Saber como escolher o tamanho de cadeira certo é indispensável para quem deseja uma rotina mais confortável, segura e saudável. Afinal, todos nós passamos a maior parte de nossos dias sentados, seja nas atividades que realizamos no trabalho ou mesmo dentro de casa.
Por mais que o ato de sentar aparentemente não exija esforços físicos, o mal posicionamento pode provocar dores, incômodos e lesões que se agravam com o passar do tempo.
Isso porque, a falta de ergonomia favorece o estresse na região da coluna e o surgimento de desconfortos musculoesqueléticos. Além disso, ainda podem ocasionar sérios riscos para a saúde e também comprometer o bem-estar e a produtividade.
Quer descobrir como evitar esses problemas e garantir o tamanho de cadeira ideal para as suas atividades cotidianas? Confira a seguir!
Qual o tamanho de cadeira ideal para a casa e para o trabalho?
A fim de direcionar e determinar as características físicas e dimensionais mais indicadas para as cadeiras de escritório, a NBR 13962:2006 foi criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas para padronizar o tema.
Confira os principais requisitos previstos pela norma:
Altura da superfície do assento
O posicionamento indicado para uma pessoa sentada é aquele em que os braços não precisam ficar erguidos para o uso da mesa. Assim, os ombros ficam relaxados.
Para isso, a medida entre a parte de cima da escrivaninha e o assento deve ser de aproximadamente 30 cm.
Porém, algumas bancadas têm espessura maior ou até mesmo gavetas abaixo delas. Ou seja, pode ser que a distância seja relativizada. Nesses casos, o ideal é deixar ao menos 20 cm entre o assento e a parte inferior da mesa.
Largura do assento
De acordo com a norma, o tamanho mínimo da largura do assento da cadeira deve ser de 40 cm. Para chegar ao valor, a ABNT leva em consideração a medida do quadril de uma pessoa de 1,97m sentada.
Nesse sentido, também é importante considerar a profundidade. Isso porque, se ela for muito grande, a borda frontal da cadeira pressionará a área inferior dos joelhos, interrompendo a circulação nas pernas e provocando desconfortos.
Portanto, a profundidade máxima deve ser inferior à distância entre a parte de trás do joelho e as nádegas. Por exemplo, para alguém com 1,40m de altura, o intervalo ideal entre a borda e o contato com o sulco poplíteo seria de 12mm.
Altura do apoio para os braços
Em relação ao assento da cadeira, a distância de regulagem para os apoios de braços pode variar entre 20 cm e 25 cm. Para isso, a estatura do indivíduo também deve ser levada em consideração.
Segundo a norma, aqueles com tamanho próximo de 1,48m de altura devem priorizar os 20cm entre o antebraço e o assento. Já aqueles próximos de 1,85m devem se ater à distância de 25cm.
Distância interna entre apoios de braços
Há ainda a distância interna entre os apoios de braços. Em relação a esse fator, a norma não prevê um valor máximo, apenas o mínimo de 46 cm. Nesse sentido, é importante destacar que aqueles com peso e altura menores devem dar prioridade a distâncias próximas do mínimo previsto.
O motivo é simples: dimensões muito grandes podem fazer com que a pessoa tenha que manter os braços muito afastados, ou mesmo fazer que os indivíduos não consigam utilizar os dois apoios ao mesmo tempo.
Espaço livre para movimentação da cadeira
O recomendado é que, para levantar-se, o indivíduo tenha que empurrar a cadeira para trás e realizar um giro — seja do corpo ou da própria cadeira.
Para que a movimentação ocorra sem problemas, a distância mínima entre a ponta da bancada e qualquer objeto atrás da cadeira deve ser de, no mínimo, 60 cm.
Agora que você já conhece os principais fatores relacionados ao correto tamanho de cadeira, no próximo item, saiba mais sobre os fatores que devem ser priorizados na escolha do seu modelo.
O que levar em consideração na hora de escolher uma cadeira ergonômica?
Mais que garantir total alinhamento aos padrões descritos no item anterior, alguns diferenciais também são de suma importância para um tamanho de cadeira alinhado às suas necessidades.
Nesse sentido, entre os pontos que mais merecem destaque, estão:
- Encosto, que deve ter apoio para a região lombar, regulagem de altura e medida ideal de 40 cm x 35 cm;
- Assento, com bordas arredondadas e regulagem de altura com amortecedor e pistão, para que permita um ângulo de 90 graus das pernas (com os pés totalmente apoiados no chão);
- Braços reguláveis, que devem permitir que os cotovelos se mantenham apoiados durante o uso da mesa e favoreçam uma postura mais ereta;
- Rodízios, para que a cadeira possa se locomover por curtas distâncias nos espaços laborais, evitando maiores esforços físicos;
- Material, que deve ter boa qualidade e circulação nos encostos para favorecer a ventilação, além de facilidade para limpeza;
- Acabamento, que assim como o material dos encostos, deve ser de altíssima qualidade e durabilidade, tanto na fixação dos elementos que compõem a cadeira, quanto em detalhes como costuras, pintura, revestimentos e peças em geral.
Que tal garantir o tamanho de cadeira ideal para o seu dia a dia e ainda desfrutar dos modelos que são ícones mundiais em ergonomia e design?
A Atec é referência absoluta na área, representa as marcas de maior destaque em todo o mundo e oferece opções para todos os biotipos, estilos e metragens.
Se você gostou do nosso conteúdo sobre tamanho de cadeira, não deixe de conferir os modelos disponíveis em nosso catálogo: é só clicar aqui para saber mais!