QUANDO: 09 de setembro de 2014
ONDE: Atec Cultural, no showroom da Atec Original Design
ENDEREÇO: Av. Brig. Faria Lima, 1.800 – 10º andar
CAPACIDADE: 60 lugares
INSCRIÇÕES: pelo telefone 11 3056-1800
PREÇO: a entrada é gratuita
A construção do edifício da FMUSP foi um notável acontecimento no desenvolvimento das ciências medicas em São Paulo a partir da década de 1920 do século passado. Resultado de uma doação da Fundação Rockefeller, esta Sociedade também orientou a localização de todas as atividades de pesquisa médica em um único e (para a época) enorme edifício, para que a proximidade física dos pesquisadores favorecesse a intercomunicação e a multiplicação das pesquisas e saberes na área da saúde. Esse objetivo foi totalmente alcançado com a progressiva edificação dos hospitais especializados, bem como o aparelhamento (e criação) da profissão de enfermagem (escola, outra doação da Fundação Rockefeller) na área hoje chamada “Quadrilátero da Saúde”.
Apesar do edifício ter sido tratado desde o início com cuidado raro no Brasil, mesmo assim, intervenções pouco adequadas causaram danos em um bem que foi construído com a mais adiantada tecnologia da época. Assim um movimento interno à escola julgou necessário apelar para o instrumento do tombamento estadual como bem cultural pelo Condephaat, em 1982, e no final do século, foi proposto um concurso público (orientado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil) para escolha de um plano diretor de ocupação ordenada de toda a área remanescente do terreno envoltório do edifício para as necessárias transformações ocasionadas pela pesquisa médica. O concurso foi vencido pelos arquitetos Andrade e Morettin.
Finalmente em 2003, foi criada uma comissão de restauro e convidados os arquitetos Julio R. Katinsky, Helena Ayoub Silva e Thereza Katinszky para orientar os trabalhos de recuperação dos valores culturais atenuados por reformas de circunstância, ao mesmo tempo que abriram as perspectivas de adaptações e modernizações necessárias. Esses trabalhos de desenvolveram-se de 2003 a 2009 e prosseguiram até hoje através de sucessivas administrações da faculdade.