Buscar

Bill Stumpf e a centralidade da ergonomia

Bill Stump

Melhorar, de forma significativa, a realidade das pessoas que trabalham muitas horas sentadas em uma cadeira de escritório foi o grande objetivo de Bill Stumpf, durante mais de trinta anos.

A partir do já avançado ponto alcançado por Charles e Ray Eames em termos de conforto e suporte lombar, Stumpf mobilizou múltiplas áreas de conhecimento para elevar a flexibilidade, o conforto térmico e a amplitude de apoio aos movimentos necessários em atividades de diálogo e diante de um computador.

Charles e Ray Eames construindo a cadeira Eames Soft Pad

Associando-se à Herman Miller e a pesquisadores das melhores universidades norte-americanas, Bill Stumpf liderou, desde o início dos anos 1970, um desejo coletivo pela criação da melhor cadeira de escritório possível.

Duas cadeiras projetadas por ele, em parceria com a marca que já se estabelecera como a maior em design de mobiliário internacional, representaram avanços importantes: a Ergon, lançada em 1976, e a Equa, em 1984, já com a colaboração de Don Chadwick.

Bill Stumpf na cadeira Ergon, com a cadeira Equa ao fundo

Estas cadeiras, no entanto, ainda eram estruturadas por um estofado espesso, que limitava a circulação sanguínea, o conforto térmico e a flexibilidade. Assim, no início dos anos 1990, Stumpf e Chadwick chegaram a uma brilhante inovação tecnológica, que permitiria uma evolução impressionante nestes três aspectos: a Pellicle.

Estudos da membrana Pellicle da Aeron

Após múltiplos protótipos, já com sua icônica silhueta e a utilização da Pellicle, a dupla de designers e a Herman Miller lançaram a revolucionária Aeron, até hoje conhecida como a melhor cadeira de escritório do mundo. No mesmo ano de seu lançamento, ela foi a primeira aquisição para a coleção permanente de design do MoMA.

Aeron no MoMa

Bill Stumpf definia o design como “um meio de sustentar criativamente as artes da vida diária em um mundo tecnológico”. Ele também considerava que o trabalho de um designer deveria ser fundamentado por uma postura ética.

Don Chadwick e Bill Stumpf

O enorme sucesso da Aeron não interrompeu, portanto, a busca de Bill Stumpf pelo mais alto nível de ergonomia. Em parceria com o designer Jeff Weber, a Herman Miller, e uma grande equipe constituída por especialistas em saúde, ele desenvolveu a esplêndida Embody.

Aeron Mineral e Embody Berry Blue

Posts relacionados

 Designers, estampas e tecidos

Embora pouco reconhecido, o papel das criações têxteis na história do design é fundamental. Alguns dos mais importantes criadores de mobiliário desenharam também estampas magníficas,…
Ler artigo

Uma revolução estética nascida da amizade

A Segunda Guerra acabara de chegar ao fim e uma empresa de mobiliário fundada na década anterior se aprontava para assumir uma posição assaz elevada…
Ler artigo

Uma colaboração de sucesso

Quando a Herman Miller fez o primeiro contato com o escritório de design Studio 7.5, o quarteto à frente da equipe - Carola Zwick, Roland…
Ler artigo

Comentários