Curso História do Design 2018
Ethel Leon
ATEC Cultural
Terças-feiras, das 19h30 às 21h30
Início: 20 de fevereiro de 2018
O curso pretende dar uma visão geral do design europeu e norte-americano a partir do final do século XVIII até o fim do século XX/começo do século XXI, permitindo que se estabeleçam diálogos com a produção brasileira.
Serão selecionados momentos e temas significativos em diferentes módulos.
Módulo 1 – Pequena introdução metodológica. As grandes transformações no século XIX. As origens reconhecidas do design industrial como área autônoma.
20 e 27 de fevereiro; 6 e 13 de março.
- Os problemas da história do design. As diferentes origens de acordo com diferentes autores. Três proposições na Europa: Wedgwood e Thonet; Henry Cole e Christopher Dresser, os movimentos de reforma do gosto.
- William Morris e Arts and Crafts e a critica à divisão do trabalho. O Crystal Palace. 14 de março.
- O reinado da mercadoria. Transformações urbanas no século XIX: Londres, Paris e Viena. As noções de conforto e domesticidade. 21 de março.
- Novos protagonistas da cena urbana. O novo lugar das mulheres. As grandes exposições internacionais e a construção da noção de efemeridade. 28 de março.
Módulo 2 – Art Nouveau e seus desdobramentos. Arte e indústria no começo do século XX. 20 e 27 de março; 3 e 10 de abril.
- O Art Nouveau como diluição das especificidades técnico-artísticas. A obra de arte total. Obras públicas. As questões locais/internacionais nas capitais secundárias da Europa.
- Os cartazes e seu lugar na construção da modernidade. Chéret, Bonnard, Toulouse-Lautrec, os irmãos Beggarstaff, Mucha. As mulheres como mercadoria e como protagonistas do mercado de artes gráficas.
- Os debates local/internacional. Indústria X produção artesanal: Mackintosh, /Secessão Vienense. A exacerbação dos nacionalismos.
- A Deutscher Werkbund e seus debates. Peter Behrens, a indústria AEG e sua autoexpressão e a noção de ‘design total’.
Módulo 3 – A I Guerra Mundial e as vanguardas que absorveram o design gráfico e de produtos. 17 e 24 de abril; 8 e 15 de maio.
- Os avanços técnicos da I Guerra Mundial. A crença na positividade técnica. O design como atividade central dos futuristas.
- O construtivismo russo.
- Vchutemas, a escola soviética.
- Le Corbusier. O pensamento anti-artes decorativas. O mobiliário de Charlotte Perriand. Eileen Gray – questões de gênero.
Módulo 4 – A Bauhaus e os filtros das vanguardas. 22 de maio; 19 e 26 de junho; 3 de julho.
- O Art Déco. A exposição de 1925. A gráfica de Cassandre.
- A fundação da Bauhaus. Bauhaus Weimar; a vaga expressionista e a crítica à divisão do trabalho. J. Itten, Kandinsky e P. Klee.
- A Bauhaus de Dessau, o mobiliário tubular, relações com o neoplasticismo. Lazlo Moholy-Nagy. O artista como condutor da indústria.
- O período Hannes Meyer. O pensamento de Josef Albers sobre as cores.
Módulo 5 – A implantação da sociedade de consumo de massas: EUA e Alemanha. 10,17, 24 e 31 de julho.
- A cozinha: transformações desde o século XIX. As noções ‘científicas’ de organização doméstica. A cozinha de Frankfurt. As máquinas da vida doméstica.
- Ford e o fordismo. O surgimento do styling na indústria automobilística norte-americana.
- A sociedade de consumo. O debate surdo entre o design europeu e norte-americano.
- O design no nazismo. A estetização da vida cotidiana. A suástica. Nazismo e sociedade de consumo. A filósofa Natália Leon fala de W. Benjamin e H. Arendt.
Módulo 6 – A II Guerra Mundial e o design nos EUA e na Europa. 7, 14, 21 e 28 de agosto.
- O styling norte-americano e a sociedade de consumo. Paralelos com a Alemanha nazista.
- O MoMa. A defesa da ‘estética industrial’. Os concursos Organic furniture e Low-cost furniture. A Bauhaus na América. A fundação da New Bauhaus e do Institute of Design de Chicago. Walter Paepcke e Herbert Bayer.
- A II Guerra Mundial e o design. A tecnologia no centro de decisões governamentais estratégicas. Os móveis do Utility Scheme. Os novos materiais. A militarização da vida civil.
