A Herman Miller trabalha diariamente para elevar a cultura do design, da ergonomia e da qualidade de vida. São dela os móveis mais emblemáticos da era moderna. Seja pela persistência ou pelas parcerias formadas com os melhores talentos do design – como o casal Eames e o designer Yves Behar –, a Herman Miller faz parte dos nossos dias com história, presença e inspiração.
Confira algumas curiosidades sobre a empresa:
1. A Herman Miller criou os escritórios conhecidos como “cubículos”
O designer Roberto Propst, presidente da Herman Miller na década de 1960, sonhava em reinventar o espaço de trabalho, propondo um modelo moderno que chamava de “Gabinete de Ação”. A ideia era conter a natureza sedentária do trabalho de escritório, levando mais privacidade e concentração a seus usuários. Esse projeto se tornou o carro-chefe da empresa, levando mais de US$5 bilhões em vendas. Atualmente a Herman Miller continua investindo em projetos para um ambiente de trabalho saudável e fluido, mas como a realidade muda, a proposta dos projetos também se altera.
2. A Aeron foi projetada originalmente para idosos
Uma das cadeiras mais conhecidas da Herman Miller, a Aeron Chair, que é sonho de consumo de muitos, no mundo inteiro, foi projetada com intuito de gerar melhores espaços de convivências para idosos. A cadeira tradicional de espuma acolchoada foi enrijecida e adaptada para as necessidades do escritório, começou a ser comercializada na época e até hoje é sucesso.
3. O nome Herman Miller é uma homenagem ao sogro do seu criador
O verdadeiro nome do fundador da Herman Miller era D.J De Pree. Em 1923, ele já havia trilhado um caminho sólido no The Michigan Estrela Furniture Company, onde seu sogro, Herman Miller, era proprietário de parte da empresa. De Pree pediu ao sogro um empréstimo para ajudá-lo a comprar a parte majoritária da empresa. O plano deu certo e ele transformou a empresa na Herman Miller, que recebeu esse nome posteriormente em homenagem ao seu incentivador.
4. A Herman Miller é pioneira em design verde
O fundador da Herman Miller, D.J De Pree, comprometeu-se desde 1953 a não prejudicar o planeta com os projetos da empresa. Além dos produtos que são quase totalmente recicláveis, a Herman Miller desenvolveu um processo especial que misturava a serragem da linha de montagem com esterco de galinha, e contribuía para deixar o solo fértil. Além disso, os recursos obtidos das instalações situadas em Holland, Michigan – conhecidas como Green House –, contribuíram para a fundação do Green Building Council dos Estados Unidos.
5. O fundador da Herman Miller convidou um novo diretor de design sem nenhuma experiência em desenho de móveis
Após ler um artigo na revista Life, que mostrava um sistema de armazenamento modular embutido, criado por George Nelson, De Pree o convidou para ser seu diretor de design. Começava ali uma grande parceria.
6. Cada projeto da Herman Miller passa por testes rigorosos que imitam fielmente os cenários do mundo real
Os móveis da Herman Miller passam por testes de desgastes, onde as cadeiras são pressionadas para baixo com o peso médio de um humano e reclinada mais de 1.000.000 vezes. Câmaras especiais simulam a umidade, a maresia, o frio extremo e todos os climas possíveis para um local comum, do dia a dia dos usuários.
7. Até 1930, a principal produção da empresa era de madeira tradicional
Com a crise de 1929, a Herman Miller se viu forçada a diversificar sua linha de produtos para sobreviver ao mercado. Isso foi ótimo porque fomos agraciados com um extenso catálogo de obras-primas modernas.
8. A empresa de relógios foi desmembrada para se tornar uma empresa independente
Em 1937, De Pree separa a Herman Miller Clock Company e entrega a direção ao seu irmão, renomeando-a para Howard Miller Clock Company, em homenagem ao filho de Herman Miller. Atualmente, as empresas são totalmente desconectadas, apesar da sede de uma estar logo em frente à sede da outra, em Zeeland, Michigan.
9. Sucesso que prevalece e não para nunca de evoluir
Em julho de 2014, a Herman Miller anunciou que estava adquirindo a marca Design Within Reach (DWR), maior varejista premium de design moderno e autoral da América do Norte. Uma prova de que o tempo traz sabedoria e motivação para evoluir sempre, apesar de todo legado já constituído.