Buscar

De que forma móveis multifuncionais impactam os ambientes?

Os móveis multifuncionais são soluções que estão se tornando cada vez mais populares nos ambientes corporativos e residenciais. De design inovador e alto padrão de usabilidade, esse tipo de mobiliário procura atender às novas demandas de moradia e de trabalho, tornando-as muito mais dinâmicas, práticas e voltadas a um melhor aproveitamento dos espaços e de suas funções.

Quer entender melhor o conceito e como ele já influencia diferentes tipos de projetos? Saiba mais a seguir.

 

Afinal: o que são móveis multifuncionais?

Móveis multifuncionais - USM
Como o próprio nome sugere, móveis multifuncionais são itens de mobiliário que reúnem mais de uma função em uma única peça.

Por conta dessa característica, eles são especialmente recomendados para os novos padrões priorizados no mercado, que prezam por locais compactos ou de ambientes compartilhados.

Ou seja, a multifuncionalidade pode ser explorada tanto em moradias e escritórios contemporâneos, que prezam por ambientes enxutos e práticos. Quando utilizados em cômodos, são  aplicados em conjunto e assumem mais de uma função.

Os exemplos de móveis multifuncionais são muitos, e podem incluir:

  • Banquetas que viram mesas de apoio;
  • Mesas que assumem diferentes composições;
  • Armários com dobras que viram mesas, e assim por diante.

Inclusive, novas tecnologias têm sido integradas a esse tipo de produto, como:

  • Tomadas embutidas em escrivaninhas;
  • Portas USB em luminárias de estações de trabalho;
  • Poltronas com espaço para posicionar dispositivos, etc.
Mesa Haller da USM
Na imagem, o detalhe da mesa Haller da USM com entradas de USB de energia, para facilitar o usuário.

De que forma esses móveis impactam casas e escritórios?

Como citamos acima, os móveis multifuncionais influenciam principalmente os apartamentos pequenos e estúdios, que otimizam suas funcionalidades para o melhor aproveitamento do metro quadrado, além dos conceitos abertos.

No caso dos espaços abertos, eles podem se referir às salas de jantar integradas com a cozinha, sala de estar unificada com a sacada, cozinha junto com a área de serviço, entre outros exemplos semelhantes.

Não importa qual seja a situação, os móveis multifuncionais permitem que cada ambiente ganhe novas possibilidades e possa sanar as necessidades a que se propõe a atender. Contudo, em todos os casos, é fundamental compreender as demandas dos usuários e determinar como a multifuncionalidade melhor atenderá aos seus hábitos e rotinas.

Isso porque, uma mesa retrátil pode ser uma excelente solução para a sala de um estúdio compartilhado por um casal, por exemplo. Porém, já uma escrivaninha dobrável pode não ser interessante para alguém que trabalha somente em home office e que fica horas a fio sobre ela.

O ideal é ter equilíbrio e determinar, simultaneamente, como os móveis multifuncionais podem agregar valor ao ambiente, melhorar seu desempenho espacial e favorecer o uso das pessoas. Para facilitar esse entendimento, elencamos alguns exemplos desse tipo de mobília e suas principais aplicações:

Exemplo de móveis multifuncionais

  • Little Friend: mesa portátil icônica da Fritz Hansen, que é multifuncional, flexível, minimalista e perfeita para o universo corporativo e residencial, seja para apoiar o café da manhã na cama ou o notebook em uma sala de reunião;
  • Revolver: banqueta decorativa e funcional, adequada para uma enorme gama de ambientes públicos e privados, com assento e apoio que giram em 360 graus, de forma fina e ligeiramente côncava;
  • PK54: mesa de design original que pode ter seu diâmetro aumentado em 70 centímetros com a inserção de sua exclusiva extensão de madeira, que faz o tampo de pedra mudar sua aparência e função em uma bela adição visual;
  • Big Will: mesa multifuncional, seus pés contam com rodas para que ela seja utilizada em diferentes ambientes. Além disso, seu tampo pode ser extensível;
  • Tray Table: peça altamente adaptável, que conta com uma bandeja superior que pode ser usada para transportar itens ou ser posicionada sob a base para compor uma mesa;
  • USM Kitos: mesas modulares capazes de se adaptar a diferentes composições, desde uma mesa simples para conferências, até estações complexas de trabalho individual, além de possuir regulagem de altura;
  • Eames Molded Plywood Folding Screen: divisória dobrável que permite adaptar a organização dos ambientes, que alia linhas leves e esculturais de madeira a uma funcionalidade prática, portátil e dobrável.
USM Kitos
Na imagem, a mesa USM Kitos, a única mesa com ajustes de altura e ângulo para tornar as estações de trabalho mais completas.

Quer ter acesso aos exemplos que mencionamos ao longo do artigo? A Atec representa as principais marcas do design mundial e oferece essas e outras soluções em seu catálogo. Clique aqui para conferir nossos produtos.

Visite um de nossos showrooms ou entre em contato para uma consultoria gratuita junto a nossos especialistas. Não se esqueça também de compartilhar o conteúdo com os seus amigos! 

Posts relacionados

Florence Knoll e os ícones da Bauhaus

Um dos aspectos mais importantes do legado de Florence Knoll se construiu a partir de suas relações criativas com alguns dos maiores arquitetos e designers…
Ler artigo

O artista de múltiplos materiais

Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX,…
Ler artigo

Esplêndidos e modulares: os sofás contemporâneos

Por muito tempo, a modularidade foi associada, no design e na arquitetura, a um nível não tão alto de qualidade de materiais e elegância. No…
Ler artigo

Comentários