- A conversão dos materiais e produtos da guerra para a vida quotidiana. Os plásticos na nova era. O Alumínio. O caso Tupperware e as questões de gênero.
Módulo 7 – O pós-guerra e as grandes mudanças do design. 4,11,18 e 25 de setembro.
- O Plano Marshall e a Guerra Fria. O design no centro do debate político no mundo bipolar. O American Way of Life e sua exportação. As exposições de modos de vidas norte-americanas e soviéticas.
- Uma nova rodada de styling. As respostas europeias: o design de móveis na reconstrução na França.
- O design nórdico. A construção do consumidor consciente. Arne Jacobsen, Finn Juhl, Bruno Matthson. O papel do Estado na definição do consumo.
- O design italiano pós-guerra. As relações de práticas artesanais e pequenas indústrias. Mercado de massas e luxo. Bruno Munari, irmãos Castiglioni, V. Magistretti. A Vespa, a Fiat e a Olivetti.
Módulo 8 – Internacionalismo social, corporativo e das ‘minorias’. 2, 9, 16 e 23 de outubro.
- A Hochschule für Gestaltung, escola de Ulm na Alemanha.
- O design moderno e culto norte-americano dos anos de ouro. H. Miller, Knoll e a consolidação empresarial do International Style. A ergonomia e os espaços de trabalho. Novos expoentes no design norte-americano: Saarinen, Eames e George Nelson.
- A gráfica suíça. A Helvetica e gráfica internacional. O estúdio Push Pin com a participação do designer professor Marcello Montore.
- O designer como produtor de imagens. O caso Alcoa. A revista Playboy como difusora da domesticidade masculina.
Módulo 9 – Críticas e alternativas. 6, 13, 27 de novembro e 4 de dezembro.
- A contestação do design moderno. Os grupos radicais italianos e sua crítica ao modernismo internacional. Do fordismo para a acumulação flexível. A apropriação dos elementos contraculturais do design pelas empresas. Os casos Alessi e Swatch. O star system.
- Victor Papanek e o pensamento ambientalista no design de produtos.
- Assimetrias tecnológicas e o debate na periferia: o pensamento de Gui Bonsiepe e o projeto Cybersin no Chile. 14 de novembro.
- Aula final: debate: Algumas questões do design contemporâneo com relação ao consumo. A passagem de produtos a serviços. A agenda da periferia.
Duração de cada aula: 2 horas, com intervalo de 10 minutos.
Valor do curso completo: R$3.150,00 (10 parcelas de R$315,00).
Inscrições e informações com Bárbara C. Garcia, e-mail: barbaracardosogarcia@hotmail.com
As aulas são ministradas no showroom da ATEC Original Design.
Av. Brg. Faria Lima, 1800, 10º. andar – Pinheiros, São Paulo – SP, 01451-001
Telefone: (11) 3056-1800
O (A) aluno(a) que quiser tomar contato com o curso pode assistir a uma aula gratuitamente, desde que agendada.
Depois disso, aulas avulsas precisam ser previamente agendadas, R$ 100,00 por aula.
30 vagas.
Haverá interrupção das aulas entre 27/5 e 13/06.
Regras do curso:
1) A primeira mensalidade corresponde também a uma matrícula no curso inteiro.
2) Se o (a) aluno (a) quiser desistir, basta interromper o pagamento. Se quiser retornar, volta a fazer os pagamentos ou paga aulas avulsas, mas não podemos garantir vagas. É importante que o(a) aluno(a) avise da desistência para podermos matricular pessoas que ficaram de fora.
3) A interrupção do pagamento implica perda da vaga.
4) Aulas avulsas têm de ser agendadas com no mínimo uma semana de antecedência (não ultrapassamos o limite das 30 pessoas). Essas aulas têm o valor unitário de 100 reais.
5) Ou seja, o(a) aluno(a) pode parar de pagar, se achar que não vai frequentar. Pode voltar a qualquer momento, DESDE QUE HAJA VAGAS, pagando mensalidades novamente ou aulas avulsas.
6) Podem ser feitos módulos separados do curso, desde que haja vagas. Quem quiser frequentar 1,5 módulo paga um módulo e aulas avulsas.
7) O vencimento da mensalidade é todo dia 15. Favor enviar o comprovante de pagamento para o e-mail: <barbaracardosogarcia@hotmail.com>
8) Pedimos a gentileza de identificarem o depósito com “curso ATEC”.