![Bill Stump](https://www.atec.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/08/001-1.png)
Melhorar, de forma significativa, a realidade das pessoas que trabalham muitas horas sentadas em uma cadeira de escritório foi o grande objetivo de Bill Stumpf, durante mais de trinta anos.
A partir do já avançado ponto alcançado por Charles e Ray Eames em termos de conforto e suporte lombar, Stumpf mobilizou múltiplas áreas de conhecimento para elevar a flexibilidade, o conforto térmico e a amplitude de apoio aos movimentos necessários em atividades de diálogo e diante de um computador.
![Charles e Ray Eames construindo a cadeira Eames Soft Pad](https://www.atec.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/08/002-1.png)
Associando-se à Herman Miller e a pesquisadores das melhores universidades norte-americanas, Bill Stumpf liderou, desde o início dos anos 1970, um desejo coletivo pela criação da melhor cadeira de escritório possível.
Duas cadeiras projetadas por ele, em parceria com a marca que já se estabelecera como a maior em design de mobiliário internacional, representaram avanços importantes: a Ergon, lançada em 1976, e a Equa, em 1984, já com a colaboração de Don Chadwick.
![Bill Stumpf na cadeira Ergon, com a cadeira Equa ao fundo](https://www.atec.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/08/003-1.png)
Estas cadeiras, no entanto, ainda eram estruturadas por um estofado espesso, que limitava a circulação sanguínea, o conforto térmico e a flexibilidade. Assim, no início dos anos 1990, Stumpf e Chadwick chegaram a uma brilhante inovação tecnológica, que permitiria uma evolução impressionante nestes três aspectos: a Pellicle.
![Estudos da membrana Pellicle da Aeron](https://www.atec.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/08/004-1.png)
Após múltiplos protótipos, já com sua icônica silhueta e a utilização da Pellicle, a dupla de designers e a Herman Miller lançaram a revolucionária Aeron, até hoje conhecida como a melhor cadeira de escritório do mundo. No mesmo ano de seu lançamento, ela foi a primeira aquisição para a coleção permanente de design do MoMA.
![Aeron no MoMa](https://www.atec.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/08/005-1.png)
Bill Stumpf definia o design como “um meio de sustentar criativamente as artes da vida diária em um mundo tecnológico”. Ele também considerava que o trabalho de um designer deveria ser fundamentado por uma postura ética.
![Don Chadwick e Bill Stumpf](https://www.atec.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/08/006-1.png)
O enorme sucesso da Aeron não interrompeu, portanto, a busca de Bill Stumpf pelo mais alto nível de ergonomia. Em parceria com o designer Jeff Weber, a Herman Miller, e uma grande equipe constituída por especialistas em saúde, ele desenvolveu a esplêndida Embody.
![Aeron Mineral e Embody Berry Blue](https://www.atec.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/08/007-1.png)