A cadeira Eames Molded Plastic original é um dos tantos produtos desenvolvidos por Charles e Ray Eames. Esse simpático e criativo casal ganhou fama criando móveis inovadores, minimalistas e dinâmicos. Mas a cadeira Eames certamente é uma das peças que os ajudou a trilhar uma carreira de sucesso. Quer conhecer a história e fatos curiosos sobre a Eames? Siga a leitura e viaje no tempo.
A história da cadeira Eames original
A Cadeira Eames Molded Plastic Original foi idealizada para o Concurso Internacional de Design de Móveis de Baixo Custo, em 1948. Embora não tenha vencido a disputa, tornou-se icônica, famosa e copiada mundo afora.
A cadeira Eames foi lançada inicialmente apenas nas cores bege, marrom e cinza. Depois foram introduzidas as opções verde, amarelo e vermelho. Atualmente, a cadeira Eames pode ser encontrada em mais de dez cores, incluindo o clássico branco.
Por questões ambientais, em 1989, as cadeiras de fibra de vidro pararam de ser fabricadas, afetando a Eames. Depois de buscar alternativas, a Herman Miller – empresa detentora da licença – começou a reproduzi-las, nos anos 2000, com propileno reciclável. Em mais de 70 anos de história, a cadeira Eames entrega requinte e simplicidade. Foi assim que conquistou o mundo e se tornou tão cobiçada e copiada.
Características da cadeira Eames
Entre as características da cadeira Eames Molded Plastic que mais chamam atenção, é que o encosto e o assento são feitos em uma peça só. O material é o propileno, um tipo de plástico. Já as pernas são feitas com madeira e interligadas por uma estrutura metálica.
A Eames* também tem suas próprias medidas. Veja:
- 80 cm de altura;
- 46 cm de largura;
- 53 cm de profundidade
*Dimensões da Eames Molded Plastic Side Chair.
Curiosidades
A Cadeira Eames molded plastic tem, ainda, algumas curiosidades. O desenho das pernas, por exemplo, foi inspirado na Torre Eiffel, de Paris. O protótipo era de chapa de aço, mas esse material era muito frio e foi preciso usar neoprene, o que aumentou o custo da produção em massa.
Algumas cópias, inclusive, fazem uso desse nome na identificação: Cadeira Eames Eiffel. Essa é uma forma de reconhecer a original, que é somente Eames Molded Plastic, com a identificação de base Dowel-Leg para o acabamento em madeira tão replicado.
Como diferenciar originais, cópias e réplicas
O sucesso de vendas e o baixo custo de produção da cadeira Eames molded plastic também fez surgir as réplicas. Se você quer saber diferenciá-las, vejas as dicas:
- As cadeiras originais também são produzidas em cores além do clássico branco;
- A identificação na parte debaixo, próxima às pernas, está gravada no próprio plástico moldado, por isso o nome: Eames Molded Plastic;
- A identificação exibe a marca da Herman Miller e da Eames Foundation;
- Verifique a base da cadeira: as originais têm os quatro apoios da perna presos na parte de baixo do assento. As genéricas têm uma base fixada a cadeira e as pernas saem dela;
- Com o tempo, os parafusos da cadeira falsa começam a afrouxar e ela fica bamba. Isso não acontece com as originais;
- A maioria das réplicas é fabricada com outros materiais, o que impacta na densidade do propileno, deixando o peso e textura bem diferentes das cadeiras originais. Uma Eames pesa em torno de 15 kg com sua embalagem, enquanto que uma réplica pode pesar cerca de 3,5kg.
Criando a cadeira Eames molded plastic, Charles e Ray colocaram seus nomes entre os mais importantes da arte e do design no Século 20.
Em casa, ou no escritório, você deve aproveitar o que de melhor uma peça de design original pode oferecer. Se você tem interesse em adquirir sua Eames, ou conhecer outras cadeiras e poltronas originais, visite o showroom, ou entre em contato com a Atec, revendedora oficial dos produtos Herman Miller, incluindo a cadeira Eames Molded Plastic.