Buscar

4 dicas para aplicar o design inspirado na natureza em projetos

Apostar em um design inspirado na natureza é mais que uma escolha de estilo: trata-se de um cuidado que tem influência direta sobre o desempenho mental e funcional das pessoas!

Como todos sabem, em um mundo cada vez mais tecnológico e urbanizado, nosso contato com os elementos do meio ambiente se tornou mais raro e até escasso.

No universo da arquitetura e da decoração, um número crescente de profissionais têm percebido que a falta de conexões naturais nos torna mais apáticos, menos dispostos e sujeitos a problemas como o estresse.

Assim, quando os projetos de interiores adotam meios para estimular nossos instintos ambientais, seja nas casas ou nos escritórios, eles criam condições para que as pessoas vivam e trabalhem melhor.

O nome dado a essa área é Design Biofílico, que diz respeito ao “amor pela natureza”. Com ele, os espaços procuram resgatar os vínculos humanos com os itens orgânicos, favorecendo a mente, a saúde e a qualidade de vida.

Para isso, escolhas pontuais são feitas a fim de exaltar sentimentos mais leves e positivos. Inclusive, elas podem promover uma integração entre a tecnologia e a natureza.

Os exemplos podem ir desde luminárias montadas com galhos, até móveis com madeira crua, formas que remetem a plantas ou animais, vasos em abundância, iluminação natural, e assim por diante.

Quer descobrir como promover o design inspirado na natureza no seu lar ou na sua empresa? Confira abaixo as melhores dicas sobre o assunto.

 

Como implementar o design inspirado na natureza em um projeto?

Como mencionamos logo acima, as formas, os elementos e as inspirações orgânicas são imprescindíveis para um design inspirado na natureza.

Porém, outros cuidados também devem ser priorizados, para que o projeto realmente promova uma maior conexão entre as pessoas e àquilo que remete ao meio ambiente. São eles:

 

1.   Priorize a iluminação natural

design inspirado na natureza
As janelas são ótimas fontes de iluminação natural

Em primeiro lugar, seria impossível tratar sobre o design inspirado na natureza sem mencionar a importância da luz natural.

Com ela, o corpo e a mente se tornam mais ativos, o bem-estar é favorecido, a visão fica mais clara e menos sujeita a irritações, assim como todo o espaço se torna menos artificial.

Para promover uma melhor iluminação natural, aposte em grandes janelas, espelhos em espaços menores para refleti-la, além de cortinas ou persianas para regular a sua incidência.

 

2.   Integre ambientes

Uma boa maneira de favorecer a luz natural é por meio da integração de ambientes, uma vez que, ao eliminar paredes e divisórias, você garante espaços mais vivos e bem iluminados.

Outro ponto importante é que isso favorece a circulação de ar, tornando o local mais fresco, arejado e leve.

Além disso, esse cuidado também facilita as conexões entre as pessoas, a troca de experiências e o convívio social, que são imprescindíveis para criar ambientes mais humanos e também naturais.

 

3.   Utilize plantas na decoração

Por falar em ambientes mais arejados e leves, não abra mão das plantas na sua decoração, pois elas tornam o ar mais puro e úmido (o que é ótimo para evitar problemas respiratórios).

Além disso, são elas que criam uma ligação direta com a natureza, valorizando o conforto, a qualidade de vida e o quanto as pessoas se sentem bem em determinado espaço.

De acordo com o seu ambiente, elas podem ser posicionadas em vasos no chão, prateleiras, pendentes, em jardins externos próximos às janelas, cachepôs, entre inúmeras opções semelhantes.

Lembre-se de que existem espécies de diversos tamanhos e com diferentes demandas de luz e umidade. Com isso em mente, escolha aquelas que mais se adequam às composições da sua casa ou empresa.

vasos
Com o Jar Vase da Fritz Hansen é possível adicionar plantas ao seu ambiente de forma minimalista e acolhedora
  1.   Priorize a sustentabilidade nos produtos

Para finalizar, o design inspirado na natureza não deve apenas fazer alusão e trazer elementos do meio ambiente, mas também respeitá-lo em cada detalhe.

Sendo assim, a sustentabilidade é uma característica fundamental, e deve ser priorizada em todos os itens de decoração e mobiliário possíveis.

Um produto sustentável é aquele feito com materiais que podem ser reaproveitados, que são frutos de reciclagem ou ainda que têm durabilidade de anos, para que não precisem ser trocados com frequência.

Atualmente, as maiores marcas do design mundial têm a sustentabilidade como prioridade em seus catálogos.

Ou seja, elas são as melhores escolhas quando o seu objetivo é valorizar a natureza, mas sem abrir mão do que há de melhor em ergonomia, funcionalidade e sofisticação.

A Atec representa as fabricantes que são referências nessa área, e conta com as opções perfeitas para você que deseja criar um excelente design inspirado na natureza. Clique aqui e saiba mais sobre nossos produtos. 

Posts relacionados

Uma revolução estética nascida da amizade

A Segunda Guerra acabara de chegar ao fim e uma empresa de mobiliário fundada na década anterior se aprontava para assumir uma posição assaz elevada…
Ler artigo

Uma colaboração de sucesso

Quando a Herman Miller fez o primeiro contato com o escritório de design Studio 7.5, o quarteto à frente da equipe - Carola Zwick, Roland…
Ler artigo

O jantar que mudou a história do design

Uma das parcerias mais produtivas da história do design teve início com um jantar entre dois homens, no restaurante do hotel Book-Cadillac, em Detroit, na…
Ler artigo

Comentários