Buscar

Qual a melhor cadeira ergonômica

Qual a melhor cadeira ergonômica?

Passar horas sentado é um desafio para o corpo. Ao sentar-se por longos períodos é comum desrespeitar as curvaturas naturais da coluna, o que pode levar a dores, lesões e patologias, além de prejudicar a circulação sanguínea.    

Para manter uma postura saudável em casa ou no trabalho, é fundamental contar com uma cadeira ergonômica, que vai oferecer apoio completo para garantir bem-estar e produtividade.

Com tantas opções disponíveis no mercado, é difícil selecionar os modelos adequados. Por isso, compartilhamos esse artigo, que vai ajudar você a conhecer os recursos da melhor cadeira ergonômica.

 Como reconhecer as cadeiras ergonômicas

Formas elegantes, estofado macio, encosto alto, design arrojado? Quais as características de uma cadeira ergonômica?

Fique atento. Há modelos que prometem conforto e chamam atenção pela aparência, mas não seguem os parâmetros necessários para garantir a posição correta durante as atividades.

A escolha da melhor opção vai muito além da estética. Afinal, as cadeiras ergonômicas são aquelas que adotam os padrões definidos pela ergonomia, em prol da segurança e da saúde, buscando prevenir desconfortos, lesões e patologias crônicas.

Devem ser adequadas ao biotipo do usuário e dotadas de múltiplos ajustes para evitar tensões que prejudicam o alinhamento entre os ossos e músculos.

As cadeiras ergonômicas Herman Miller possuem 3 pontos fundamentais: materialidades, reclínios e mecanismos de reclínio e apoio de sacro.

Ergonomia em primeiro lugar

Da orientação sobre o tamanho padrão das cadeiras à atuação para minimizar o estresse na jornada de trabalho, a ergonomia observa a relação entre o ser humano e seu entorno.

Essa ciência determina algumas regras, como medidas padronizadas para móveis, e orientações sobre a postura corporal, entre tantas outras. Nos ambientes corporativos, ela conta com a regulamentação da NR17, responsável por garantir que os parâmetros ligados ao mobiliário, aos equipamentos, à organização e condições de trabalho sejam cumpridos.

A escolha da melhor cadeira ergonômica deve considerar o usuário e os parâmetros ergonômicos. Saber seu biotipo, altura, peso, necessidades, tempo em que utilizará o móvel ao longo do dia e qual função será exercida são questões fundamentais.

Observe os parâmetros da NR17

Opte por cadeiras de escritório que possibilitem a regulagem de altura para os antebraços e profundidade do assento, que mantenham as costas completamente apoiadas no encosto, e permitam esticar e apoiar os pés no chão.

Há opções voltadas para jornadas prolongadas e outras com capacidade para atender a turnos curtos.

Também é fundamental considerar se outras pessoas utilizarão a cadeira e se ela é capaz de se adaptar aos diversos biotipos em relação à altura, profundidade e encosto.

A cadeira Aeron é o produto que revolucionou a forma de se sentar ao trabalhar, oferecendo ergonomia e alta performance.

Observe se o modelo desejado atende a alguns parâmetros básicos, em acordo com a NR17:

-A largura (mínima de 40cm) e a profundidade (de 38cm a 45cm) devem acomodar o usuário com o máximo conforto possível;

-O assento precisa contar com inclinação para trás e ajustes simples de altura;

-Em áreas onde ocorra o contato com o corpo durante longos períodos deve haver estofamento e revestimento em material que permita a transpiração;

-Apoio de braços regulável, com 20 cm a 25 cm de altura a partir do assento;

-Encosto ou suporte lombar com encaixe das costas e proteção da coluna, para que o usuário não faça esforços ao se manter na postura correta;

-Encosto ajustável;

-Apoio em 5 pés, com rodízios que evitem deslocamentos involuntários e permitam movimento sem esforço;

-Base estofada em material com densidade entre 40 e 50 kg/m3, com pouca ou nenhuma deformação;

-Borda frontal arredondada;

-Altura regulável em relação ao chão, com ajuste entre 37 cm e 50 cm.

