Buscar

Um lar do design original

Gravuras de Alfredo Volpi, Luiz Sacilotto, Tomie Ohtake e Hércules Barsotti, pinturas de Oscar Pereira da Silva e Heitor dos Prazeres dividem os espaços com peças de Charles e Ray Eames, Arne Jacobsen, Jasper Morrison e Eero Saarinen na casa de Silvia Serber, sócia fundadora da Atec Original Design. Ao longo dos anos, ela foi constituindo coleções de móveis, de arte, e de decoração, aproximando o artesanato brasileiro do design escandinavo, e peças de antiquário adquiridas em diversos locais do modernismo norte-americano de meados do século. “Gosto de misturar épocas e estilos, de uma forma que faça sentido para nós aqui no Brasil”, diz ela apontando para sua mesa de centro comprada em Minas Gerais, repleta de objetos trazidos de viagens pelo mundo.

Um par de poltronas Pot, de Arne Jacobsen, na cor laranja, está em uma das pontas da sala de estar de Silvia, de costas para um lindo jardim. Sentada em uma delas, a anfitriã acaricia a cabeça de Jorge, seu cachorro dachshund, enquanto conta histórias dos móveis em redor. A cadeira Aeron, de Bill Stumpf e Don Chadwick, foi uma das primeiras peças a ser trazida para a casa, no início da parceria da Atec com a Herman Miller. “Meus filhos ainda estavam na escola e dividiam um computador no qual estudavam e jogavam, e essa cadeira ergonômica foi muito bem-vinda”, diz ela. “Durante a pandemia, eu e meu marido fizemos muito uso dela também, trabalhando de casa”, completa.

João Figueira, fundador da Atec e marido de Silvia, faleceu no ano passado. Era ele quem mais utilizava a Eames Lounge, em sua leitura cotidiana de dois ou três jornais. “O João adorava essa poltrona”, diz ela, “ele ficava aí horas lendo e fazendo carinho no cachorro, era uma das atividades favoritas dele”. No mesmo espaço, um Eames Stool e uma mesa Eames Coffee realçam a relação entre o casal fundador da Atec e a lendária dupla de designers. Um sofá Goetz, tirado de linha pela Herman Miller, com a icônica estampa Dot Pattern criada por Ray, a reforça ainda mais.

Na entrada da casa, uma ampla credenza USM na cor vermelha anuncia a beleza das peças que ali se encontram. Logo adiante, uma luminária Concert de Jørn Utzon se eleva acima de uma belíssima mesa Saarinen, em torno da qual acontecem os jantares mais numerosos na casa de Silvia. “Adoro essa iluminação suave”, diz ela, apontando para a Concert. Outra luminária icônica, a Kaiser Idell de Christian Dell, ilumina sua copa na versão pendente, sua sala de estar na versão de piso, e seu quarto na versão de parede.

Antes mesmo da parceria da Atec com a Magis, Silvia e João já tinham as revolucionárias Air Chair, de Jasper Morrison, na cor verde. Estas cadeiras multiuso dão um ar de modernidade à belíssima copa da casa. Empilháveis, e de fácil transporte, elas são levadas para lá e para cá conforme a necessidade. Outro conjunto de cadeiras da marca italiana, e outra criação de Morrison, Plato, é utilizado na área externa, em torno de uma magnífica mesa Eames.

No cômodo que funciona como escritório e sala de televisão, uma escrivaninha Airia veio se juntar à Aeron alguns anos atrás. Design de Ayako Takase e Cutter Hutton, do estúdio Observatory, esta peça da Herman Miller tem a elegância dos clássicos da marca, e múltiplos recursos de uma mesa de trabalho atual. Com gerenciamento integrado de cabos e gaveta acoplada à borda de madeira, ela permite a Silvia uma organização que ela desejou por muito tempo. “É uma escrivaninha muito elegante e boa de usar, sou apaixonada por ela”, diz a empresária.

Posts relacionados

A reflexão e a obra de Naoto Fukasawa

Conheça mais sobre o grande arquiteto, designer e artista contemporâneo. Localizado em um subúrbio tranquilo de Tóquio, o Naoto Fukasawa Atelier é uma das maiores…
Ler artigo

Florence Knoll e os ícones da Bauhaus

Um dos aspectos mais importantes do legado de Florence Knoll se construiu a partir de suas relações criativas com alguns dos maiores arquitetos e designers…
Ler artigo

O artista de múltiplos materiais

Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX,…
Ler artigo

Comentários