Buscar

George Nelson, o fundador do design modernista americano

Seria impossível tratar sobre as influências do design modernista sem mencionar o nome de George Nelson.

Afinal, ele foi um dos pioneiros norte-americanos do movimento e um dos maiores colaboradores da Herman Miller, que até hoje é referência mundial em mobiliário. 

Conhecer um pouco de sua história e criações é aprofundar-se nos conceitos que revolucionaram o design de sua época e que criaram inspirações atemporais na área.

Quer explorar a trajetória do responsável por alguns dos móveis mais populares do século XX? 

A seguir, vamos apresentar quem foi George Nelson, biografia, obra e criações mais célebres de sua carreira. Acompanhe. 

Quem foi George Nelson 

George Nelson foi um designer estadunidense que nasceu no ano de 1908 na capital do estado de Connecticut, Hartford, e faleceu em 1986, na cidade de Nova York.

Ao lado de outros criadores que firmaram seu nome na história, com destaque para o casal Charles & Ray Eames, ele foi um dos pais do Modernismo norte-americano. 

Depois de sua graduação na Hartford Public High School em 1924, ele estudou Arquitetura e Artes Plásticas na Universidade de Yale, formando-se em 1928.

A segunda graduação foi em 1931, na área de Belas Artes. No ano seguinte, ele ganhou o Prêmio Roma, com uma bolsa para estudar arquitetura em Roma durante dois anos.

Nesse período, ele viajou por toda a Europa e teve a oportunidade de entrevistar os principais arquitetos modernos. A partir dessa experiência, ele tornou-se colunista da publicação Pencil Points, que apresentou aos Estados Unidos a comunidade de vanguarda europeia.

Durante seu período na Itália, George Nelson casou-se com Frances Hollister. Foi quando ele voltou aos EUA para dedicar-se à escrita que chamou atenção de grandes nomes da indústria.

A carreira de George Nelson, fundador do design modernista americano 

Os primeiros reconhecimentos da carreira de George Nelson surgiram quando ele ainda era escritor e editor da revista Architectural Forum. 

Um grande exemplo é de 1942, quando o designer analisou fotos aéreas de cidades destruídas e, a partir disso, criou o conceito inicial de calçadões com lojas. 

Contudo, seu primeiro grande sucesso é de 1940, com a publicação do livro Tomorrow’s House, escrito em parceria com Henry Wright. Entre as ideias apresentadas na obra, estava o Storagewall, que foi pioneiro na inserção de estantes embutidas, que tinham como finalidade aproveitar espaços ociosos entre as paredes.

A criação chamou atenção de toda a indústria de móveis, e impressionou o fundador da Herman Miller, D.J. De Pree.

No ano de 1945, De Pree convidou George Nelson para se tornar o diretor de design da empresa, o que foi o início de uma série de colaborações de sucesso. Ao lado de nomes como Ray e Charles Eames, Richard Schultz, Harry Bertoia, Isamu Noguchi, Donald Knorr, entre outros, alguns dos móveis mais famosos do século XX foram criados.

No mesmo período, Nelson criou a George Nelson & Associates, que também foi responsável por diversos produtos e showrooms marcantes da era modernista. George Nelson afirmava que a Herman Miller “não segue a maré”, e isso o fez trabalhar em parceria com a empresa por mais de 25 anos.

Até o anos 80, seu escritório seguiu colaborando com a Herman Miller e junto com os melhores designers de sua época. 

Principais obras de George Nelson 

Para compreender como a criatividade no trabalho de George Nelson tornou sua carreira tão reconhecida na história do modernismo, nada melhor do que avaliar suas obras. 

Segundo ele, os designers devem ter consciência sobre como suas ações impactam os ambientes, a sociedade e as pessoas. Nelson também acreditava que o foco deveria estar nas necessidades humanas e que os criadores devem afastar-se radicalmente de todos os valores identificados como anti-humanos.

Ao afirmar que “o design total não é nada mais do que um processo de relacionar tudo com tudo”, ele defendia que, antes da especialização, os designers devem ter uma base abrangente de conhecimentos.

Abaixo, confira alguns exemplos célebres da obra de George Nelson e como elas posicionarem-se definitivamente na história do design mobiliário:

Nelson Platform Bench

Desenhada nos anos 40, a peça simples e funcional é reconhecida como um ícone modernista, justamente por conta de sua versatilidade e visual atemporal.

 

Nelson Platform Bench
A peça pode ser usada tanto em áreas externas, quanto em quartos, salas e escritórios, ou ainda servir como uma mesa prática de apoio para objetos.

Poltrona Coconut 

A poltrona de couro tem laterais rasas e curvas, capazes de acomodar os usuários em qualquer posição e com facilidade de movimentos. A peça proporciona conforto e uma aparência única, tanto para decorações residenciais, quanto corporativas.

Coconut chair
Lançada em 1955 pela Herman Miller, a Poltrona Coconut foi criada a partir de tecnologias pioneiras na época e até hoje é fiel aos desenhos originais.

Sofá Nelson Marshmallow 

Em parceria com Irving Harper, George Nelson lançou o modelo em 1956 com a intenção de deixar as pessoas felizes, por meio de um design excêntrico de 18 almofadas redondas e confortáveis, que “flutuam” sobre a armação e que podem ser destacadas e reposicionadas.

Após uma interrupção de 34 anos, o modelo foi reapresentado em 1999, e hoje seu visual incomum ainda faz sucesso e chama a atenção em projetos comerciais e residenciais. 

Luminárias Nelson Bubble

Inspiradas por uma linha sueca de pendentes revestidas de seda, as luminárias foram desenhadas em 1952, depois que Nelson concluiu que os modelos que queria tinham preços proibitivos. 

Sofá Nelson Marshmallow
A ideia foi criar um produto de excelência e mais acessível, pois meio de uma estrutura de aço leve e resistente, com visual delicado e iluminação suave.

Gostou de explorar a carreira de George Nelson, sua biografia e principais criações? A Atec é representante oficial da Herman Miller no Brasil e oferece os itens mais célebres do design modernista em seu catálogo. Clique aqui para conferir os produtos que mencionamos neste artigo e muitos outros que marcaram a história do movimento.

Posts relacionados

Florence Knoll e os ícones da Bauhaus

Um dos aspectos mais importantes do legado de Florence Knoll se construiu a partir de suas relações criativas com alguns dos maiores arquitetos e designers…
Ler artigo

O artista de múltiplos materiais

Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX,…
Ler artigo

Esplêndidos e modulares: os sofás contemporâneos

Por muito tempo, a modularidade foi associada, no design e na arquitetura, a um nível não tão alto de qualidade de materiais e elegância. No…
Ler artigo

Comentários

Fale com um especialista