Buscar

Tipos de ergonomia: quais são eles e como aplicá-los no dia a dia?

Os diferentes tipos de ergonomia existem para caracterizar os meios com que um ambiente e seus recursos podem se adaptar às necessidades das pessoas. Afinal, isso lhes garante mais segurança e bem-estar no dia a dia.

Nesse sentido, todas as influências físicas, sociais e cognitivas dos espaços são levadas em consideração, para que não ofereçam nenhum tipo de dano ou risco para a saúde física e mental humana.

Seja em casa ou no escritório, prezar pelos tipos de ergonomia inerentes a cada ambientação é fundamental. Isso porque, pode afetar diretamente a qualidade de vida nas residências e a produtividade nos postos de trabalho.

Inclusive, a ergonomia nas organizações é regulada pela NR 17, que conta com exigências relacionadas à garantia de conforto, produtividade e redução de lesões nos espaços laborais. As empresas que desrespeitarem podem sofrer com processos e multas, enquanto os colaboradores que a negligenciam podem ter demissão por justa causa.  

Quer saber mais sobre as características dos principais tipos de ergonomia e sua importância no cotidiano das pessoas? Descubra a seguir!

 

Quais são os principais tipos de ergonomia?

tipos de ergonomia - homem sentado em uma cadeira Setu em ambiente home office
Para direcionar as ações e estudos na área, a ergonomia é subdividida em alguns tipos básicos.

Ergonomia física

Entre os diferentes tipos de ergonomia, a física é aquela que se dedica às relações entre a anatomia humana e as atividades realizadas em determinado ambiente. 

Para isso, os seguintes aspectos são levados em consideração:

  • O perfil postural adotado durante as atividades laborais;
  • A possível ocorrência de movimentos repetitivos;
  • O manuseio de materiais;
  • A saúde e a segurança do colaborador durante determinado trabalho;
  • Possíveis distúrbios musculoesqueléticos oriundos de certa atividade;
  • Projeção das estações de trabalho.

Nessa área, os diferentes recursos utilizados pelos usuários, como:

  • Cadeiras;
  • Ferramentas;
  • Equipamentos;
  • Entre outros, são analisados e adequados às medidas do corpo, para que favoreçam os padrões fisiológicos e psicológicos dos indivíduos.

 

Ergonomia organizacional

Na ergonomia organizacional, o foco está nas políticas de determinada instituição e sua relação com as pessoas que fazem parte dela.

Entre os pontos analisados nesta matéria, estão:

  • Os sistemas de comunicação interna;
  • A cultura organizacional;
  • Qualidade gerencial;
  • Atividades cooperativas ou feitas em grupo;
  • Organização em rede e projetos participativos.

Seu principal objetivo é avaliar e propor transformações na estrutura da organização, para que os colaboradores não sejam sobrecarregados. Além disso, que também não sofram com problemas ligados à atividade laboral.

 

Ergonomia cognitiva

Já a ergonomia cognitiva é aquela que avalia os processos mentais humanos e compreende como eles influenciam as relações dos indivíduos com os espaços e também com outras pessoas.

Assim, são considerados a percepção, o raciocínio, a memória, a velocidade de resposta e outros aspectos semelhantes dos indivíduos. Isso porque, contém a finalidade de direcionar as decisões voltadas à redução da pressão mental e do estresse nas empresas.

 

Ergonomia de necessidades específicas

Ligada à área da ergonomia física, a ergonomia de necessidades específicas lida com as necessidades e as alternativas ergonômicas voltadas às pessoas com condições ou necessidades especiais.

 

Ergonomia ambiental

ambiente de escritório com uma ilha para quatro pessoas e cadeiras Cosm
A ergonomia ambiental visa compreender qual é a configuração ambiental mais adequada para a criação de um ambiente seguro, confortável e agradável.

