Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX, ele trabalhou em múltiplas áreas de criação artística, e foi um inovador em todas elas.
Tendo vivido grande parte de sua infância e adolescência no Japão, e depois morado por longos períodos na Europa, antes de estabelecer-se de novo nos Estados Unidos, de onde partiria com frequência para realizar projetos em outros países, Noguchi afirmava ser uma pessoa “de todo o mundo”.
Em Paris, Noguchi conheceu o trabalho de Constantin Brancusi a partir de uma exposição deste, organizada por Marcel Duchamp, em 1926. No ano seguinte, ele se tornou assistente do artista romeno-francês, cujas obras artísticas já alcançavam repercussão internacional.
Com Brancusi, Noguchi foi aprendendo a encontrar formas a partir do trabalho com a madeira, a pedra e o metal que o permitiram expressar a centralidade da natureza na vida, e seu diálogo ininterrupto com a criatividade humana.
Amizades com artistas de múltiplas áreas, como a coreógrafa Martha Graham, o escultor e pintor Alexander Calder, e o arquiteto Buckminster Fuller, foram abrindo à Noguchi espaço para realizações em colaboração com organizações de prestígio internacional.
Em 1947, George Nelson, que começava a liderar o processo de transformação que elevaria a Herman Miller ao mais alto nível no design de mobiliário internacional, convidou Noguchi a contribuir para o novo catálogo da marca norte-americana com uma mesa de centro.
O resultado, a Noguchi Coffee Table, talvez seja a mais magnífica peça nesta categoria de mobiliário.
Isamu Noguchi também realizou projetos formidáveis em uma área criativa menos conhecida: os parques infantis arquitetônicos.
Localizado no Queens, o esplêndido The Noguchi Museum apresenta, em uma coleção permanente e exposições temporárias, a extensa obra de Isamu Noguchi, constituída por esculturas, peças de mobiliário, jardins, projetos arquitetônicos e desenhos.