Mobiliário contemporâneo de interiores, soluções para ambientes de saúde, tecnologias e serviços relacionados. Em seus 99 anos, a Herman Miller se consolidou como sinônimo de design e inovação em variadas áreas de atuação.
Reconhecida internacionalmente, a marca, estampada em cadeiras, mesas, luminárias e estações de trabalho instiga a curiosidade. Se você já se perguntou de onde vem a Herman Miller, acompanhe o nosso artigo.
Do empreendedorismo
A companhia que hoje está presente nas casas, nos escritórios e hospitais nasceu da Star Furniture Company. Localizada em Michigan, nos Estados Unidos, produzia móveis e tinha entre seus colaboradores um homem de 32 anos, chamado DJ DePree.
Gerente-geral, ele desejava adquiri-la, e atingiu seu objetivo em 1923, ao se unir com seu sogro e outros investidores na compra da empresa.
Da reputação do sogro de DJ DePree
Após a aquisição, DJ DePree emprestou à companhia a boa reputação comercial de seu sogro. Assim, deu a ela o nome dele: Herman Miller. A Star Furniture Company passaria então a se chamar Herman Miller Furniture Company.

Da resiliência
Quando a crise de 1929 chegou, DJ DePree deu novos rumos à produção de móveis tradicionais. Ao participar da Feira Mundial, em Chicago, 1932, o empresário se impressionou com a exposição que apresentava as casas modernas.
Observando a reação das pessoas durante a mostra, ele enxergou novas possibilidades e maior rentabilidade. A partir de então, decidiu que a Herman Miller se dedicaria ao mobiliário moderno.
Da crença no potencial das pessoas
Quando um de seus funcionários, Herman Rummelt, faleceu subitamente, DJ DePree compareceu ao funeral e se deu conta de que não conhecia aquele que havia colaborado durante anos na manutenção da fábrica.
O fato foi marcante e despertou novos pontos de vista. O empresário concluiu que cada indivíduo tem um potencial e pode contribuir por meio das suas qualidades. As pessoas são capazes de fornecer respostas para coisas que não se pode fazer sozinho.
A partir dessa perspectiva, o fundador da empresa colaboraria para a descoberta de talentos únicos, com contribuições que marcariam a história.
Do design como ferramenta para aprimoramento
Em 1940, o designer norte-americano George Nelson publicou o livro Tomorrow’s House, escrito em parceria com Henry Wright. Entre as ideias apresentadas na obra estava o Storagewall, que foi pioneiro na inserção de estantes embutidas, buscando aproveitar espaços ociosos entre as paredes.
Embora Nelson não tivesse experiência em desenho de móveis, a criação chamou atenção de toda a indústria moveleira, e impressionou D.J. De Pree, que em 1945 o convidou para se tornar diretor de design da companhia.
Nascia uma parceria de sucesso com um dos criadores do Modernismo norte-americano, que revolucionaria a Herman Miller e o próprio design. Com a colaboração de nomes como Ray e Charles Eames, Richard Schultz, Harry Bertoia, Isamu Noguchi e Donald Knorr, a empresa produziria diversos clássicos do século XX.
Desde então, designers mundialmente famosos continuam contribuindo para o sucesso da Herman Miller, como Alexander Girard, Robert Propst, Bill Stumpf, Don Chadwick, Ayse Birsel, Studio 7.5, Yves Béhar e Doug Ball, entre tantos outros.

Do pioneirismo em design verde
A consciência sustentável da Herman Miller vem de longa data. Desde a década de 50, a empresa é comprometida em evitar que suas atividades prejudiquem o meio ambiente.
Em 1989, por exemplo, decidiu encerrar a produção das cadeiras Charles Eames em fibra de vidro, por conta dos produtos químicos envolvidos no processo e da impossibilidade de reciclar tal material. Décadas mais tarde, o modelo voltou ao catálogo com a adoção do polipropileno reciclável e de uma fibra de vidro segura e sustentável.
Em 2010, a Herman Miller se tornou a primeira empresa do setor mobiliário e uma das primeiras do mundo a abastecer 100% de suas instalações com energia renovável.
Em 2019, a companhia estabeleceu a meta global para redução de 30% dos plásticos descartáveis em suas embalagens. Também desenvolveu a Lista Restrita de Produtos Químicos, que restringe o uso de substâncias químicas prejudiciais ao meio ambiente e aos seus colaboradores.
Da busca pela excelência e inovação
Décadas de pesquisa, testes exaustivos, análises e rigorosos padrões de qualidade. As buscas pela inovação e excelência fazem parte do DNA da Herman Miller, que desde sua fundação tem revolucionado residências e empresas com seu design, ergonomia, conforto e bem-estar.
Entre as décadas de 1960 e 1970, por exemplo, o designer da empresa, Robert Propst, concebeu o conceito que transformaria os escritórios: o Action Office, sistema baseado em painéis, que permite alterações na configuração do espaço sem exigir obras, além de oferecer privacidade aos usuários.
Mais tarde, a companhia criaria a Aeron, cadeira que revolucionou o sentar e se tornou um ícone do design.
Da união de propósitos
Em julho de 2021 a Herman Miller concluiu a aquisição da Knoll, companhia norte-americana com grandes legados para o setor. Ambas as empresas agora serão parte da MillerKnoll, um coletivo de pessoas e marcas guiadas pelo compromisso com o design, inovação, excelência operacional e sustentabilidade.
Entre as marcas do grupo estão Colebrook Bosson Saunders, DatesWeiser, DWR, Edelman Leather, FilzFelt, Fully, Geiger, HAY, Holly Hunt, KnollExtra, Knoll Office, KnollStudio, KnollTextiles, Maars Living Walls, Maharam, Muuto, naughtone e Spinneybeck.

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