Por sua vez, a ergonomia ambiental estuda os aspectos do espaço físico que influenciam o comportamento humano, como:

 

Ergonomia preventiva

Por fim, há a ergonomia preventiva, que tem como objetivo conscientizar os usuários de determinado espaço a respeito da importância dos corretos padrões ergonômicos para a sua saúde física e mental.

Ou seja, trata-se da área que visa combater problemas, desconfortos e lesões antes que os mesmos ocorram. Dessa forma, todos os responsáveis pela composição do ambiente atuam para que ele seja o mais ergonômico possível.

Saiba mais sobre as vantagens que eles proporcionam para as pessoas durante suas rotinas em casa ou no trabalho!

 

Por que os diferentes tipos de ergonomia são importantes no dia a dia?

Muitos são os benefícios que os diversos tipos de ergonomia proporcionam para as pessoas. Entre os principais deles, destacam-se:

Evita problemas de saúde

O objetivo principal da ergonomia é garantir que os espaços adotem padrões capazes de evitar a fadiga física e mental das pessoas. Seja nos ambientes de trabalho ou nos residenciais.

Isso significa que, quando os tipos de ergonomia certos são aplicados, é possível evitar danos diretos à integridade física e também relacionados ao estresse, que vão desde dores de cabeça e alergias, até ansiedade e depressão.

 

Melhora a produtividade

Quando o bem-estar e a qualidade de vida são constantes nos espaços de trabalho, a ergonomia também afeta a produtividade.

O motivo é simples: mais que condições primárias para um bom desempenho laboral, a segurança e o conforto também têm impacto direto sobre a qualidade e o rendimento das atividades realizadas.

 

Aumenta sua disposição

Na rotina profissional, quando um colaborador percebe a preocupação de uma empresa com a sua qualidade de vida, ele tende a se sentir valorizado pela organização em que atua. Assim, dá sentido para uma rotina mais positiva e disposição para contribuir com a empresa.

Já nas residências, quando os moradores têm uma relação pautada no bem-estar junto aos seus lares, os locais tendem a se tornar ainda mais aconchegantes e estimulantes para as atividades do dia a dia.

 

Não desperdiça recursos

Na ergonomia laboral, um dos benefícios significativos é a prevenção de lesões, acidentes e doenças ocupacionais. O que reduz, significativamente, o número de afastamentos temporários e definitivos.

Como os diferentes tipos de ergonomia também engajam os colaboradores e evitam que os mesmos sejam sobrecarregados, isso também diminui o número de faltas e atrasos. Portanto, tem impacto direto sobre os recursos de qualquer organização.

 

Evita acidentes

Quando a ergonomia pauta a composição de um ambiente, as pessoas não precisam realizar esforços excessivos para desempenhar as suas tarefas, garantem o posicionamento adequado para as suas rotinas e não põem em risco sua integridade.

Dessa maneira, a ocorrência de acidentes e até o surgimento de doenças são diminuídos, valorizando a saúde dos indivíduos e o bom andamento de suas rotinas.

 

Gostou de saber mais sobre os tipos de ergonomia? Se quiser ter acesso aos móveis que hoje são referência absoluta nessa área, saiba que a Atec é representante oficial das principais marcas do design mundial!

Se você quer viver ou trabalhar com mais conforto, segurança, qualidade de vida e alinhado aos principais tipos de ergonomia, clique aqui e conheça nossas prioridades no segmento! 

Posts relacionados

Uma colaboração de sucesso

Quando a Herman Miller fez o primeiro contato com o escritório de design Studio 7.5, o quarteto à frente da equipe - Carola Zwick, Roland…
Ler artigo

O jantar que mudou a história do design

Uma das parcerias mais produtivas da história do design teve início com um jantar entre dois homens, no restaurante do hotel Book-Cadillac, em Detroit, na…
Ler artigo

Alguns fragmentos da história em 5 peças de mobiliário

Além de ter sido um dos principais arquitetos do século XX, Eero Saarinen foi um designer de talento ímpar. Com a Womb, ele atendeu ao…
Ler artigo

Comentários