Pensando em começar um projeto de decoração para apartamento pequeno?
Muitos acreditam que as limitações de espaço inviabilizam boas composições, mas a verdade é que as escolhas certas podem garantir a criação de ambientes coesos e alinhados ao seu estilo de vida, independentemente do tamanho do seu lar.
Quer descobrir quais são elas? Confira a seguir.
Decoração para apartamento pequeno: por onde começar?
Antes de nos aprofundarmos nas melhores dicas de decoração para apartamento pequeno, primeiro é importante delimitar a qual tipo de projeto estamos nos referindo. Normalmente, esse tipo de espaço pode ser um estúdio, um loft ou simplesmente um apartamento de tamanho reduzido.
Quando o local tem mais de 50m², nenhuma divisória (apenas no banheiro) e todos os ambientes integrados em um formato mais moderno, temos um estúdio ou loft. Já os apartamentos decorados com uma divisão mais tradicional geralmente não possuem um nome específico, mas também é comum encontrá-los em pequenos formatos.
Esclarecidos esses conceitos, não importa qual seja o caso do seu projeto, a ideia é que a decoração seja delimitada de tal forma que todo o espaço disponível seja aproveitado da melhor maneira possível, para que atenda às necessidades dos moradores ao mesmo tempo em que evita excessos e a falta de liberdade espacial.
Para que isso seja possível, é importante começar com os seguintes cuidados:
- Tirar as medidas de todos os cômodos que você pretende decorar;
- A partir das medidas, desenhar uma planta para definir como o mobiliário será organizado;
- Cuidar para que todos os móveis tenham ao menos 60cm de distância e que a circulação seja favorecida;
- Por fim, priorizar a compra de itens com design original, que tenham qualidade e funcionalidade para agregar beleza ao projeto e garantir a funcionalidade que você precisa no dia a dia.
Quais as melhores dicas de decoração para apartamento pequeno?
Depois de observar os cuidados que explicamos acima, você estará pronto para seguir as nossas dicas de decoração para apartamento pequeno, investindo em um mobiliário adequado para as demandas desse tipo de lar. Veja quais são elas:
Seja minimalista
Para começar, vale relembrar que a liberdade espacial é um requisito importante para bons apartamentos reduzidos.
Por isso, o ideal é não investir em uma grande quantidade de móveis e objetos decorativos, mas sim realizar escolhas pontuais, que façam sentido para cada ambiente e que atendam às necessidades do seu cotidiano.
Priorize a organização
Em relação à dica anterior, a escolha do mobiliário deve conferir um bom padrão de organização para os seus objetos e itens pessoais. Afinal, locais desorganizados e com coisas espalhadas dão a impressão de que o espaço é menor, comprometendo ainda mais os poucos metros disponíveis.
Com isso em mente, invista em:
- Unidades de armazenamento práticas;
- Gaveteiros estilosos;
- Cabideiros para colocar no quarto;
- Entre outros itens semelhantes que evitem que os objetos fiquem “jogados” pela casa.
Aproveite os espaços verticais
Na hora de pensar na organização, o espaço vertical pode ser muito útil para liberar a circulação. Ou seja, ao invés de investir em bancadas horizontais para organizar seus objetos decorativos ou livros, por exemplo, prefira nichos e prateleiras.
Estantes abertas e elevadas são uma ótima pedida nesse sentido, pois permitem organizar seus itens e também deixá-los expostos para criar o visual que você deseja, garantindo o melhor aproveitamento possível de espaço. Nelas, você pode colocar:
- Vasos;
- Objetos de madeira;
- Relógios;
- E outros objetos que reflitam o seu estilo.
Integre ambientes
Uma boa maneira de aproveitar os espaços ao máximo é por meio da integração dos ambientes disponíveis. Caso você tenha uma quitinete ou um estúdio, é mais fácil apostar nesse tipo de composição. Já se o apartamento tiver paredes, é preciso investir mais para retirá-las, tendo cuidado ao observar a planta da unidade para saber quais podem ser derrubadas.
Em todos os casos, procure aumentar a sensação espacial ao criar uma cozinha americana, ao conjugar a sala de estar à de jantar, ao unir a sala à sacada, a cozinha à sala de jantar, o home office aos ambientes comuns, e assim por diante.
Procure pintar e decorar esses ambientes com as mesmas cores e utilizar o mesmo padrão de pisos para garantir a sensação de continuidade. Se eventualmente você quiser delimitar os espaços e ter mais privacidade em relação a outros cômodos, é possível encontrar divisórias de madeira muito versáteis para isso.
Prefira tons claros
Por falar nas cores em comum, dê sempre prioridade para os tons mais claros, pois eles favorecem a sensação de amplitude e dão mais harmonia para as composições.
Nossa dica é utilizar as cores neutras nas paredes e nos móveis, promovendo uma quebra com cores vibrantes ou escuras por meio dos objetos de decoração, como almofadas, quadros, vasos, entre outros semelhantes.
Tenha atenção à iluminação
Ainda em relação à amplitude, a iluminação é muito importante nesse sentido e deve ser uma prioridade. Caso você tenha grandes janelas, elas são as aliadas perfeitas para que a luz natural entre, e jamais devem ser obstruídas.
Se não for o caso da sua unidade, invista em um bom projeto de iluminação residencial artificial, para que toda a ambientação fique mais ampla e viva.
As luminárias de chão, por exemplo, são ótimas para dar destaque em objetos decorativos em alguns pontos do projeto. Já as de teto podem servir para ambientes comuns como a sala de jantar, enquanto as de parede são ótimas para a sacada.
Ainda, se você investiu em uma boa escrivaninha e cadeira de home office, por exemplo, nada melhor do que agregar valor ao espaço de trabalho com uma luminária de mesa ou com braço extensor.
Explore móveis modulares
Para finalizar, não poderíamos deixar de mencionar o conceito de móveis modulares, que é perfeito para atender às necessidades de pequenos espaços.
Basicamente, eles consistem em módulos extremamente versáteis, em que os moradores podem escolher a quantidade e o formato dos mesmos para organizá-los de forma adaptável, coerente e totalmente personalizável ao ambiente.
A fim de atender às dicas que mencionamos até aqui, eles podem compor o projeto por meio de estantes, armários, unidades móveis de armazenamento, divisórias acústicas (perfeitas para o home office) e muito mais.
A Atec oferece a originalidade que você precisa para decorar seu apartamento.
A Atec Original Design é a representante oficial no Brasil das melhores e maiores marcas do design mundial.
Com foco em originalidade, durabilidade, ergonomia e sustentabilidade, atendemos a todos os tipos de projetos por meio de itens exclusivos, que conferem o que há de melhor em termos de experiência aos usuários.
Além disso, temos um time completo de especialistas que estão à disposição para lhe orientar e ajudar a fazer as melhores escolhas para o seu projeto.
Se você gostou das nossas dicas de decoração para apartamento pequeno, clique aqui e explore todas as possibilidades do nosso catálogo. Visite também um de nossos showrooms e não deixe de compartilhar o conteúdo com os seus amigos.