Buscar

Conheça a história e os motivos para investir em objetos dinamarqueses

Os objetos dinamarqueses carregam consigo uma história repleta de tradição e nostalgia.

Eles são inspirados nas peças que os pais antigamente confeccionavam para as crianças na Dinamarca, que era um país rural, de inverno rigoroso e marcado pela dificuldade na aquisição de produtos manufaturados.

Assim, as famílias faziam brinquedos de madeira para os filhos, que hoje inspiram produtos desenhados por designers e produzidos industrialmente por marcas como Lucie Kaas, Kay Bojensen e Architect Made.

Essas empresas mantêm vivos os sentimentos que carregam os objetos dinamarqueses, contribuindo para que eles perdurem como uma tendência em decoração.

A ideia é aliar formas clássicas e madeira de alta qualidade para criar peças únicas, de design original e com durabilidade para acompanhar as pessoas ao longo de suas vidas.

O valor desses objetos está principalmente nos detalhes, em que a simplicidade e a valorização dos recursos naturais disponíveis  exaltam o quão pessoais e convidativos os ambientes podem ser.

Abaixo, destacamos alguns motivos que reforçam o porquê vale a pena investir em objetos dinamarqueses como esses.

objetos dinamarqueses ursos
As peças de design dinamarquesas se inspiram nos desenhos talhados em madeira que eram, originalmente, dados às crianças do país.

 

Por que investir em objetos dinamarqueses para decoração?

A Dinamarca é considerada um dos países mais felizes do mundo, e esse estilo traduz exatamente aquilo que os dinamarqueses prezam dentro de seus lares.

A cultura dinamarquesa valoriza os recursos naturais e promove a sustentabilidade por meio de seus bens, objetos e produtos.

Assim, além de prezar pelos materiais que estão à disposição e são abundantes, os objetos dinamarqueses também são peças de alta qualidade e que duram a vida toda.

Em seu design, a ideia é exaltar as tradições escandinavas, por meio de produtos que acima tudo promovem mais aconchego, conforto e acolhimento. 

Ao investir nesse tipo de item decorativo, você pode desfrutar de benefícios como:

 

Conte com um design original

Como mencionamos logo na introdução, as marcas que atualmente produzem objetos dinamarqueses prezam sempre por um design original, de alta qualidade e que valoriza a personalidade das pessoas. Isso significa que beleza e aconchego se unem à qualidade e criatividade para proporcionar peças tão únicas quanto você merece.

 

Celebre outras culturas

Quando falamos de marcas como Lucie Kaas e Architectmade, elas também criam objetos dinamarqueses baseados em outras culturas e ícones famosos, seja da música, da moda ou da cultura pop. Assim, mais que celebrar as tradições da Dinamarca, eles proporcionam uma visão mais moderna, globalizada e alinhada a tudo aquilo o que as pessoas admiram.

 

Valorize o aconchego

Todos sabem que a madeira é um material capaz de despertar sentimentos de bem-estar e de aconchego. Somada aos valores escandinavos, essa característica faz com que um simples objeto de decoração se transforme em um elemento único, que pode transformar as sensações de um ambiente e de elevar seu acolhimento.

 

Exalte a personalidade

Muito além de valorizar os gostos das pessoas por meio de suas peças, os objetos dinamarqueses também agregam mais personalidade aos ambientes, tornando cada espaço único, mais pessoal e alinhado aos valores que tornam o conceito tão especial!

 

Quem foi Kay Bojesen e qual sua relação com os objetos dinamarqueses?

Lembra quando mencionamos os modelos de Kay Bojesen, que hoje são produzidos em escala industrial? Seria impossível falar de objetos dinamarqueses sem mencioná-los!

Kay Bojesen foi um ourives e designer que se tornou famoso em todo o mundo por dar vida à madeira através de brinquedos repletos de personalidade e alma criativa.

Trata-se de um dos artesãos mais prolíficos da Dinamarca no século XX, que teve mais de 2.000 criações em seu nome.

Quando teve seu filho Otto, em 1919, Bojesen criou um fascínio pelo universo infantil. A partir disso, ele reviveu as memórias de sua própria infância, quando seu pai elaborava figuras de madeira para incentivar sua criatividade e imaginação.

Na década de 1930, seu ideal de um design leve e sensível ao toque ganhou ainda mais relevância nos objetos dinamarqueses de madeira, por meio de brinquedos imaginativos, sólidos e inspiradores.  

Kay Bojesen morreu aos 72 anos, mas deixou uma herança que perdura até hoje em suas criações.

Atualmente, seus produtos são recriados com base nos desenhos originais, que respeitam os rígidos padrões do designer em termos de materiais e qualidade artesanal.  

Se você ficou interessado nos objetos dinamarqueses e quer investir nas melhores opções disponíveis no mercado, não deixe de conferir o catálogo da Atec na área. Basta clicar aqui para ver nossa linha completa. 

Posts relacionados

Uma colaboração de sucesso

Quando a Herman Miller fez o primeiro contato com o escritório de design Studio 7.5, o quarteto à frente da equipe - Carola Zwick, Roland…
Ler artigo

O jantar que mudou a história do design

Uma das parcerias mais produtivas da história do design teve início com um jantar entre dois homens, no restaurante do hotel Book-Cadillac, em Detroit, na…
Ler artigo

Alguns fragmentos da história em 5 peças de mobiliário

Além de ter sido um dos principais arquitetos do século XX, Eero Saarinen foi um designer de talento ímpar. Com a Womb, ele atendeu ao…
Ler artigo

Comentários