Com um estilo caracterizado pela utilização de linhas orgânicas e múltiplos materiais, Eero Saarinen alcançou rapidamente grande prestígio como arquiteto, e hoje é considerado um dos maiores designers de mobiliário da história mundial.
Projetos como o Warren Technical Center, a Miller House, o TWA Terminal e o Gateway Arch contribuíram enormemente para construir o renome de Eero.
Seus pais, Eliel e Loja Saarinen, estiveram no centro da criação da Cranbrook Academy of Art, localizada em Bloomfield Hills, no Michigan. Lá, Eero ofereceu cursos de arquitetura, na virada dos anos 1930 para os 1940, assim como seu amigo Charles Eames.
Foi também, na Cranbrook, que Eero conheceu Harry Bertoia, Ray Kaiser, que ao casar-se com Charles mudaria seu nome para Ray Eames, e intensificou sua relação de amizade com Florence Schust.
Esta começara na adolescência deles, e se desenvolveu em uma longa colaboração criativa, anos mais tarde, quando Florence já havia se tornado diretora de design da Knoll.
Após seu casamento com Hans Knoll, ela adotara seu sobrenome, que é também o nome da marca que ele fundara anos antes, e que construía sua posição entre as mais elevadas no design de mobiliário internacional.
Desde o início dos anos 1940, Eero, que estudara escultura na Académie de la Grande Chaumière, em Paris, fazia experimentações com uma variedade de materiais para desenvolver peças de mobiliário com linhas orgânicas.
Com o apoio de Florence e de toda a equipe de design da Knoll, Eero conseguiu aplicar sua imaginação escultural no desenvolvimento de uma poltrona que revolucionou a estética modernista: a icônica Womb, lançada em 1948.
O enorme sucesso da Womb, que rapidamente tornou-se sinônimo de conforto e estilo elevado, motivou Eero a continuar buscando, em outras categorias de mobiliário, uma expressão escultural, minimalista e elegante.
Assim, em 1958, foi lançada a célebre Pedestal Collection. Com esta linha de mobiliário, Eero tornou-se mundialmente conhecido por seu estilo artístico, de elevado aspecto escultural.