Buscar

Como os espaços dinâmicos e flexíveis podem colaborar com a inovação e produtividade da sua empresa?

Você sabe o que é uma sala de descompressão? Sabia que ela pode ser decisiva para a qualidade de vida e para a produtividade dos seus colaboradores?

Não é novidade que o mercado está cada vez mais competitivo. A busca incessante por melhores resultados pode ser estimulante para os profissionais. Contudo, as cobranças também podem favorecer o estresse, a ansiedade e outros problemas relacionados.  

Nesse contexto, é papel das organizações adotar medidas para que os funcionários não se sintam esgotados. A ideia é deixar de lado a rigidez dos “resultados a todo custo”. Para isso, o ambiente corporativo deve tornar as pessoas satisfeitas e engajadas com o seu rendimento.

A seguir, entenda como montar uma sala de descompressão pode contribuir para o bem-estar do seu escritório e lhe ajudar a ter um time mais eficaz e realizado. Depois, confira as melhores dicas para projetar a sua. 

 

O que são salas de descompressão nas empresas? 

 

Para entender o que é sala de descompressão e sua importância, saiba que o Brasil está entre os países mais estressados do mundo. Mais de 70% da população tem ou já apresentou algum sintoma de estresse. O dado é de uma pesquisa divulgada na Folha de São Paulo

Mesmo que o ambiente corporativo possa ser a fonte desse tipo de problema, esse nem sempre é o caso. Muitas vezes, o esgotamento mental é motivado por fatores externos. 

Esse é o caso da pandemia. Dados obtidos pelo G1 junto ao Ministério do Trabalho apontam que, em 2020, os auxílio-doença para transtornos mentais e comportamentais aumentaram em 29%. A depressão e ansiedade foram as que mais geraram pedidos de afastamento.

Independentemente dos motivos que comprometem a qualidade de vida dos profissionais, as empresas precisam agir para que eles sejam minimizados.

Afinal, quem trabalha estressado sofre com mais cansaço, comete mais erros e está mais propenso a acidentes. Além disso, torna-se mais esquecido, tem dificuldades de concentração, se torna ansioso, preocupado, sujeito ao próprio absentismo e à baixa produtividade. 

A sala de descompressão serve justamente para minimizar esses fatores e construir um ambiente para que eles sequer ocorram. Basicamente, elas são locais para que os funcionários tenham um tempo para relaxar e se desconectar do trabalho.

O objetivo é aliviar a tensão por meio de um local descontraído e relaxante. Ele deve estimular a convivência e garantir que todos retornem mais revigorados e estimulados às suas tarefas. 

 

Como montar uma sala de descompressão? 

 

Suas escolhas devem ser guiadas de acordo com o objetivo que a sala de descompressão procura atender. O ideal é conversar com o RH e avaliar as necessidades dos colaboradores.

Por exemplo, se os profissionais se queixam de cansaço, recebem muitos atestados ou estão em queda de produtividade, o foco pode ser um ambiente de descanso. 

Já se você e o RH concluírem que a equipe está pouco engajada ou tem conflitos, por exemplo, seu objetivo pode ser mais voltado à interação e à convivência das pessoas. 

Não importa qual seja a sua realidade, procure sempre partir da necessidade reconhecida no seu time. Além disso, nunca ignore a sua cultura organizacional.

Afinal, se o seu negócio tem um perfil mais tradicional, não faz sentido criar uma sala de descompressão totalmente colorida, com jogos e decorações de cultura pop, por exemplo. 

Esse caso faria mais sentido para uma empresa de perfil inovador, que por sua vez não combinaria muito com locais de decoração sóbria e padronizada. 

 

Móveis para sala de descompressão 

 

Como ocorre nas estações de trabalho, os móveis são protagonistas para criar uma sala de descompressão realmente eficiente. 

Móveis sala de descompressão
Lembre-se que o conforto é uma prioridade. Então, é evidente que o mobiliário deve ter boa qualidade e ergonomia para que as pessoas consigam relaxar.

No exemplo da sala de descanso, a solução ideal é prezar por decorações em tons claros e iluminações mais amenas. Os móveis podem incluir poltronas, espreguiçadeiras, cadeiras confortáveis e até redes ou tapetes aconchegantes para quem quiser descansar no chão. 

 

Já no ambiente de convivência, vale mais a pena apostar em iluminações vivas e decoração de cores vibrantes. 

Mesa coletiva
No mobiliário, prefira bancadas para rodas de conversas, mesas de sinuca, pebolin, estação de videogame, puffs, mesas coletivas e assim por diante.

 

Ao compreender as demandas dos seus colaboradores e os elementos que melhor atendem às suas necessidades, fica mais fácil definir quais são os móveis para sala de descompressão ideais. As possibilidades são inúmeras e certamente farão toda a diferença na sua empresa.

Se você quer uma sala de descompressão transformadora no seu escritório, invista em um mobiliário de design original. A Atec representa as principais fabricantes do mundo para que você tenha mais qualidade no seu ambiente corporativo. Conheça os designers responsáveis pelos itens de nosso catálogo e saiba mais sobre nosso nível de excelência. 

Posts relacionados

A reflexão e a obra de Naoto Fukasawa

Conheça mais sobre o grande arquiteto, designer e artista contemporâneo. Localizado em um subúrbio tranquilo de Tóquio, o Naoto Fukasawa Atelier é uma das maiores…
Ler artigo

Florence Knoll e os ícones da Bauhaus

Um dos aspectos mais importantes do legado de Florence Knoll se construiu a partir de suas relações criativas com alguns dos maiores arquitetos e designers…
Ler artigo

O artista de múltiplos materiais

Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX,…
Ler artigo

Comentários