Buscar

Bill Stumpf e a centralidade da ergonomia

Bill Stump

Melhorar, de forma significativa, a realidade das pessoas que trabalham muitas horas sentadas em uma cadeira de escritório foi o grande objetivo de Bill Stumpf, durante mais de trinta anos.

A partir do já avançado ponto alcançado por Charles e Ray Eames em termos de conforto e suporte lombar, Stumpf mobilizou múltiplas áreas de conhecimento para elevar a flexibilidade, o conforto térmico e a amplitude de apoio aos movimentos necessários em atividades de diálogo e diante de um computador.

Charles e Ray Eames construindo a cadeira Eames Soft Pad

Associando-se à Herman Miller e a pesquisadores das melhores universidades norte-americanas, Bill Stumpf liderou, desde o início dos anos 1970, um desejo coletivo pela criação da melhor cadeira de escritório possível.

Duas cadeiras projetadas por ele, em parceria com a marca que já se estabelecera como a maior em design de mobiliário internacional, representaram avanços importantes: a Ergon, lançada em 1976, e a Equa, em 1984, já com a colaboração de Don Chadwick.

Bill Stumpf na cadeira Ergon, com a cadeira Equa ao fundo

Estas cadeiras, no entanto, ainda eram estruturadas por um estofado espesso, que limitava a circulação sanguínea, o conforto térmico e a flexibilidade. Assim, no início dos anos 1990, Stumpf e Chadwick chegaram a uma brilhante inovação tecnológica, que permitiria uma evolução impressionante nestes três aspectos: a Pellicle.

Estudos da membrana Pellicle da Aeron

Após múltiplos protótipos, já com sua icônica silhueta e a utilização da Pellicle, a dupla de designers e a Herman Miller lançaram a revolucionária Aeron, até hoje conhecida como a melhor cadeira de escritório do mundo. No mesmo ano de seu lançamento, ela foi a primeira aquisição para a coleção permanente de design do MoMA.

Aeron no MoMa

Bill Stumpf definia o design como “um meio de sustentar criativamente as artes da vida diária em um mundo tecnológico”. Ele também considerava que o trabalho de um designer deveria ser fundamentado por uma postura ética.

Don Chadwick e Bill Stumpf

O enorme sucesso da Aeron não interrompeu, portanto, a busca de Bill Stumpf pelo mais alto nível de ergonomia. Em parceria com o designer Jeff Weber, a Herman Miller, e uma grande equipe constituída por especialistas em saúde, ele desenvolveu a esplêndida Embody.

Aeron Mineral e Embody Berry Blue

Posts relacionados

A reflexão e a obra de Naoto Fukasawa

Conheça mais sobre o grande arquiteto, designer e artista contemporâneo. Localizado em um subúrbio tranquilo de Tóquio, o Naoto Fukasawa Atelier é uma das maiores…
Ler artigo

Florence Knoll e os ícones da Bauhaus

Um dos aspectos mais importantes do legado de Florence Knoll se construiu a partir de suas relações criativas com alguns dos maiores arquitetos e designers…
Ler artigo

O artista de múltiplos materiais

Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX,…
Ler artigo

Comentários