Eero Saarinen e Charles Eames, que se tornariam dois dos principais arquitetos e designers de mobiliário da história mundial, ainda eram pouco conhecidos quando participaram juntos, em 1941, de uma exposição coletiva no MoMA, de Nova York.
Com o nome Design orgânico de mobiliário residencial, a exposição apresentou as melhores peças de um concurso de design de mobiliário, luminárias e tecidos.
Charles e Eero levaram o primeiro prêmio, com uma criação na qual colocavam pela primeira vez em prática o conhecimento que estavam desenvolvendo em experimentações com a utilização de madeira laminada no design de cadeiras.
Naquele mesmo ano, seria celebrado o casamento de Charles e Ray Eames, que haviam se conhecido, assim como a Eero, na Cranbrook Academy of Art.
Ray foi a criadora do material gráfico da exposição do MoMA, e esta foi sua primeira colaboração profissional com Charles.
Cinco anos depois, a dupla projetou sua primeira peça de mobiliário: a Eames Molded Plywood.
Esta poltrona icônica representou avanços importantes nas possibilidades de moldagem da madeira laminada.
Charles e Ray seguiram buscando alcançar formas esplêndidas e formidável conforto, e em 1956 esta busca se materializou em uma das mais magníficas peças da história do mobiliário: a Eames Lounge.
Anos antes, Arne Jacobsen, outro dos maiores designers e arquitetos de todos os tempos, começava também a experimentar com madeira laminada.
Entremeando camadas de algodão às lâminas de madeira, Jacobsen criou cadeiras firmes e flexíveis, verdadeiros ícones minimalistas: as cadeiras Ant, Series 7 e Grand Prix.
Mais recentemente, Jaime Hayón, cuja amplitude e qualidade da parceria com a Fritz Hansen se assemelha à de Arne Jacobsen, projetou, utilizando madeira laminada, uma das mais esplêndidas mesas de jantar: a Analog.