Buscar

Atec Cultural. Palestra de Julho – O Design da Bossa Nova

QUANDO: 31 de julho, às 19h30
ONDE: no espaço Atec Cultural, no showroom da Atec Original Design
ENDEREÇO: Av. Brig. Faria Lima, 1.800 – 10º andar
CAPACIDADE: 60 lugares
INSCRIÇÕES: pelo telefone 11 3056-1800
PREÇO: a entrada é gratuita

Quando música e projeto gráfico se aproximam.

A Atec Cultural receberá, no dia 31 de julho, o arquiteto e designer Marcello Montore, que irá apresentar o paralelismo entre a bossa nova e o design gráfico. Para essa apresentação ele contará com a participação da cantora Gláucia Nahsser e do violonista Evandro Nunes.

A Bossa Nova – um subgênero musical derivado do samba e com fortes traços do Jazz -, surgiu na década de 50 em um momento de grande otimismo no país. Época em que Juscelino Kubitscheck, então Presidente da República, colocava em prática seu plano de metas desenvolvimentistas que prometiam “50 anos de progresso em 5 anos de governo”.

Em 1958, Elizete Cardoso gravou “Canção do Amor Demais”, primeiro LP que trazia músicas com o novo gênero musical. O disco tinha músicas de Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e também duas músicas com o violão de João Gilberto. Desde então esse estilo genuinamente brasileiro, veio conquistando o mundo.

A gravadora Elenco, criada em 1962, se destacou entre as demais por ter sido a que mais investiu na consolidação da Bossa Nova. Por lá passaram grandes nomes do movimento como Tom Jobim, Nara Leão, Vinícius de Moraes, Maysa, Quarteto em Cy e Roberto Menescal.

Além da dedicação ao novo gênero musical, a gravadora apresentava um design inovador em suas capas. Os LP’s eram embalados em tons de preto, branco e alguns detalhes em vermelho. Algumas capas traziam ilustrações ou fotos em alto contraste – uma grande novidade para a época. O efeito de simplificação e sofisticação gráfica – algo similar ao que estava ocorrendo na música – surpreende até hoje.

O responsável por essa identidade visual surpreendente foi o designer autodidata Cesar Villela. Ele desenvolvia todos os trabalhos, desde o logotipo até os projetos gráficos mais complexos. Seu trabalho começou na gravadora Odeon, onde havia criado cerca de mil capas, já iniciando um processo de simplificação gráfica. Porém, o estilo alçou maior êxito na Elenco.

Em meio às habituais capas da época, onde prevaleciam a estética do excesso, as capas da Elenco se sobressaiam. Os principais trabalhos eram desenvolvidos em capas de disco, mas o “Visual Bossa Nova” também alcançou o universo editorial, como por exemplo, na Revista O Cruzeiro.

A palestra “O Design da Bossa Nova” vai apresentar esses e de outros caminhos gráficos percorridos por designers e artistas dos anos 1950 e 1960. Na oportunidade, haverá a exposição de materiais e discos raros do período.

Não perca a oportunidade, faça já sua inscrição e participe!

Posts relacionados

Uma colaboração de sucesso

Quando a Herman Miller fez o primeiro contato com o escritório de design Studio 7.5, o quarteto à frente da equipe - Carola Zwick, Roland…
Ler artigo

O jantar que mudou a história do design

Uma das parcerias mais produtivas da história do design teve início com um jantar entre dois homens, no restaurante do hotel Book-Cadillac, em Detroit, na…
Ler artigo

Alguns fragmentos da história em 5 peças de mobiliário

Além de ter sido um dos principais arquitetos do século XX, Eero Saarinen foi um designer de talento ímpar. Com a Womb, ele atendeu ao…
Ler artigo

Comentários