Invista em alta performance

As cadeiras ergonômicas e os benefícios que elas oferecem aos seus usuários são fruto de um longo percurso na história do design e contam sobre o momento em que se passou a explorar estudos intensos sobre o corpo, as formas como as pessoas se sentam e como deveriam se sentar.

Há no mercado cadeiras de escritório que vão muito além do cumprimento às especificações da NR17. Os chamados modelos de alta performance, como os produzidos a partir de décadas de pesquisa, experimentação e análise pela Herman Miller, são garantia de qualidade, eficiência e durabilidade.

Possuem múltiplas regulagens ou se ajustam automaticamente ao corpo do usuário, oferecendo suporte dinâmico e completo. Confira alguns dos recursos das melhores cadeiras ergonômicas:

Múltiplas regulagens

Altura e profundidade do assento, mecanismo de inclinação, trava do encosto. As cadeiras de alto desempenho da Herman Miller oferecem diferentes possibilidades de ajustes. Cada modelo é projetado para atender a necessidades diversas.

Escolha um modelo que possua ajustes de braço, de altura, na região sacral, de profundidade de assento e regulagem de tensão. Encontre todos os ajustes numa cadeira Herman Miller.

Ajustes automáticos

Mecanismo complexo que considera a força vertical exercida por quem está sentado, a inclinação Auto-Harmonic Tilt, aliada ao Intercept Suspension, garante conforto instantâneo à Cosm. Sente-se e o autoajuste será imediato. A cadeira se adapta automaticamente aos seus movimentos e à sua postura, oferecendo apoio dinâmico e completo.

Já o Kinematic Spine™, avançado sistema flexível de sustentação, e o Lyris™, suporte único de assento e encosto, simplificam o uso e dispensam os inúmeros ajustes, permitindo que você altere a inclinação sem precisar se levantar. Basta uma única regulagem, da altura, para garantir o conforto de qualquer usuário. 

Tamanhos inclusivos

Enquanto a maioria das cadeiras ergonômicas do mercado é adequada para acomodar entre 5% e 95% das pessoas, a Aeron atende a praticamente todos os usuários. Tudo graças aos três tamanhos disponíveis, projetados com precisão para variados biotipos: tamanho A, recomendado para pessoas com até 1,55m; tamanho B, até 1,85m; e tamanho C, para usuários com altura a partir de 1,85m. 

Movimento equilibrado

Os modelos da Herman Miller oferecem movimento equilibrado. A Cosm, por exemplo, segue as articulações do usuário.

A Aeron proporciona movimento natural graças à inclinação Harmonic 2. 

A Embody garante total liberdade, independentemente do tipo físico.

Já a Sayl conta com suspensão inteligente 3D de tecnologia avançada, que incentiva a mobilidade.

Versatilidade de cores

As cadeiras Herman Miller oferecem diversas opções de cores para encosto e assento. Do preto ao rosa, os modelos contam com uma paleta própria.

Comparamos abaixo alguns recursos das principais cadeiras de alto desempenho da Herman Miller. Confira:

Os modelos podem ser encontrados no catálogo da Atec, distribuidora certificada e maior representante da Herman Miller no Brasil. Você também pode contar com a nossa equipe especializada para ajudar na escolha da melhor cadeira ergonômica: visite as lojas físicas espalhadas pelo Brasil ou entre em contato via chat ou WhatsApp.

Posts relacionados

 Designers, estampas e tecidos

Embora pouco reconhecido, o papel das criações têxteis na história do design é fundamental. Alguns dos mais importantes criadores de mobiliário desenharam também estampas magníficas,…
Ler artigo

Uma revolução estética nascida da amizade

A Segunda Guerra acabara de chegar ao fim e uma empresa de mobiliário fundada na década anterior se aprontava para assumir uma posição assaz elevada…
Ler artigo

Uma colaboração de sucesso

Quando a Herman Miller fez o primeiro contato com o escritório de design Studio 7.5, o quarteto à frente da equipe - Carola Zwick, Roland…
Ler artigo

Comentários