Buscar

Como escolher uma cadeira ergonômica

As cadeiras ergonômicas e os benefícios que elas oferecem aos seus usuários são fruto de um longo trajeto na história do design e contam sobre o momento em que se passou a explorar estudos intensos sobre o corpo, as formas como as pessoas se sentam e como deveriam se sentar.

A partir dos princípios da ergonomia, que observa a relação entre o ser humano e seu entorno, elas devem seguir padrões em prol da segurança e da saúde, buscando prevenir desconfortos, lesões e patologias crônicas.

A escolha da cadeira ergonômica adequada é um dos cuidados fundamentais para garantir bem-estar e produtividade, especialmente nas longas jornadas dos escritórios.

Não se deixe levar pela aparência

No mercado é possível encontrar modelos que chamam atenção pela sua estética agradável ou pelo conforto aparente. À primeira vista podem ser macios, prontos para enfrentar os desafios de manter uma postura saudável no dia a dia, mas não oferecem apoio correto ao corpo e geram tensões que prejudicam o alinhamento correto entre ossos e músculos, favorecendo a má postura e problemas na circulação.

Por isso, na hora de escolher a sua cadeira ergonômica, vá além da aparência e cheque as especificações necessárias.

Priorize o usuário

A escolha da cadeira ergonômica adequada deve considerar o usuário em primeiro lugar. Saber seu biotipo, tempo em que utilizará o móvel ao longo do dia e qual função será exercida são questões fundamentais para a decisão certa.

A altura, o peso e as necessidades ergonômicas de quem vai se sentar devem ser observados.

Há opções voltadas para jornadas prolongadas e outras com capacidade para atender a turnos curtos.

Também é fundamental considerar se outras pessoas utilizarão a cadeira e se ela é capaz de se adaptar aos diversos biotipos em relação à altura, profundidade e encosto.

 

Fique de olho nas especificações da NR17

As cadeiras ergonômicas devem estar em acordo com a NR17, norma que cuida da regulamentação para que parâmetros ligados ao mobiliário, aos equipamentos, à organização e condições de trabalho sejam cumpridos no dia a dia das empresas.

Confira abaixo alguns atributos básicos de uma cadeira ergonômica para atender aos postos no escritório:

-A largura (mínima de 40cm) e a profundidade (de 38cm a 45cm) devem acomodar o usuário com o máximo conforto possível;

-O assento precisa contar com inclinação para trás e ajustes simples de altura;

-Em áreas onde ocorra o contato com o corpo durante longos períodos deve haver estofamento e revestimento em material que permita a transpiração;

-Apoio de braços regulável, com 20 cm a 25 cm de altura a partir do assento;

-Encosto ou suporte lombar com encaixe das costas e proteção da coluna, para que o usuário não faça esforços ao se manter na postura correta;

-Encosto ajustável;

-Apoio em 5 pés, com rodízios que evitem deslocamentos involuntários e permitam movimento sem esforço;

-Base estofada em material com densidade entre 40 e 50 kg/m3, com pouca ou nenhuma deformação;

-Borda frontal arredondada;

-Altura regulável em relação ao chão, com ajuste entre 37 cm e 50 cm.

 

Invista em alta performance

Ergon Chair, a primeira cadeira ergonômica da Herman Miller, de 1976 com design de Bill Stumpf, co-criador de sua sucessora Aeron.
Cadeira Aeron, tida como referência mundial em ergonomia. Depois da Ergon, foi responsável por revolucionar o modo de sentar ao trabalhar.

Da revolucionária Ergon, primeira cadeira ergonômica do mercado, de 1976, à Aeron, ícone do design lançado em 1996 e atualizado em 2016, os estudos em prol da ergonomia e do bem-estar não param de avançar na Herman Miller.

A empresa norte-americana é reconhecida mundialmente como líder em design e conta com uma coleção de cadeiras de alta performance, que são fruto de décadas de pesquisa, experimentação e análise. Com 12 anos de garantia, os modelos são capazes de atender a diferentes necessidades.

A Atec é distribuidora certificada e a maior representante da marca no Brasil. Acesse aqui o catálogo.

 

Aproveite os benefícios

Ter uma cadeira de escritório ergonômica significa garantir:

-Mais conforto, em ajustes individuais, capazes de atender a todas as posições;

-Menores riscos de dores nas costas e lesões, por meio de encosto que acompanha as curvaturas naturais da coluna e inclinação que permite descanso sem esforço;

-Menores riscos de rigidez no pescoço e nos ombros, por meio de encosto capaz de suportar naturalmente o peso da cabeça;

-Menos pressão sobre os quadris, já que a profundidade adequada do assento evita que o corpo crie pressão na região glútea;

-Mobilidade, com rodízios que possibilitam o movimento ágil, sem que o usuário precise se levantar;

-Mais concentração e produtividade, graças à redução do cansaço e estresse para realizar as atividades.

Leve em consideração o período em que ficará sentado na cadeira e considere os ajustes que ela oferece.

Ao escolher a sua cadeira ergonômica, você também pode contar com a equipe especializada da Atec, disponível para oferecer as melhores soluções para o seu escritório. Visite as lojas físicas espalhadas pelo Brasil ou entre em contato via chat ou WhatsApp.

Posts relacionados

 Designers, estampas e tecidos

Embora pouco reconhecido, o papel das criações têxteis na história do design é fundamental. Alguns dos mais importantes criadores de mobiliário desenharam também estampas magníficas,…
Ler artigo

Uma revolução estética nascida da amizade

A Segunda Guerra acabara de chegar ao fim e uma empresa de mobiliário fundada na década anterior se aprontava para assumir uma posição assaz elevada…
Ler artigo

Uma colaboração de sucesso

Quando a Herman Miller fez o primeiro contato com o escritório de design Studio 7.5, o quarteto à frente da equipe - Carola Zwick, Roland…
Ler artigo

Comentários