O uso de boas luminárias pendentes vai muito além da valorização estética dos ambientes residenciais e corporativos. Isso porque, as escolhas certas de iluminação influenciam diretamente as pessoas que utilizam determinados espaços.
Ou seja, significa que um design funcional também incentiva o conforto, o bem-estar e até mesmo a produtividade.
Não por acaso, as maiores fabricantes mundiais de mobiliário também guiam suas criações nesse sentido, por meio de luminárias alinhadas às funções dos projetos e idealizadas por alguns dos principais designers da história.
A seguir, conheça o histórico que torna a dinamarquesa Fritz Hansen referência nessa área e descubra porque as luminárias pendentes são tão importantes para a composição de casas e de escritórios.
Luminárias pendentes: por que investir na Fritz Hansen?
Desde 1872, a Fritz Hansen guia a elaboração de seus produtos em um foco conjunto entre estética, qualidade, durabilidade, conforto, design e ergonomia. Atualmente, a empresa está entre as lideranças globais nas áreas de móveis, acessórios e iluminação, incorporando o estilo de vida moderno e nórdico aos mais diversos tipos de projetos.
Sua ideia é garantir um toque artesanal de excelência mesmo nos itens que são produzidos em massa, e por isso a marca colabora com artistas e designers visionários do mundo todo.
Para enriquecer ainda mais a experiência dos usuários em suas luminárias pendentes, a marca adquiriu em 2015 a empresa Lightyears, que levou sua filosofia de design no segmento a um nível ainda mais elevado.
Confira o histórico de suas criações mais célebres na área e entenda porque os modelos da Fritz Hansen elucidam o valor presente em uma boa iluminação corporativa ou residencial:
KAISER Idell
A criação do alemão Christian Dell que até hoje é um dos marcos da Fritz Hansen começou em 1926, em esboços feitos inicialmente para a fábrica Gebr. Kaiser & Co. Em 1936, foi lançada a KAISER Idell de mesa, que serviu como base para a consagrada luminária pendente de mesmo nome.
Sua cúpula com estampa original, o acabamento à mão da pintura e o corpo em aço delimitado pelas icônicas curvas até hoje são símbolos de requinte, design nobre e precisão.
Concert
Avançando a 1957, quando o designer Jørn Utzon se tornou o responsável pela arquitetura do Sydney Opera House, temos a criação do pendente Concert, idealizado inicialmente para o projeto e que depois virou um dos grandes modelos da Fritz Hansen.
Uma das características mais marcantes do design de Utzon é o contraste entre a luz e a sombra, que certamente contribuíram para que ele se tornasse um dos grandes nomes da arquitetura do século XX. Baseado nesses princípios, o modelo é formado por quatros tons de lâmpada que emitem luz uniformemente.
Orient
Já a luminária Orient foi criada em 1964 por Jo Hammerborg. O projeto foi herdado por seus familiares, que a fim de reviver seu sucesso, o relançaram junto à Fritz Hansen em 2013, com uma nova versão na cor Black.
Caravaggio
Mesmo que não sejam criações tão clássicas quanto aquelas que citamos até aqui, as luminárias pendentes Caravaggio ganharam status de ícones do design mundial logo que foram lançadas, no ano de 2005.
O produto reforça a expressão moderna de sua criadora, Cecilie Manz, e consiste em um pendente simples e atemporal. Seu nome é uma homenagem ao pintor barroco Caravaggio, que tinha em suas obras traços marcados por luz e sombra, tal como a luminária.
Suspence
O último pendente da lista demonstra que mesmo os lançamentos mais contemporâneos da Fritz Hansen carregam consigo o histórico de excelência e inovação da marca.
Nela, a cúpula e o cordão são percebidos como um todo, enquanto sua parte inferior concentra a luz, evita o excesso de brilho e torna toda a sensação de visão mais agradável.
Qual a importância de uma boa iluminação em casa e no escritório?
Como você notou acima, itens aparentemente simples como luminárias pendentes podem transformar toda a eficácia de um projeto quando são apoiados por um design de ponta.
Isso porque, ao priorizar luminárias com temperaturas de cores frias, por exemplo, é possível incentivar a atividade mental, a atenção e a produtividade. Ou seja, nesses casos, o produto certo agrega muito mais qualidade a toda a iluminação de um escritório.
No mesmo sentido, modelos de luz quente convidam ao descanso, ao aconchego e ao relaxamento, sendo perfeitos para valorizar a iluminação residencial de salas, quartos e outros ambientes pessoais.
Gostou do nosso conteúdo sobre luminárias pendentes e quer saber ainda mais sobre as possibilidades oferecidas pelos modelos Fritz Hansen? Confira agora o nosso catálogo.
Não deixe também de visitar um de nossos showrooms e de compartilhar o conteúdo com os seus amigos.