Buscar

7 dicas de como escolher bons móveis para área externa

Saber optar por bons móveis para área externa é o primeiro passo para criar ambientes ao ar livre que sejam mais aconchegantes, funcionais, acolhedores e duradouros.

Com a crescente tendência de integração de espaços, a varanda e a sala de estar, por exemplo, podem funcionar de maneira conjunta nas residências, assim como o jardim e o salão de festas, a churrasqueira interna e a piscina, assim por diante.

Nesse contexto, os móveis para área externa ganham uma função ainda mais importante, já que devem funcionar com harmonia junto à decoração do restante da casa ou do apartamento.

O cuidado na escolha desse tipo de mobiliário também é reforçado por conta das intempéries.

Ou seja, é preciso ser minucioso para priorizar os produtos que sejam resistentes à ação do sol e da chuva.

E você, está em dúvidas quanto aos melhores móveis para a área externa do seu lar? Então confira a seguir as nossas melhores dicas sobre o assunto!

 

Quais as melhores dicas na escolha de móveis para área externa?

Como mencionamos anteriormente, uma das melhores pedidas para os ambientes externos é seguir a tendência de integração, fazendo com que seu uso possa ser simultâneo ao dos espaços internos.

Além disso, resistência e durabilidade são fundamentais, assim como um mobiliário confortável, com alto padrão de design e que seja alinhado aos seus gostos e personalidade!

Para priorizar esses pontos e não errar na escolha dos seus móveis para área externa, procure seguir as seguintes dicas:

 

1.   Priorize a resistência

Um dos pontos mais importantes em relação aos móveis para área externa é que eles estarão sujeitos à ação do vento, da chuva e dos raios solares.

Por isso, é indispensável investir em opções feitas com materiais resistentes, como fibras sintéticas, acrílico, alumínio ou até plástico.

No caso do ferro, ele só é recomendado com tratamento contra a ferrugem. No mesmo sentido, a madeira só é adequada caso seja impermeabilizada.

Frente a essa necessidade, uma de nossas melhores recomendações é a Bell Chair, feita em material patenteado de polipropileno reciclado.  

Além da qualidade, o insumo é extremamente sustentável, já que é obtido a partir dos resíduos gerados pela própria produção de móveis da fabricante Magis e da indústria automobilística local.

Bell Chair na área externa
Ideal para espaços externos, a Bell Chair é feita de polipropileno reciclado e pode se adaptar a diferentes estilos.

 

2.   Só use tecidos impermeabilizados

Outra questão ligada à chuva é a impermeabilização dos tecidos. Afinal, quando estão ao ar livre, eles podem encharcar e impossibilitar sua utilização.

Assim, opções como o veludo e a seda devem ser descartadas, dando lugar aos tecidos sintéticos.

Nesse sentido, uma boa dica de móvel é a Poltrona Piña, que oferece assento e encosto em poliuretano expandido com capa removível em tecido (Kvadrat “Star” e “Steelcut 2”) ou couro (também impermeável).

Como se não bastasse, seus pés de aço maciço e corpo do assento em barra de aço pintado a pó de poliéster conferem ainda mais durabilidade ao modelo.

Poltrona Piña
Feita para acolher quem a utiliza, a Poltrona Piña é ideal para ambientes externos.

 

3.   Não abra mão do conforto

Por mais que seu uso seja menos recorrente, os móveis para área externa também precisam prezar por questões como conforto e ergonomia.

Quando levamos em consideração que eles são utilizados justamente para momentos de relaxamento, esse cuidado se torna ainda mais importante.

Quase sempre esse tipo de cuidado é associado às cadeiras e poltronas, mas ele também pode ir além.

Com mesas de canto versáteis, como é o caso da Eames Wire-Base, você pode ter tudo o que precisa à mão, de forma prática e adaptável às suas diferentes necessidades no espaço, tornando o conforto garantido.

