Buscar

6 dicas de design para sua casa

O design tem também a sua moda, já que acompanha as maneiras de vida de sua época. Mas soluções atemporais têm o seu valor na hora de mobiliar e decorar o seu lar. Isso não quer dizer que sua casa precisa ser rígida, engessada, pelo contrário. Separamos 6 dicas que atendem a uma necessidade humana, que é fundamental nos tempos atuais e não parece ter previsão de mudar: a praticidade.

  • 1: É possível aproveitar e adaptar móveis e objetos em outros espaços

Pense na possibilidade de usar móveis modulares. Esses móveis são peças compostas por módulos de tamanhos pré-determinados que podem ser encaixados, mudando de altura ou de amplitude de acordo com a sua necessidade naquele período. Estantes, armários e sofás que podem ser dispostos de acordo com a necessidade do momento são práticos na hora de limpar e podem ser a solução para problemas de espaço. A versatilidade desse mobiliário pode garantir conforto e praticidade, não importa o acontecimento que sua casa abrigue.

  • 2: Incorpore peças atemporais no dia a dia

Existem peças atemporais, tanto por terem um lugar garantido na história do design quanto por haverem se mostrado adaptáveis a muitos lugares. Um exemplo é a poltrona Egg™, fabricada pela dinamarquesa Fritz Hansen. Arne Jacobsen desenhou a poltrona para a entrada e a recepção do Royal Hotel de Copenhagen, mas ela também pode fazer parte da sua casa, abrilhantando seu espaço com elegância escultural e com conforto. Por que não?

  • 3: Faça uso de madeira natural no mobiliário
  •  

A madeira natural é um coringa, por sua neutralidade e elegância, e também pelo aconchego que proporcionam no ambiente doméstico. As cadeiras ou poltronas em madeira natural de placas finas em formas levemente curvas dos Eames, por exemplo, têm aparência leve e conversam com estilos e cores variados. Elas funcionam praticamente em qualquer lugar, de residências e escritórios, a escolas e áreas públicas.

  • 4: Adicione pontos de iluminação para dar destaque
  •  

Iluminar é preciso. E saber quais são os cantinhos que pedem luz vai fazer da sua casa mais aconchegante. A intensidade e o foco também vão depender do que você pretende valorizar e qual é o momento especial vivido em seu lar. A luminária Suspence Nomad, da Fritz Hansen, por exemplo, proporciona uma qualidade mais difusa à luz, o que evita que chegue diretamente aos olhos dos presentes, causando incômodo, além de ser facilmente movimentada.

  • 5: Use objetos para área externa e interna
  •  

Quer multiplicar as possibilidades de alguns móveis, aumentando o espaço livre? A Voido é uma cadeira de balanço desenhada por Ron Arad, para a Magis. Ela tem linhas suaves e é ergonômica, proporcionando relaxamento e bem-estar. Além disso, é produzida em polietileno, e pode ser usada tanto em áreas internas quanto externas. Aproveite a versatilidade deste tipo de peça.

  • 6: Utilize tapetes para deixar o ambiente mais aconchegante

Onde você vai pisar pode falar muito sobre os seus momentos de conexão com sua casa. Carpetes, tapetes e pisos vinílicos podem ser o toque final para a troca entre você e sua família, com o ambiente. Você pode ter como critérios a temperatura que gostaria de ter, de acordo com a atividade desenvolvida em cada cômodo, ou até com a textura que cada uma
dessas atividades pede.

Posts relacionados

A reflexão e a obra de Naoto Fukasawa

Conheça mais sobre o grande arquiteto, designer e artista contemporâneo. Localizado em um subúrbio tranquilo de Tóquio, o Naoto Fukasawa Atelier é uma das maiores…
Ler artigo

Florence Knoll e os ícones da Bauhaus

Um dos aspectos mais importantes do legado de Florence Knoll se construiu a partir de suas relações criativas com alguns dos maiores arquitetos e designers…
Ler artigo

O artista de múltiplos materiais

Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX,…
Ler artigo

Comentários