Quando pensamos em mobiliário contemporâneo, o nome de Jaime Hayón merece destaque especial.
Na verdade, a obra do designer vai muito além dos móveis originais. Em seu portfólio, podemos encontrar criações únicas e voltadas a diferentes segmentos artísticos.
Justamente por ser um artista tão prolífico, Jaime Hayón conseguiu idealizar algumas das peças mais inovadoras e cobiçadas da atualidade.
Graças à sua visão singular e diversa, cada mobiliário idealizado por ele proporciona experiências únicas, tanto para os ambientes quanto para as pessoas que os ocupam.
A seguir, descubra quem é Jaime Hayón, o que ele defende em sua obra e quais os produtos que mais se destacam em sua carreira.
Quem é Jaime Hayon?
Jaime Hayón é um dos nomes mais influentes da arte e do design contemporâneos. Ele nasceu em Madrid no ano de 1974. Durante a juventude, explorou a cultura do grafite. Com ela, elaborou um padrão detalhado e extravagante que até hoje está presente em suas criações.
Após se formar em design industrial em Madrid e Paris, ele entrou para a academia de design e comunicação Fabrica. Isso foi em 1997, quando ele pôde trabalhar e trocar experiências com o lendário criador de imagens Oliveiro Toscani.
Em apenas um ano, ele foi nomeado chefe do departamento de design, passando a supervisionar o desenvolvimento de interiores, exposições, designs de logotipos, revistas, etc.
Depois de 8 anos atuando junto a diferentes frentes artísticas, Jaime Hayón decidiu trabalhar por conta própria. Com capacidade de integrar o design e a arte de maneira orgânica, ele elaborou coleções de brinquedos, móveis e cerâmicas. Depois, foi para o design de interiores.
Suas primeiras exposições ganharam fama mundial. Elas continham as coleções ‘Barroco Digital Mediterrânico’ e ‘Mon Cirque’. Esse foi o ponto de partida para ele começar a expor nas maiores galerias do mundo e a trabalhar na criação de interiores.
Em 2001, fundou o Hayon Studio e firmou parcerias com as maiores fabricantes do design mundial, como a Magis e a Fritz Hansen.
Com unidades em Valência, Barcelona e Treviso, o estúdio também trabalhou com marcas como Coca-Cola, Danone Group, Benetton, Artquitect Edition, Adidas, Pallucco, entre outras.
Sendo hoje celebrado pelos amantes da arte e do design contemporâneo, Jaime Hayón assina peças em alguns dos catálogos mais concorridos do mobiliário original.
Entre seus reconhecimentos mais significativos, estão sua posição entre os Top 100 da revista Wallpaper Magazine, entre os principais ícones criativos da revista Time e diversas premiações, em especial o Elle Decoration International Design Awards.
A importância do conforto em suas peças
Garantir lares confortáveis e outros ambientes igualmente acolhedores é algo central na obra de Jaime Hayón.
Ele acredita que os móveis contribuem significativamente para a criação de uma casa. Seu conforto e sua qualidade são decisivas para qualquer interior, quando bem utilizados.
Segundo Hayón, o conforto é garantido quando o design é significativo. Nesses casos, ele pode literalmente melhorar a qualidade de vida dos usuários.
Claro que para o designer a funcionalidade também é algo importante. Entre suas convicções estão questões como a durabilidade e a própria sustentabilidade de cada peça.
Entretanto, isso precisa sempre ser acompanhado por conceitos que “tenham algo a dizer”. Todo item precisa estimular nossos sentimentos e provocar nossas percepções.
Nesse sentido, o conforto não é garantido apenas pela excelência dos móveis de design original. A reflexão sobre o contexto também diz muito sobre sua idealização.
Para Jaime Hayón, um sofá se torna muito mais que um simples móvel quando as pessoas o utilizam ao lado da lareira, com uma taça de vinho e bons amigos em um dia de inverno.
Abaixo, veja como essas convicções são colocadas em prática em algumas de suas peças mais célebres.
Principais obras do designer espanhol para a Fritz Hansen
Uma das melhores maneiras de compreender o valor da obra de Jaime Hayón é analisar os itens que ele criou junto à dinamarquesa Fritz Hansen.
Reconhecida por seu foco no design de excelência, a fabricante oferece as condições perfeitas para que o artista possa explorar seus conceitos e levá-los aos lares de todo o mundo. Confira:
Poltrona de Ro: tranquilidade em dinamarques
A Poltrona Ro demonstra muito bem as convicções de Jaime Hayón: mais que um design contemporâneo de referência, ela também é sinônimo de conforto e qualidade de vida.
Seu aconchego é garantido pela almofada do encosto com duas camadas de espuma macia e um suporte lombar ergonômico. Não por acaso, “Ro” quer dizer “tranquilidade” em dinamarquês.
Também há a almofada de pescoço. Ela é feita de uma espuma comprimida extremamente macia e que pode ser alterada de posição por meio de duas conexões.
Poltrona Fred: elegância vai de encontro ao conforto
Já a Poltrona Fred vai além da priorização do conforto e do acolhimento. Juntos, esses diferenciais são somados a um foco especial em elegância.
Para celebrar a tradição dinamarquesa da Fritz Hansen, suas juntas decorativas são montadas à mão. Elas contam com bordas suaves e arredondadas, que elevam ainda mais sua beleza.
O corpo do usuário é “abraçado” por um encosto curvo. A experiência aconchegante é complementada por uma leve inclinação e por braços achatados bastante largos.
Poltrona Fri: prioriza a privacidade
Por fim, a Poltrona Fri funciona como uma extensão do modelo Ro. O foco também é na criação de uma experiência tranquila e acolhedora, mas com alguns diferenciais.
Além disso, ela oferece liberdade para interagir com as pessoas ao seu redor. Ou seja, é possível relaxar mas também conversar e criar conexões pessoais.
Justamente por essa característica, seu foco é em espaços cotidianos. Isso inclui salas comuns, ambientes corporativos e outros locais de reunião ou interação.
A Atec Original Design é representante oficial da Fritz Hansen no Brasil e oferece um atendimento de excelência para você que também deseja ter essas peças no seu projeto.Saiba mais sobre nosso compromisso com a ergonomia e descubra porque somos a opção perfeita para quem deseja ter acesso a criações tão célebres como as de Jaime Hayón.