Seria impossível falar sobre as principais tendências de design da atualidade sem mencionar a marca Magis.
De origem italiana, a empresa carrega uma essência única, que alia uma gestão familiar a uma companhia de abrangência internacional, e um escopo regional de trabalho à colaboração com os maiores criadores mundiais.
Ficou curioso? Confira a seguir a história do design Magis, os conceitos que guiam a marca e algumas das premiações que reforçam seu protagonismo no segmento mobiliário.
Magis: um design diferenciado da Itália para o mundo
A Magis foi criada em 1976 pelo empresário Eugenio Perazza, que tinha como finalidade promover um design moderno em um espaço com liberdade para inovar e explorar.
Essa visão está diretamente alinhada à região em que a empresa foi fundada, que é chamada de Motta di Livenza, e fica no nordeste da Itália, em Vêneto.
Ao longo de séculos, esse local sempre se destacou pelo comércio ativo e pela criatividade presente em seu artesanato.
Com base nesse histórico, a Magis se propôs a criar produtos que aliassem design, arte e inovação, dando mais beleza, funcionalidade e autenticidade aos consumidores. Para representar esse valor, o nome da marca vem do latim, e significa “mais que”. Ou seja, a ideia é sempre entregar mais do que o esperado ou do que seria comum para um mobiliário.
Ao apresentar novas interpretações de design, explorar novos materiais e investir em tecnologia, a empresa alcançou seu lugar entre as mais influentes do mundo em seu segmento.
Em 1996, Eugenio passou a ter o apoio de seus familiares Alberto Perazza e Barbara Minetto na gestão da Magis. Assim, mesmo com alcance e sucesso internacional, o negócio continuou preservando seus valores familiares, com uma atuação baseada na lealdade e no senso de comunidade.
Outro marco importante foi a mudança da sede em 2010, que passou a ser em Torre di Mosto, em um terreno de 98.000 m² para abrigar seus escritórios, logística e montagem.
No local, o público pode realizar visitas para conhecer os produtos mais icônicos da marca, explorar sua história e tudo aquilo que ela representa com o seu design atemporal e contemporâneo.
40 anos depois da fundação, Alberto Perazza se tornou CEO da Magis, e mantém até hoje viva a missão de preservar a empresa enquanto um símbolo progressista do segmento mobiliário.
“Não apenas móveis bonitos e funcionais, mas com um forte conceito incorporado”
A proposta da Magis para dar vida aos seus conceitos é compartilhar suas ideias com os maiores nomes do design internacional e trabalhar ao lado deles até que os produtos ganhem vida.
Seja com os designers ou com fabricantes independentes, a marca procura envolver seus parceiros em todos os projetos, em que seu time próprio de criação atua lado a lado com os profissionais para prestar supervisão e auxílio.
Dessa maneira, as mentes que trabalham em cada novo produto podem ter mais liberdade para criar, de forma que um mesmo projeto pode tomar caminhos totalmente diferentes daqueles idealizados em sua concepção.
As principais inspirações da Magis vêm do patrimônio arquitetônico da Itália, de estudos feitos junto à indústria e do seu próprio catálogo, em que necessidades e demandas ainda não entregues aos consumidores são analisadas e se transformam em novos conceitos criativos.
Além disso, o investimento em novas tecnologias é constante, assim como a combinação inusitada de diferentes materiais e de métodos de modelagem, como as fabricações por injeção a gás que guiaram linhas completas de assentos e poltronas.
Apesar do escopo global e da busca constante por designers e parceiros de renome mundial, a marca faz questão de valorizar suas raízes em Vêneto, trabalhando com parceiros próximos geograficamente da empresa e que compartilham de seus valores.
Seguindo essa linha, quase todos os fornecedores da Magis são italianos, o que reforça seu senso comunitário, otimiza sua logística e minimiza os impactos ambientais de sua cadeia de produção.
Nesse sentido, o compromisso com a sustentabilidade é muito forte na empresa, e é refletido na priorização de materiais duráveis, estética atemporal e excelente acabamento, que são características que fazem com que os produtos dificilmente sejam descartados. Décadas de pesquisa com alternativas ao plástico também tornam seus itens recicláveis e até biodegradáveis.
Reconhecimento internacional
Todos os detalhes que mencionamos até aqui fazem da Magis uma referência absoluta na criação de itens de mobiliário ao redor do mundo.
Não por acaso, a empresa acumula uma vasta gama de premiações por conta de suas criações mais célebres, que incluem marcos como:
- Compasso d’Oro (Cadeira Steelwood), 2011, 2008;
- Prêmio Designpreis der Bundesrepublik, Deutschland (Cadeira First), 2009;
- Prêmio ICFF Editors Awards/categoria assentos (Cadeira Steelwood), 2008;
- Prêmio ICFF Editors Body of Work Awards, 2004;
- Nomeados para o prêmio 100% Design/ Blueprint Award, Londres (Cadeira Chair One), 2003;
- Prêmio Blueprint 100% Design Awards/Manufacturer, Londres (Cadeira Air), 2000.
Se você quer explorar esses verdadeiros ícones da história do design, não deixe de priorizar os fornecedores oficiais da marca.
Afinal, só assim você pode se certificar de que está levando um produto legítimo para a sua casa ou sua empresa, e ainda desfrutar das facilidades e garantias de pós-venda que apenas os melhores representantes podem oferecer.
A Atec é a parceira oficial da marca no Brasil e conta com sua linha completa no catálogo, com opções de mobiliário colaborativo, mesas, cadeiras, sofás, poltronas, bancos, banquetas, armários, estantes, lounges, outdoor, acessórios e muito mais.
Clique aqui para conferir todas as nossas opções disponíveis e aproveite você também o universo de possibilidades que só a Magis e a Atec podem lhe proporcionar.