Buscar

Atec Cultural. Palestra de Setembro – Preservação e Restauro – O edifício da FMUSP

atec-setembro-banner-20140825-17h10

QUANDO: 09 de setembro de 2014
ONDE: Atec Cultural, no showroom da Atec Original Design
ENDEREÇO: Av. Brig. Faria Lima, 1.800 – 10º andar
CAPACIDADE: 60 lugares
INSCRIÇÕES: pelo telefone 11 3056-1800
PREÇO: a entrada é gratuita

A construção do edifício da FMUSP foi um notável acontecimento no desenvolvimento das ciências medicas em São Paulo a partir da década de 1920 do século passado. Resultado de uma doação da Fundação Rockefeller, esta Sociedade também orientou a localização de todas as atividades de pesquisa médica em um único e (para a época) enorme edifício, para que a proximidade física dos pesquisadores favorecesse a intercomunicação e a multiplicação das pesquisas e saberes na área da saúde. Esse objetivo foi totalmente alcançado com a progressiva edificação dos hospitais especializados, bem como o aparelhamento (e criação) da profissão de enfermagem (escola, outra doação da Fundação Rockefeller) na área hoje chamada “Quadrilátero da Saúde”.

Apesar do edifício ter sido tratado desde o início com cuidado raro no Brasil, mesmo assim, intervenções pouco adequadas causaram danos em um bem que foi construído com a mais adiantada tecnologia da época. Assim um movimento interno à escola julgou necessário apelar para o instrumento do tombamento estadual como bem cultural pelo Condephaat, em 1982, e no final do século, foi proposto um concurso público (orientado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil) para escolha de um plano diretor de ocupação ordenada de toda a área remanescente do terreno envoltório do edifício para as necessárias transformações ocasionadas pela pesquisa médica. O concurso foi vencido pelos arquitetos Andrade e Morettin.

Finalmente em 2003, foi criada uma comissão de restauro e convidados os arquitetos Julio R. Katinsky, Helena Ayoub Silva e Thereza Katinszky para orientar os trabalhos de recuperação dos valores culturais atenuados por reformas de circunstância, ao mesmo tempo que abriram as perspectivas de adaptações e modernizações necessárias. Esses trabalhos de desenvolveram-se de 2003 a 2009 e prosseguiram até hoje através de sucessivas administrações da faculdade.

Posts relacionados

Florence Knoll e os ícones da Bauhaus

Um dos aspectos mais importantes do legado de Florence Knoll se construiu a partir de suas relações criativas com alguns dos maiores arquitetos e designers…
Ler artigo

O artista de múltiplos materiais

Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX,…
Ler artigo

Esplêndidos e modulares: os sofás contemporâneos

Por muito tempo, a modularidade foi associada, no design e na arquitetura, a um nível não tão alto de qualidade de materiais e elegância. No…
Ler artigo

Comentários

Fale com um especialista