Buscar

Cadeira gamer ou presidente? Qual é melhor?

Você já deve ter visto elas por aí, com suas formas inspiradas nos assentos dos carros esportivos ou com seu design sofisticado e ergonômico. O que há em comum entre as cadeiras gamer e presidente, respectivamente? Ambas foram projetadas considerando a demanda por conforto e desempenho para enfrentar longas jornadas.

Durante a pandemia, com a adoção do home office e do ensino à distância, ter no escritório uma cadeira que ofereça suporte ergonômico durante períodos prolongados passou a ser fundamental, colaborando para a popularização desses modelos. Mas qual é a melhor opção para o dia a dia? Confira abaixo.

Cadeiras gamer

As cadeiras gamer foram criadas para atender às necessidades dos jogadores de vídeo game, em especial os que atuam profissionalmente e passam horas treinando e competindo.

Em geral, elas costumam apostar nas cores e formas arrojadas, que remetem aos bancos dos automóveis esportivos. Os modelos de melhor desempenho têm características semelhantes às de algumas cadeiras de escritório, como ajustes para os braços, apoio para o pescoço e a lombar, encosto reclinável e base giratória. 

Algumas possuem componentes específicos, como iluminação em LED, sistema retrátil para suporte às pernas e mecanismo para acoplar acessórios de jogos, como volantes, por exemplo.

Cadeiras presidente

Com design sofisticado, as cadeiras presidente, nome popular para algumas cadeiras de alta performance, são símbolo de conforto e elegância. Caracterizadas pelo encosto elevado e regulagens múltiplas, elas foram projetadas para promover o bem-estar e a produtividade durante as longas jornadas dos executivos.

Os modelos de melhor desempenho possuem apoio para os braços, base giratória, e possibilitam ajustes diversos, como altura e profundidade do assento, além da inclinação do encosto.

O que levar em conta ao comprar a sua cadeira

Ao sentar-se por longos períodos, é comum distribuir o peso do corpo incorretamente, desrespeitando as curvaturas naturais da coluna, o que aumenta a pressão entre as vértebras e pode causar dores, lesões e distúrbios mais sérios.

A escolha da cadeira certa é um dos cuidados fundamentais para evitar a má postura e problemas com a circulação, colaborando para o bem-estar e a produtividade. Gamer ou presidente? Independentemente da escolha, é preciso estar atento a algumas informações:

-Não se deixe levar pelo conforto aparente. Há modelos que parecem macios, prontos para enfrentar os desafios de manter uma postura corporal saudável no dia a dia, mas não oferecem apoio correto à coluna. 

-Opte por uma versão adequada ao seu biotipo e que ofereça múltiplas regulagens. É importante que ela suporte seu peso e possibilite que os joelhos permaneçam dobrados a 90°, na altura do quadril, além dos pés apoiados no chão. Os braços e cotovelos também precisam se manter em posição a 90°, junto ao corpo, alinhados com a mesa e o teclado. O quadril deve encostar no fundo do assento.

-Não abra mão do apoio para os braços, assim você evita a tensão nessa região.

-Ter uma cadeira com encosto alto não é sinônimo de postura correta. Mais importante do que ter esse tipo de recurso é contar com um modelo que ofereça apoio completo à coluna. Afinal, a região da cervical é plenamente capaz de sustentar o peso da cabeça se toda a coluna estiver devidamente apoiada.

-Certifique-se de que o encosto respeite a curvatura natural da coluna e acomode a região da lombar. A estrutura deve ainda oferecer suporte estável à coluna, para mantê-la totalmente apoiada.

-Coloridas, com formas arrojadas, ou elegantes e sofisticadas. A escolha da cadeira deve ir além da estética para oferecer suporte completo durante longas jornadas.

-Assegure-se de que o modelo seja produzido em materiais resistentes, que facilitem a troca de calor e sejam fáceis de limpar.

 

Cadeiras de alto desempenho

Na hora de adquirir a sua cadeira, faça a escolha certa: as cadeiras de alto desempenho são garantia de qualidade, ergonomia e durabilidade. Das versões com múltiplas regulagens às que se ajustam automaticamente ao corpo do usuário, há diversas opções disponíveis no mercado.

A Herman Miller, marca que é referência mundial no segmento, oferece modelos para atender a diferentes necessidades, como a Cosm. Com design sofisticado e ergonômico, ela conta com o Intercept Suspension e o Auto-Harmonic Tilt. Sente-se e o autoajuste será imediato. 

A cadeira se adapta aos seus movimentos e à sua postura, oferecendo suporte dinâmico e completo, o que faz com que esteja sempre pronta para receber diferentes usuários nas estações de trabalho e salas de reunião.

Observe a relação entre seu corpo, os móveis e equipamentos

A escolha da cadeira adequada é um dos cuidados que colaboram para a redução de alguns riscos ergonômicos, e deve ser acompanhada de ações complementares, como a atenção aos demais móveis e equipamentos. É ideal, por exemplo, que a superfície de trabalho tenha altura entre 72 cm e 75 cm, para usuários mais altos, ou de 65 a 70 cm para os de estatura baixa.  

Manter a atenção sobre a postura, estabelecer pausas durante os períodos de trabalho, praticar atividades físicas e fortalecer a musculatura também são ações fundamentais.

— 

A Atec conta com uma equipe especializada para ajudar você na escolha da cadeira certa para a sua necessidade. Visite as lojas físicas espalhadas pelo Brasil ou entre em contato via chat ou WhatsApp. 

Posts relacionados

Uma colaboração de sucesso

Quando a Herman Miller fez o primeiro contato com o escritório de design Studio 7.5, o quarteto à frente da equipe - Carola Zwick, Roland…
Ler artigo

O jantar que mudou a história do design

Uma das parcerias mais produtivas da história do design teve início com um jantar entre dois homens, no restaurante do hotel Book-Cadillac, em Detroit, na…
Ler artigo

Alguns fragmentos da história em 5 peças de mobiliário

Além de ter sido um dos principais arquitetos do século XX, Eero Saarinen foi um designer de talento ímpar. Com a Womb, ele atendeu ao…
Ler artigo

Comentários