O encontro entre ergonomia e sustentabilidade. Essa é a melhor definição para a Aeron Onyx, resultado da busca pela inovação e excelência que fazem parte do DNA da Herman Miller.
A Aeron, que representa um marco, volta a fazer história. Dessa vez, deixando sua contribuição para um design mais verde.
Conheça no nosso artigo a Aeron Onyx, a cadeira que conta com plásticos retirados do oceano em sua composição.
O ícone que revolucionou o sentar
Presente no MOMA, Museu de Arte Moderna, de Nova Iorque, a Aeron é um ícone. Ergonômica em sua essência, ela é fruto de estudos intensos e multidisciplinares sobre o corpo humano e o design.
Criada por Bill Stumpf e Don Chadwick, foi lançada em 1994 e revolucionou o sentar. Em 2016, foi redesenhada com base nos estudos e conceitos atuais, para atender às rotinas mais dinâmicas.
Produzida pela Herman Miller, conta com alta tecnologia. É uma ótima opção para 99% dos biotipos e tem alta performance. Graças ao mecanismo de inclinação Harmonic 2, ao sistema ajustável PostureFit SL, e à suspensão dinâmica da tela 8Z Pellicle, proporciona distribuição de peso inteligente, apoio completo à coluna, reclinação equilibrada e movimento natural.
Agora a excelência da Aeron passa a contribuir com o futuro do planeta.
Oceano de plástico
Segundo estudos publicados, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas nos oceanos anualmente. As estatísticas a respeito são alarmantes: quase 90% das aves marinhas possuem fragmentos deste material no estômago; aproximadamente 80% do lixo encontrado no ambiente oceânico possui este componente entre as matérias-primas; até 2050, haverá mais plásticos que peixes nos oceanos; os microplásticos estão fazendo parte da cadeia alimentar, além de também já estarem presentes no ar, na água e no solo.
Para colaborar com a redução da poluição por plástico nos oceanos, a Herman Miller incorporou esse componente à Aeron Onyx, sem comprometer a excelência ergonômica da cadeira.
NextWave Plastics
A Herman Miller é membro-fundador da NextWave Plastics, um consórcio que atua no desenvolvimento da primeira rede global de cadeias de suprimentos de plástico retirado dos oceanos.
Esses resíduos tendem a se acumular em cidades costeiras que não possuem a infraestrutura necessária para processá-los. Por meio da atuação dos integrantes do NextWave junto aos catadores locais, os plásticos são coletados, moídos, lavados, transformados em grânulos, e então comercializados para fabricantes da indústria.
Na Herman Miller essa matéria-prima é testada, remodelada e incorporada à cadeia produtiva, contribuindo para reduzir, pouco a pouco, a poluição: cerca de 234 toneladas métricas, ou o equivalente a 23 milhões de garrafas de água, deixam de comprometer o meio ambiente e retornam ao uso sob forma de produto e embalagens.
Nova cadeira Aeron Onyx
Foi a partir do compromisso para incluir mais materiais reciclados, e melhorar a sustentabilidade na linha de produtos da empresa norte-americana, que nasceu a Aeron Onyx.
A cadeira usa até 1,13 kg de plástico retirado dos oceanos no revestimento da inclinação e na estrutura do encosto, colaborando para recuperar anualmente mais de 44 toneladas métricas dessa matéria-prima, o equivalente a mais de 4,5 milhões de garrafas de água.
A incorporação dos plásticos reciclados representou não apenas um desafio logístico, como também técnico, já que esse tipo de insumo tem comportamento menos previsível do que aqueles elaborados a partir do óleo refinado.
Por isso, foi necessário à Herman Miller analisar e redesenhar sua linha de montagem para viabilizar a produção da Aeron Onyx, primeiro produto da marca a receber a certificação líder de mercado Cradle to Cradle V3 Silver Level.
Herman Miller na trilha da sustentabilidade
A consciência sustentável da Herman Miller vem de longa data. Desde a década de 50, a empresa é comprometida em evitar que suas atividades prejudiquem o meio ambiente.
Com a Aeron, por exemplo, foi pioneira ao não empregar espuma, tecido ou couro convencionais, encontrados na maioria das cadeiras de escritório da época. Hoje a composição da cadeira utiliza mais de 50% de material reciclado, e agora passa a colaborar com um novo destino para os resíduos plásticos provenientes dos oceanos.
Em 2010, a Herman Miller se tornou a primeira empresa do setor mobiliário e uma das primeiras do mundo a abastecer 100% de suas instalações com energia renovável.
Em 2019, estipulou a meta global para redução de 30% dos plásticos descartáveis em suas embalagens. Também desenvolveu a Lista Restrita de Produtos Químicos, que restringe o uso de substâncias químicas prejudiciais ao meio ambiente e aos seus colaboradores.
Como parte de seu compromisso com a sustentabilidade, estabeleceu o cumprimento de novas metas até 2023: zero desperdício; 50% a menos de consumo de água (30 milhões de galões); 50% de redução de intensidade energética; 50% a mais de renováveis locais (50.000 MWh); 100% dos produtos com aprovação Design para o Meio Ambiente; 100% dos produtos com certificação nível 3; bem como 125.000 toneladas de produtos retornados anualmente.
—
Inspirada nos quatro elementos da terra, a Aeron Onyx conta com o acabamento em ônix, tom escuro que confere modernidade à paleta de cores, e já está disponível na loja online ou nos showrooms da Atec. Confira.