Embora pouco reconhecido, o papel das criações têxteis na história do design é fundamental. Alguns dos mais importantes criadores de mobiliário desenharam também estampas magníficas, aplicadas em sofás, poltronas, tapetes, almofadas, roupas e papéis de parede. Expoentes do modernismo como Alexander Girard, Florence Knoll, os Eames e Arne Jacobsen trabalharam sobretudo com padrões geométricos, em composições abstratas, que foram se tornando mais comuns a partir dos anos 1950.
Na década de 1940, durante seu exílio na Suécia, os desenhos têxteis de Jacobsen tinham inspiração no mundo vegetal. Em contraste com o estilo austero que predominava naquele período, o designer dinamarquês propunha atraentes temas orgânicos. No entanto, as cores conhecidas como neutras também podiam representar uma inovação: naquela época, Florence Knoll estava determinada a encontrar tecidos adequados para os móveis da marca liderada por ela, e o cinza, o bege, em diferentes tons, foram uma porta de entrada para uma revolução estética, rumo ao minimalismo, nos espaços corporativos.
Apesar de nunca ter desenhado estampas, a participação de Florence nesta área criativa foi enorme. Sob sua direção, estiveram à frente da Knoll Textiles Eszter Haraszty e Suzanne Huguenin, duas mulheres centrais na história das criações têxteis. Elas trabalharam em conjunto com criadoras formidáveis, como Anni Albers, Noémie Raymond e Evelyn Anselivicius.
Em 1947, o MoMA de Nova York realizou um concurso de tecidos estampados. Participaram Charles e Ray Eames, Alexander Girard e Eero Saarinen, entre outros designers que começavam a construir seu renome. Foi nesta ocasião que o lendário casal criou três de suas mais belas estampas: Crosspatch, Dot Pattern e Circles.
Nos anos seguintes, Girard se tornaria uma das maiores referências em criações têxteis. Junto à Maharam, grande marca de tecidos que hoje faz parte do grupo MillerKnoll, ele criou estampas magníficas, como a Checker Split, a Mexidot e a Lanalux.
Até hoje a obra de Girard reverbera, desdobrando-se em novos projetos. Recentemente, instigados pela Herman Miller a criar algo que não poderia ser feito por uma das marcas sozinha, Mette e Rolf, fundadores da HAY, propuseram trazer novas cores e materiais a alguns clássicos de Charles e Ray. A ideia das tonalidades surgiu da Jacob’s Coat, uma estampa feita por Girard em 1959.
Outro célebre designer cuja colaboração com a Maharam se destaca é Paul Smith. Estampas como a Point, a Sequential Stripe e a Prism evidenciam sua esplêndida criatividade.
Com seu estilo singular, caracterizado por uma diversidade de formas e texturas, a designer Hella Jongerius também é autora de criações têxteis de formidável encanto, também junto à Maharam. Argali, Bold e Borders são algumas de suas mais belas criações.
Konstantin Grcic, um dos maiores designers de mobiliário contemporâneo, é outro criador que desenvolveu tecidos maravilhosos com a Maharam. De avançada tecnologia, e visual distinto, seus nomes são Drape, Fold e Lift.