O ano de 2021 está só começando, mas suas tendências de design já podem ser percebidas e estão tomando conta dos mais diversos tipos de projetos arquitetônicos.
A busca pela sustentabilidade, aliada à exaltação das peças únicas, está guiando novos conceitos de interiores.
Com isso, locais cada vez mais modernos, aconchegantes, funcionais e cheios de personalidade estão ganhando espaço, pautados principalmente na usabilidade e no bem-estar das pessoas.
A seguir, confira um breve resumo das principais tendências de design que prometem transformar a sua relação com os ambientes ao longo de 2021!
Quais são as tendências de design de interiores para 2021?
Entre as tendências de design que devem ditar a composição dos projetos de interiores em 2021, destacam-se:
Móveis minimalistas
A máxima “menos é mais” deve ganhar ainda mais força em 2021, com móveis e itens decorativos em excesso (ou desnecessários) sendo deixados cada vez mais de lado.
Assim, a ideia é que apenas o mobiliário considerado essencial seja utilizado, em uma lógica de organização alinhada às necessidades cotidianas dos usuários.
Com isso, a ideia é que o uso diário do mobiliário ganhe ainda mais relevância, fazendo com que a durabilidade das peças seja uma das prioridades em sua escolha.
Uma boa alternativa para quem deseja aderir aos móveis minimalistas é renovar os ambientes periodicamente, observando quais são os objetos de maior uso no dia a dia e qual a quantidade ideal de itens para um ambiente mais sóbrio e funcional.
Peças de destaque
Se o minimalismo citado acima é capaz de criar ambientes menos carregados e livres de excessos, então o valor da decoração deve estar nos detalhes!
Dessa maneira, a maior tendência de design decorativo está nas peças menores e de design atemporal, capazes de dar um toque de sofisticação e elevar o padrão dos ambientes diante das composições mais claras, monocromáticas e espaçosas.
Nesse contexto, o design escandinavo reforça a sua popularidade, já que preza por um arranjo minimalista e com cores neutras, que fazem destaque com peças menores, de qualidade e que prezam pela sustentabilidade.
Móveis multiuso
Por falar em ambientes com uma melhor circulação e funcionalidade, um dos grandes destaques está nos móveis multiuso.
Por meio de peças retráteis ou dobráveis, como a Tray Table, que vira uma bandeja, os espaços podem ganhar diferentes funções e até mesmo integrar-se para atender a diferentes necessidades de uso.
Além de prático, esse tipo de mobília também reforça o minimalismo, a priorização das peças únicas e a própria sustentabilidade, já que substitui o excesso de móveis por elementos pontuais e mais úteis para as rotinas de cada local.
Paleta monocromática
Todas as tendências de design mencionadas até aqui devem se apoiar em uma lógica de coloração: as paletas monocromáticas.
Ou seja, a harmonia entre os tons monocromáticos e a cor branca deverá contribuir para que os ambientes sejam ainda mais distintos e práticos.
Ambientes com estrutura industrial
Para sobressair os móveis minimalistas e as peças em destaque próprias do estilo escandinavo, o design industrial também ganha relevância especial.
Por meio de aspectos próprios desse conceito, como encanamentos aparentes ou tijolos à vista, por exemplo, é possível criar pontos de destaque com mais personalidade, mas sem abrir mão da simplicidade nos interiores.
Ambientes multifuncionais
Seria impossível mencionar os móveis multiuso e o foco no minimalismo sem tratar também sobre os ambientes multifuncionais.
Graças à criação de espaços amplos e abertos, junto com um mobiliário e decoração mais pontual, é possível delimitar cada local sem separá-los necessariamente.
Por exemplo, a cozinha e a sala de jantar podem ser conectadas, assim como a sala de estar e a sacada, mas sem que nenhum espaço perca sua função própria.
Já com os móveis multiuso, é possível valorizar ainda mais a utilização de cada ambiente, voltando cada funcionalidade às suas demandas momentâneas, mas sem abrir mão da amplitude e da integração.
Sustentabilidade + tecnologia
Para finalizar as tendências de design de 2021, voltamos à sustentabilidade e reforçamos o seu valor junto à tecnologia!
Em termos de décor, o design biofílico merece destaque especial, em que elementos da natureza ganham os interiores para reforçar a qualidade de vida e a conexão com a natureza.
O uso de plantas, diferentes texturas e a valorização da luz natural conferem mais bem-estar aos usuários, assim como os mobiliários recicláveis e reutilizáveis reforçam o seu compromisso sustentável.
Junto disso, os recursos tecnológicos dão novo sentido à economia no consumo de recursos como luz, água e gás, por meio de casas inteligentes que também conferem mais praticidade para as rotinas das pessoas.