Um escritório ergonômico, que priorize o conforto, a saúde e o desempenho, é fundamental para evitar problemas decorrentes das longas jornadas de trabalho ou estudo, tais como cansaço, tensão nos olhos, dores e doenças.
Você sabe como criar um espaço saudável e produtivo em prol das atividades diárias? Esse é o principal objetivo da ergonomia, que observa a relação entre o ser humano e seu entorno, estabelecendo padrões em busca da segurança e do bem-estar.
Mais do que considerar as demandas físicas e psicológicas, ela colabora para prevenir desconfortos, lesões e, até mesmo, determinadas patologias crônicas. Quer alguns exemplos? Fatores como má postura corporal, iluminação inadequada e excesso de ruídos podem comprometer a saúde e o desempenho.
Nos ambientes corporativos, é a NR17 que regulamenta sobre a ergonomia, para garantir que parâmetros ligados ao mobiliário, aos equipamentos, à organização e condições de trabalho sejam cumpridos.
Com a popularização do home-office e do ensino à distância durante a pandemia, ter um escritório ergonômico em casa, que também leve em conta esses princípios, se tornou fundamental. Confira abaixo como montar o seu:
Planeje o ambiente
Montar um escritório ergonômico requer pensar no ambiente como um todo. Eleja um local silencioso, arejado, e com temperatura agradável para evitar desconfortos.
Invista em acabamentos em madeira, tecidos e carpetes para a absorção e redução de ruídos, melhorando a capacidade de foco nas atividades.
A escolha de itens de mobiliário adequados é fundamental para desfrutar de bem-estar e praticidade.
Também é importante dedicar atenção especial à iluminação.
Iluminação de um escritório ergonômico
Uma iluminação adequada ajuda a reduzir o cansaço visual, estimula a produtividade e evita a má postura causada pela busca de ângulos agradáveis à leitura.
Na hora de escolher a do seu escritório ergonômico, leve em conta a instalação de um sistema de iluminação geral de média intensidade, localizada no teto para proporcionar uniformidade e evitar sombras, e de iluminação pontual, com luminárias de mesa, para obter conforto visual em atividades específicas.
Aposte também na luz natural, que aumenta a sensação de aconchego, ajuda a relaxar os olhos, alivia a tensão do contato com o monitor e ainda influencia a atividade do metabolismo.
Para a escolha das lâmpadas, lembre-se de que as luzes frias (brancas) são ideais para ambientes e momentos que exigem foco, enquanto as luzes quentes (amarelas) são um convite para o relaxamento. Procure equilibrar o uso entre ambas, assim você preserva a saúde dos olhos.
Priorize uma boa cadeira
Ao sentar-se por longos períodos, é comum distribuir o peso do corpo incorretamente, desrespeitando as curvaturas naturais da coluna, o que aumenta a pressão entre as vértebras e pode causar dores, bem como problemas mais sérios, como as hérnias de disco. Além disso, a circulação pode ser afetada, gerando inchaço e varizes nas pernas.
Por isso, invista em uma boa cadeira ao escolher os móveis que vão compor o seu escritório ergonômico em casa. Opte por uma versão adequada ao seu biotipo, com regulagem de altura para os antebraços e profundidade do assento, que mantenha as costas completamente apoiadas no encosto, e permita esticar os pés no chão.
A Herman Miller oferece cadeiras de alto desempenho, que se adaptam ao corpo, como a Embody, cujo assento e encosto se ajustam automaticamente segundo os micromovimentos do usuário, distribuindo uniformemente o peso e melhorando a circulação. Já a Aeron conta com o sistema PostureFit SL, que estabiliza o sacro e apoia a região lombar da coluna vertebral.
Observe a relação entre seu corpo, os móveis e equipamentos
Considere como ideal à superfície de trabalho a altura entre 72 cm e 75 cm, para usuários de estatura alta, ou de 65 a 70 cm para os mais baixos. A cadeira precisa permitir que os pés possam permanecer levemente apoiados no chão, e que braços e cotovelos fiquem em posição a 90°, junto ao corpo, alinhados com a mesa e o teclado.
É fundamental que a parte superior da tela do monitor permaneça ao nível dos olhos. Caso você use um laptop, considere um suporte para garantir o distanciamento correto.
.
Considere ter uma mesa de altura regulável
Utilizar no seu escritório ergonômico uma mesa de altura regulável, também conhecida como sit-to-stand, facilita alternar entre a atuação sentada e em pé. Essa variação colabora para a circulação do sangue, evita a sonolência, a fadiga e as dores causadas pela permanência em uma mesma posição.
Há no mercado alguns modelos desse tipo, como a Ratio, da Herman Miller, com regulagem elétrica, e a Kitos, com ajuste mecânico e possibilidade de expansão para criar estações de trabalho.
Lembre-se de, quando em pé, também manter a parte superior do monitor ao nível dos olhos, e fique atento para que seus braços continuem alinhados ao nível do teclado.
É recomendável se levantar a cada hora e ficar em pé entre 5 e 20 minutos.
Além dessas orientações, ter um escritório ergonômico depende também de hábitos simples, que vão colaborar para um dia a dia saudável: levante-se periodicamente para esticar as pernas, descansar os olhos e relaxe durante pequenas pausas.
Conte com o mobiliário de design original, que é garantia de qualidade, eficiência, durabilidade e, especialmente, ergonomia combinada à estética. As soluções da Atec aliam tudo o que você precisa para criar esse espaço em casa. Confira nosso catálogo.