Buscar

 Designers, estampas e tecidos

Conjunto de criações têxteis da Knoll Textiles

Embora pouco reconhecido, o papel das criações têxteis na história do design é fundamental. Alguns dos mais importantes criadores de mobiliário desenharam também estampas magníficas, aplicadas em sofás, poltronas, tapetes, almofadas, roupas e papéis de parede. Expoentes do modernismo como Alexander Girard, Florence Knoll, os Eames e Arne Jacobsen trabalharam sobretudo com padrões geométricos, em composições abstratas, que foram se tornando mais comuns a partir dos anos 1950.

Criações têxteis de Arne Jacobsen inspirados na natureza

Na década de 1940, durante seu exílio na Suécia, os desenhos têxteis de Jacobsen tinham inspiração no mundo vegetal. Em contraste com o estilo austero que predominava naquele período, o designer dinamarquês propunha atraentes temas orgânicos. No entanto, as cores conhecidas como neutras também podiam representar uma inovação: naquela época, Florence Knoll estava determinada a encontrar tecidos adequados para os móveis da marca liderada por ela, e o cinza, o bege, em diferentes tons, foram uma porta de entrada para uma revolução estética, rumo ao minimalismo, nos espaços corporativos.

Eszter Haraszty e Suzanne Huguenin

Apesar de nunca ter desenhado estampas, a participação de Florence nesta área criativa foi enorme. Sob sua direção, estiveram à frente da Knoll Textiles Eszter Haraszty e Suzanne Huguenin, duas mulheres centrais na história das criações têxteis. Elas trabalharam em conjunto com criadoras formidáveis, como Anni Albers, Noémie Raymond e Evelyn Anselivicius.

Criações têxteis de Anni Albers, Noémie Raymond e Evelyn Anselivicius

Em 1947, o MoMA de Nova York realizou um concurso de tecidos estampados. Participaram Charles e Ray Eames, Alexander Girard e Eero Saarinen, entre outros designers que começavam a construir seu renome. Foi nesta ocasião que o lendário casal criou três de suas mais belas estampas: Crosspatch, Dot Pattern e Circles.

Concurso de Tecidos Estampados no MoMa de Nova York, 1947. Ao fundo as estampas Crosspatch, Dot Pattern e Circles do casal Eames.

Nos anos seguintes, Girard se tornaria uma das maiores referências em criações têxteis. Junto à Maharam, grande marca de tecidos que hoje faz parte do grupo MillerKnoll, ele criou estampas magníficas, como a Checker Split, a Mexidot e a Lanalux.

Criações têxteis de Alexander Girard para a Maharam.

Até hoje a obra de Girard reverbera, desdobrando-se em novos projetos. Recentemente, instigados pela Herman Miller a criar algo que não poderia ser feito por uma das marcas sozinha, Mette e Rolf, fundadores da HAY, propuseram trazer novas cores e materiais a alguns clássicos de Charles e Ray. A ideia das tonalidades surgiu da Jacob’s Coat, uma estampa feita por Girard em 1959.

As cores da estampa Jacob’s Coat de Alexander Girard aplicadas em clássicos Herman Miller.

Outro célebre designer cuja colaboração com a Maharam se destaca é Paul Smith. Estampas como a Point, a Sequential Stripe e a Prism evidenciam sua esplêndida criatividade.

Criações têxteis de Paul Smith

Com seu estilo singular, caracterizado por uma diversidade de formas e texturas, a designer Hella Jongerius também é autora de criações têxteis de formidável encanto, também junto à Maharam. Argali, Bold e Borders são algumas de suas mais belas criações.

Criações têxteis de Hella Jongerius

Konstantin Grcic, um dos maiores designers de mobiliário contemporâneo, é outro criador que desenvolveu tecidos maravilhosos com a Maharam. De avançada tecnologia, e visual distinto, seus nomes são Drape, Fold e Lift.

Criações têxteis de Konstantin Grcic

Posts relacionados

Uma revolução estética nascida da amizade

A Segunda Guerra acabara de chegar ao fim e uma empresa de mobiliário fundada na década anterior se aprontava para assumir uma posição assaz elevada…
Ler artigo

Uma colaboração de sucesso

Quando a Herman Miller fez o primeiro contato com o escritório de design Studio 7.5, o quarteto à frente da equipe - Carola Zwick, Roland…
Ler artigo

O jantar que mudou a história do design

Uma das parcerias mais produtivas da história do design teve início com um jantar entre dois homens, no restaurante do hotel Book-Cadillac, em Detroit, na…
Ler artigo

Comentários