Estética marcante, conforto inigualável, acabamento minucioso, durabilidade que atravessa gerações. Sobram motivos para se encantar com as poltronas que são clássicos do design.
Cheias de história para contar, elas são protagonistas e garantia de sucesso em qualquer projeto de decoração.
Selecionamos algumas delas para você conhecer. Confira Ícones do design: 5 poltronas famosas.
Poltrona Barcelona | Barcelona Chair, 1929 – Mies Van der Rohe
A poltrona Barcelona foi criada pelo arquiteto Mies Van der Rohe para o Pavilhão Alemão da Exposição Internacional de Barcelona de 1929, para acomodar o rei Alfonso XIII e sua esposa, Edna, que nunca se sentaram no móvel.
A elegância da peça ganhou o mundo: a Barcelona Chair passou a ser produzida em larga escala e se tornou um verdadeiro ícone do design moderno.
A poltrona Barcelona, da Knoll, está disponível na Atec.
Poltrona Womb | Womb Chair, 1948 – Eero Saarinen
Uma cadeira que fosse como uma cesta cheia de travesseiros e muito aconchego. Foi a partir deste desafio lançado pela designer Florence Knoll que Eero Saarinen projetou a inovadora Womb Chair.
Saarinen, que havia vencido um concurso de design do Museu de Arte Moderna ao lado de Charles Eames por seus experimentos com compensado dobrado, em 1941, desejava explorar as possibilidades oferecidas por um móvel com formato de concha.
Para comportar posturas variadas sem colocar em risco a sensação de segurança do usuário, ele investigou as possibilidades da fibra de vidro. Apropriando-se do material utilizado na fabricação de barcos, deu vida a uma das cadeiras mais icônicas e confortáveis da história.
A poltrona Womb, da Knoll, está disponível na Atec.
Poltrona Coconut | Coconut Lounge Chair, 1955 – George Nelson
Quem vê as formas simples desta poltrona não imagina os desafios envolvidos na sua criação.
Para projetar a Coconut, o designer George Nelson fez pesquisas exaustivas em busca de tecnologias e materiais que viabilizassem o formato inusitado, sem abrir mão do conforto.
Atemporal, esse clássico de 1955 produzido pela Herman Miller empresta ousadia a qualquer ambiente, das salas de estar aos escritórios, oferecendo aconchego e liberdade de movimentos para que as pessoas possam se sentar em qualquer posição.
A poltrona Coconut, da Herman Miller, está disponível na Atec.
Poltrona Eames Lounge | Eames Lounge Chair, 1956 – Charles e Ray Eames
Um clássico capaz de se manter atualizado mesmo diante das alterações promovidas nos ambientes e no mercado de decoração.
Com estética que atravessa décadas sem envelhecer, a Eames Lounge é um verdadeiro ícone do design, produzido pela Herman Miller.
Criada em 1956 pelo casal de designers Charles e Ray Eames como um presente para um amigo, o cineasta Billy Wilder, ela propõe um momento de refúgio e aconchego, e é tão confortável como uma luva de beisebol companheira de longa data.
A combinação entre madeira moldada, o generoso estofamento em espuma e couro maleável, e o cuidado artesanal fazem da poltrona Eames protagonista em qualquer espaço.
A Poltrona Eames Lounge, da Herman Miller, está disponível na Atec.
Poltrona Egg | Egg Chair, 1958 – Arne Jacobsen
Uma das poltronas mais copiadas em todo o mundo, a dinamarquesa Egg atravessa gerações como um ícone do design escandinavo.
Seu formato, um convite para o aconchego, foi conquistado graças à técnica usada por Arne Jacobsen em 1958, que inovou ao apostar na espuma firme, em forma de concha, sob o estofamento.
Após estudos e testes exaustivos utilizando arame e gesso, o arquiteto obteve o desenho escultural, com formas elegantes, projetado especialmente para o lobby e a recepção do SAS Royal Hotel, em Copenhague.
Produzida pela Fritz Hansen, a Egg Chair é sinônimo de conforto: com a distribuição do peso do corpo entre o assento e o encosto, ela evita sobrecarregar as costas e pernas dos usuários.
A poltrona Egg, da Fritz Hansen está disponível na Atec.
–
Agora que você já conhece essas poltronas famosas, que tal vê-las de perto? Na Atec você encontra estes e outros clássicos do design, de Herman Miller a Fritz Hansen. Visite nossas lojas.