 

4.   Note a funcionalidade, mas sem perder o estilo

Por falar em atender às suas demandas com mais conforto, nunca abra mão de um mobiliário funcional e que realmente contribua para que o espaço seja eficiente durante o seu uso.

Porém, isso não significa que você precisa abrir mão da elegância. Muito pelo contrário: os melhores móveis para área externa são aqueles que aliam design, estética e funcionalidade para proporcionar toda a qualidade que os ambientes precisam.

Assim, além das mesas laterais, invista em bancadas grandes e charmosas, boas cadeiras, espreguiçadeiras, chaises (como abordaremos adiante), e outras opções semelhantes.

Para dar mais personalidade à sua área externa, não poderíamos deixar de mencionar o modelo Folly, que conta com um design orgânico e artístico capaz de enriquecer o ambiente, mas que também é um confortável assento.  

 

5.   Chaises, espreguiçadeiras, bancos e pufes são ótimas opções

Conforme citamos logo acima, opções como chaises, espreguiçadeiras, bancos e pufes são ótimos para relaxar, comportar mais pessoas na área externa e ainda dar aquele toque especial no visual do ambiente.

A melhor dica é apostar na fluidez das formas arredondadas, agregando mais requinte para toda a composição.

Um produto diferente para valorizar esse tipo de escolha é o Spun, um assento que se assemelha a uma escultura, que permite que as pessoas sentem-se confortavelmente e o girem em 360 graus. 

Além do design lúdico e inusitado, ele é resistente ao sol e à chuva. Moldado em polietileno, ele conta com uma forma escultural e proporciona mais aconchego e modernidade aos espaços.

Spun
Ideal para proporcionar um pouco de diversão ao ambiente, a Spun serve como assento, ao mesmo tempo que se parece com uma escultura e pode girar 360º

 

6.   Procure por móveis fáceis de limpar

Lembre-se de que móveis para área externa são mais sujeitos às sujeiras e intempéries, e o ideal é ter mais praticidade sempre que você precisar limpá-los.

Uma boa alternativa são os móveis de fácil manutenção, que oferecem uma superfície resistente e de higienização descomplicada.

Esse é o caso da inovadora cadeira de balanço Voido, produzida em polietileno moldado rotacional com diferentes acabamentos.

Além da facilidade para limpar, ela conta com formas harmônicas que seguem as do corpo humano, proporcionando máximo conforto e personalidade para que seja utilizada até como uma escultura no seu ambiente externo.

área externa com cadeira Voido
Voido é uma linha de cadeiras de balanço inovadoras que, além de proporcionarem conforto e estilo, também são fáceis de limpar

 

  1.   Atente-se ao tamanho dos móveis

Por fim, tenha em mente que espaços harmônicos e bonitos precisam ter um mobiliário proporcional ao seu tamanho, que permita uma melhor usabilidade e circulação de pessoas.

Como móveis muito grandes passam a sensação de que o espaço é menor, o ideal é optar por elementos que sejam ao mesmo tempo leves, sofisticados e robustos.

Assim é a mesa First, que também oferece uma superfície versátil e prática, além da opção de acabamento laminado HPL para uso externo.

First Table na área externa
Leve e sofisticada, a First Table é ideal para espaços externos por sua praticidade

Gostou das nossas dicas sobre móveis para área externa? A Atec é especialista no assunto e representa as principais marcas do design mundial, para que você tenha todo o conforto, resistência e funcionalidade que precisa! Clique aqui e conheça todas as nossas opções. 

Posts relacionados

Florence Knoll e os ícones da Bauhaus

Um dos aspectos mais importantes do legado de Florence Knoll se construiu a partir de suas relações criativas com alguns dos maiores arquitetos e designers…
Ler artigo

O artista de múltiplos materiais

Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX,…
Ler artigo

Esplêndidos e modulares: os sofás contemporâneos

Por muito tempo, a modularidade foi associada, no design e na arquitetura, a um nível não tão alto de qualidade de materiais e elegância. No…
Ler artigo

Comentários

Fale com um especialista