A cadeira ANT é um clássico do design que teve grande influência na forma com que os assentos são concebidos e utilizados em diversos segmentos do mercado da arquitetura e da decoração.
Com tantos modelos de cadeiras disponíveis nos dias de hoje, podemos até não perceber como seus detalhes são relevantes, mas todo o conceito criado por Arne Jacobsen foi revolucionário para sua época e até hoje dita os novos padrões adotados pelos produtos de sua categoria.
Mas, como foi o seu processo de criação, por que ele é tão significativo para a história do design e como a peça é encontrada hoje em dia? Descubra a seguir.
Funcionalidade, leveza e modernidade: conheça a Cadeira ANT
O modelo ANT, também conhecido no Brasil como cadeira Formiga, é um assento clássico que ganhou status de ícone definitivo do design mundial.
Seu visual característico atualmente é muito apreciado em diferentes projetos de decoração, mas é a sua leveza, funcionalidade e modernidade que a tornaram tão única e valorizada com o passar dos anos.
A ideia era valorizar a copa do centro industrial da empresa por meio de um visual exclusivo de linhas simples, mas que tivesse foco principal em sua funcionalidade.
Nesse sentido, Jacobsen criou um modelo mais leve e que podia ser empilhado com facilidade, para que os colaboradores pudessem utilizá-las e armazená-las conforme o necessário.
Para isso, ele utilizou técnicas de moldagem para que o assento e o encosto formassem uma única peça de madeira fina, que era dobrada e posicionada em um tripé bastante estável.
O projeto foi tão bem-sucedido, que a fabricante Fritz Hansen resolveu lançá-lo para o mercado como forma de celebrar seu aniversário de 80 anos, o que ocorreu em 1952.
Graças à sua praticidade, estabilidade, resistência e visual singular, ela ganhou muito destaque, sendo inclusive selecionada para a mostra de primavera do Danish Museum of Decorative Art.
Reconhecida como um marco das criações dinamarquesas, a cadeira ANT até hoje é apreciada como um ícone definitivo do design.
O processo de moldagem que garante sua elevada resistência é baseado na técnica criada por Søren C. Hansen, neto do fundador de Fritz Hansen, com lâminas de madeira moldadas por pressão e intercaladas com algodão indiano.
Sobre o designer Arne Jacobsen
Considerado um mestre do design dinamarques, Arne Jacobsen é um dos criadores mais admirados e relevantes de toda a história.
O trabalho de Jacobsen junto à marca começou em 1934, mas foi com o lançamento no mercado da cadeira ANT em 1952 que seu reconhecimento começou a ganhar relevância histórica e mundial.
Esse também foi o ponto de partida para outros produtos célebres e que até hoje são clássicos admirados por colecionadores, amantes do design e consumidores em geral.
Isso inclui desde a banqueta Dot lançada em 1954, até a famosa cadeira Series 7 de 1955, a clássica poltrona Pot de 1959, entre muito outros produtos, bem como as célebres peças elaboradas para seus projetos exclusivos, como os modelos Egg e Swan para o Royal Hotel de Copenhagen no final dos anos 50 e a Oxford Chair para a Universidade St. Catherine em 1963.
Não é por acaso que a carreira de Arne Jacobsen foi coroada com diversas premiações, sendo as principais delas:
- 1955 – C. F. Hansen Medal;
- 1957 – Grand prix, Milan XI Triennale, Italy, for Grand Prix chair;
- 1967 – ID-prize, Danish Society of Industrial Design, for Cylinde;
- 1968 – International Design Award, American Institute of Interior Designers, US, for Cylinde.
Que tal ter esse clássico do design no seu projeto? A Atec é a representante oficial da Fritz Hansen no Brasil e oferece a cadeira ANT no seu catálogo. Clique aqui para conhecer nossos produtos, que também incluem outras criações de Arne Jacobsen e das mais consagradas fabricantes mundiais.