Buscar

10 dicas de ergonomia para um escritório confortável

1450485749678

A rotina de trabalho é longa e cansativa. São seis, oito ou até dez horas diárias em um escritório, o que requer, além de disposição, saúde e bem-estar para executar as atividades. Existem diversas maneiras de transformar o seu local de trabalho em um ambiente agradável, confortável e o mais importante: ergonômico. A diretora da Atec, Silvia Serber, é especialista em ergonomia e rolfing. Ela deu algumas dicas de ergonomia para transformar o seu escritório em um lugar aconchegante e que oferece, além de condições apropriadas de trabalho, descanso e saúde para o seu corpo. Veja a seguir:

1- Garanta uma iluminação geral no teto de média intensidade.

 

2- Crie a possibilidade de luz focal com luminárias de mesa.

 

3- Invista em materiais de acabamento que absorvam ruídos, como madeira, tecidos e carpete.

 

4- Sua superfície de trabalho deve ter de 72 a 75cm de altura. Se você for muito baixo(a), a altura da mesa pode ser menor. O ideal é que você consiga apoiar os pés no chão.

 

5- Para a cadeira, escolha uma adequada ao seu biotipo e que possibilite o apoio dos pés no chão, apoio lombar, regulagem de altura para os braços e profundidade do assento.

6- A importância de poder se espreguiçar, reclinar a cadeira para facilitar a circulação sanguínea das pernas, pede uma cadeira com mecanismo de relax com regulagem de tensão.

 

7- Se você trabalha por muitas horas, estudos recentes comprovam a importância de permanecer algumas horas em pé. Para isso, hoje existem as mesas que podem ser elevadas sem esforço para o trabalho em pé.

 

8- Se você utiliza um laptop, use um suporte para que a tela fique na altura de seus olhos. No caso de muitas horas de trabalho, o ideal é um monitor com tela grande.

 

9- Mantenha seu espaço de trabalho organizado e agradável. Lembre-se que é lá que você passa grande parte do seu dia.

 

10- Por último, lembre-se que o ser humano é um bípede e não um sentador. Levante-se de tempo em tempo e ande, beba água, olhe pela janela e alongue-se, para depois se concentrar novamente. Isso não é perda de tempo, é investimento em concentração e produtividade.

 

Augment_1

 

Essas dicas podem fazer grande diferença no seu local de trabalho. Cadeiras, iluminação e outros materiais de acabamento do escritório influenciam diretamente no seu rendimento profissional e na sua saúde. Experimente.

YouTube video

Posts relacionados

Florence Knoll e os ícones da Bauhaus

Um dos aspectos mais importantes do legado de Florence Knoll se construiu a partir de suas relações criativas com alguns dos maiores arquitetos e designers…
Ler artigo

O artista de múltiplos materiais

Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX,…
Ler artigo

Esplêndidos e modulares: os sofás contemporâneos

Por muito tempo, a modularidade foi associada, no design e na arquitetura, a um nível não tão alto de qualidade de materiais e elegância. No…
Ler artigo

Comentários