Buscar

Como dispor os móveis na decoração de uma casa pequena?

Uma boa decoração de casa pequena é aquela que sabe aproveitar ao máximo os espaços disponíveis. Isto é, com equilíbrio para que eles não fiquem sobrecarregados e apertados, mas também não sejam muito vazios e sem vida.

Para isso, é fundamental saber por onde começar, como dispor o mobiliário do jeito certo e quais são os recursos capazes de deixar o resultado final mais harmônico, funcional, aconchegante e charmoso.

Quer entender melhor? Acompanhe a seguir o que fazer para ter uma casa pequena decorada do jeito ideal!

 

Decoração de casa pequena: por onde começar? 

Antes de começar a pensar nos móveis, nos elementos do projeto e na decoração da casa pequena, alguns cuidados precisam ser pensados. São eles:

 

1. Planeje cada cômodo

O pontapé inicial é imaginar como será cada espaço do seu lar, levando em consideração qual é o mobiliário que você não abre mão e quais são os objetos que podem ficar de fora, para deixar só o que for necessário.

Nessa etapa, tire as medidas dos cômodos, veja o que pode ser aproveitado e quais são os produtos que você precisa comprar para completar a composição que deseja.

 

2. Fuja dos excessos

Na hora de escolher os móveis e itens decorativos que serão adquiridos ou reaproveitados, procure ser minimalista e priorizar somente aquilo o que agregará valor aos ambientes.

decoração de uma casa pequena - sala de estar
O excesso de objetos pode atrapalhar a circulação e fazer com que a casa pequena decorada se torne muito apertada. Na imagem, os móveis não deixam o ambiente sobrecarregado.

No contrário, caso você abra mão daquilo que gosta, o projeto pode perder sua essência. Portanto, é preciso ter equilíbrio.

 

3. Garanta uma boa organização

Tenha em mente que a bagunça e a falta de organização se tornam piores em locais pequenos. Sendo assim, pode tornar o espaço ainda mais comprometido e que os cômodos não transmitam nenhuma sensação de bem-estar.

Sabendo disso, enquanto estiver escolhendo os objetos de decoração e os móveis, já procure imaginar:

  • Em quais prateleiras cada item será posicionado;
  • Quantos armários e gavetas serão necessários para armazenar as suas coisas;
  • Qual a funcionalidade de cada elemento;
  • Entre outros pontos para que todas as decisões façam sentido no todo.

 

Saiba como dispor os móveis em espaços pequenos

sala de estar
Depois de se ater aos cuidados que mencionamos acima, é hora de escolher o mobiliário e de planejar como eles darão forma aos ambientes planejados.

Dê prioridade a móveis multifuncionais

Se a ideia é fugir dos excessos sem abrir mão da funcionalidade, nada melhor do optar por móveis que possam assumir mais de uma função em cada espaço.

O mobiliário multifuncional vai desde peças retráteis ou dobráveis, até elementos que também funcionam como:

móveis multifuncionais
As possibilidades são diversas, então o ideal é avaliar como cada opção poderá ter seu uso aproveitado ao máximo.

Integre os espaços

Para aproveitar ao máximo o que cada cômodo tem a oferecer e dar mais amplitude para todo o projeto, procure integrar os espaços disponíveis.

Isso pode ser refletido em uma cozinha aberta para a sala de jantar, em uma sala integrada com a sacada, em uma sala de TV que pode se transformar em um home office (com o apoio do citado mobiliário multifuncional), e assim por diante.

 

Prefira um mobiliário horizontal e de linhas simples

Uma boa maneira de melhorar a sensação espacial é escolher móveis horizontalizados e mais baixos, que não ocupam toda a parede ou um canto inteiro do cômodo. Para somar à impressão de amplitude, prefira peças com um design moderno, que tenham linhas mais puras. 

sala de estar
Essa opção não sobrecarrega o ambiente e confere mais sobriedade à decoração de uma casa pequena.

Aproveite as paredes

Com as paredes liberadas pelos móveis baixos, você também terá espaço para otimizar as funções do cômodo através de itens apoiados na parede. Estantes, prateleiras e armários suspensos são ótimos para organizar os objetos e apoiar a decoração, sem comprometer o espaço disponível e a circulação.

Nesse ponto, você também pode substituir o mobiliário por plantas fixadas em vasos e até mesmo criar um jardim vertical nos locais externos ou mais bem arejados.

 

Utilize divisórias criativas

Uma boa maneira de explorar a funcionalidade dos elementos, mas sem necessariamente investir em móveis multifuncionais, é por meio dos itens que serão utilizados como divisórias.

Na citada integração entre a cozinha e a sala de jantar, por exemplo, a divisão pode ser feita por meio de um balcão, que pode ser útil em ambos os ambientes. Vidros com persianas também podem servir para dividir dois cômodos e favorecer sua iluminação.

Da mesma maneira, se você usar móveis sob medida, um armário ou prateleira que vai do chão ao teto pode atuar como uma divisória funcional. As possibilidades são infinitas e, mais uma vez, tudo depende do seu planejamento e criatividade.

 

Confira algumas dicas extras para casa pequena decorada

Agora que você já sabe como se planejar para a decoração de casa pequena e qual o mobiliário certo para esse tipo de projeto, confira algumas dicas para que a composição fique ainda mais harmoniosa:

  • Priorize cores claras, pois elas aumentam a sensação de leveza e amplitude. Tons mais fortes devem ser usados de maneira pontual;
  • Utilize espelhos, como em portas de armários ou paredes, pois eles melhoram a iluminação e dão a impressão de que o espaço é maior;
  • Na iluminação, evite que os cômodos fiquem escuros e sem vida, dando espaço para a luz natural ou, quando não for possível, para lâmpadas de LED em todo ambiente;
  • Se for trocar os pisos, utilize tons parecidos em todos os cômodos, pois isso favorece a integração dos ambientes e dá mais amplitude aos espaços;
  • Utilize cortinas em uma altura mais elevada, pois isso dá a impressão de que o pé direito é maior, o que favorece a sensação de amplitude.

Gostou das nossas dicas sobre decoração para casa pequena? Quer os melhores produtos para agregar mais valor ao seu projeto? Clique aqui para conferir nosso catálogo Casa Atec e não deixe de compartilhar o conteúdo com os seus amigos!

Caso queira visitar nossos showrooms, acesse este link e confira nossos endereços!

Posts relacionados

Uma revolução estética nascida da amizade

A Segunda Guerra acabara de chegar ao fim e uma empresa de mobiliário fundada na década anterior se aprontava para assumir uma posição assaz elevada…
Ler artigo

Uma colaboração de sucesso

Quando a Herman Miller fez o primeiro contato com o escritório de design Studio 7.5, o quarteto à frente da equipe - Carola Zwick, Roland…
Ler artigo

O jantar que mudou a história do design

Uma das parcerias mais produtivas da história do design teve início com um jantar entre dois homens, no restaurante do hotel Book-Cadillac, em Detroit, na…
Ler artigo

Comentários