eles podem ir desde o incentivo à produtividade, até a inovação, a criatividade, a tranquilidade, a concentração, etc.

Considere a função dos ambientes

Se a quebra dos padrões neutros com cores vivas serve para agregar sentido e função a cada ambiente, lembre-se de considerar qual é a finalidade de cada espaço e evitar que tudo fique padronizado de apenas uma maneira. Afinal, uma organização possui diversos setores e ambientações diferentes, e cada um deles demanda estímulos e comportamentos diversos.

Por exemplo, uma sala de reuniões exige concentração, que está mais alinhada a tons neutros. Ambientes de descanso precisam de tranquilidade, que é promovida por cores como o azul e o verde. 

Para o trabalho compartilhado, detalhes pontuais em amarelo ou vermelho podem estimular a criatividade, enquanto inserções de laranja podem aguçar a iniciativa dos trabalhadores em suas estações individuais.

sala de reunião
O ideal é reconhecer esses padrões e determinar como eles podem ser refletidos em cada local da corporação.

Como escolher cores de móveis para escritório?

Quando tratamos sobre a “quebra” dos padrões neutros, ou de “inserções pontuais” de cores vivas, estamos nos referindo aos detalhes que compõem o visual do ambiente como um todo.

poltronas na cor azul
O recomendado é que itens como o mobiliário, a decoração ou espaços e “cantos” específicos de cada local ajudem a criar os padrões que vão definir a coloração do conceito inteiro.

Isso significa que a variedade e a disposição correta dos móveis de escritório, junto a decoração, são fundamentais para que você acerte na escolha das cores da empresa. Por exemplo, um mobiliário colaborativo com pufes coloridos, poltronas revestidas com tons vibrantes ou mesas de cores chamativas podem criar o complemento ideal para setores com paredes neutras.

No mesmo sentido, se as paredes e os detalhes forem muito padronizados em tons iguais, essa “quebra” pode ser garantida em produtos decorativos, móveis específicos ou até mesmo nas divisórias utilizadas no espaço. Além disso, o inverso também pode funcionar. 

Imagine, por exemplo, que a ideia é criar um ambiente mais sóbrio e as cores já funcionam muito bem para isso. Nesse caso, uma cadeira com tons chamativos não faria sentido, sendo mais ideal apostar em um assento de cores neutras. Da mesma maneira, se o cômodo já possui tons vívidos e que aguçam a criatividade, mobiliários coloridos podem ajudar a tornar esses valores ainda mais sólidos.

Basicamente, nas cores de móveis para escritório também vale a regra de ter equilíbrio e bom senso, alinhando a predominância dos tons neutros aos complementos vibrantes na intensidade e nos elementos que mais façam sentido para cada ambientação e sua respectiva demanda.

Como a Atec ajuda a compor seu escritório?

Quando o assunto é mobiliário e decoração corporativa, a Atec Original Design é referência absoluta na área.

Somos representantes oficiais das maiores e mais bem conceituadas marcas do design mundial, disponibilizando um catálogo com itens que complementam e valorizam a identidade da sua empresa.

Além de prezar pela originalidade, durabilidade e ergonomia, oferecemos diversas opções de cores, texturas e revestimentos. Tudo isso para que você crie os conceitos que deseja em cada ambiente e estimule a produtividade dos seus colaboradores em alinhamento às características do seu negócio.

Clique aqui para conferir nosso catálogo e suas opções de cores para escritório, visite um de nossos showrooms para ficar por dentro de nossas inspirações e não deixe de compartilhar o conteúdo com os seus amigos. 

Posts relacionados

Bill Stumpf e a centralidade da ergonomia

Melhorar, de forma significativa, a realidade das pessoas que trabalham muitas horas sentadas em uma cadeira de escritório foi o grande objetivo de Bill Stumpf,…
Ler artigo

 Designers, estampas e tecidos

Embora pouco reconhecido, o papel das criações têxteis na história do design é fundamental. Alguns dos mais importantes criadores de mobiliário desenharam também estampas magníficas,…
Ler artigo

Uma revolução estética nascida da amizade

A Segunda Guerra acabara de chegar ao fim e uma empresa de mobiliário fundada na década anterior se aprontava para assumir uma posição assaz elevada…
Ler artigo

Comentários