Buscar

Atec Cultural de Julho – Documentário Eames: o arquiteto e a pintora

atec-julho-banner-20150703-11h44

QUANDO: 28 de julho de 2015
ONDE: Atec Cultural, no showroom da Atec Original Design
ENDEREÇO: Av. Brig. Faria Lima, 1.800 – 10º andar
CAPACIDADE: 60 lugares
INSCRIÇÕES: pelo telefone 11 3056-1800
PREÇO: a entrada é gratuita

No próximo dia 28 de julho, a Atec Cultural vai exibir o documentário “Eames; o arquiteto e a pintora”, que trata da vida profissional do casal Charles e Ray Eames – designers, artistas, tecnólogos e intelectuais presentes em todo e qualquer livro de história do design. O filme é dirigido por Jason Cohn e Bill Jersey.

Ligados à arte moderna, Charles e Ray Eames são pesquisadores de novos materiais recém-utilizados na II Guerra Mundial, como a fibra de vidro, os plásticos, o alumínio fundido e a madeira compensada, muitos desenvolvidos em pesquisas junto à Universidade da Califórnia. Eles projetaram uma série de móveis produzidos pela empresa Herman Miller, cujo processo de desenvolvimento é mostrado no filme.

O estúdio que pertencia a eles era um laboratório. Fizeram filmes experimentais, trabalharam para a IBM, para a Westinghouse, para a Marinha e para o governo americano. A casa que possuíam na Califórnia foi construída com elementos pré-fabricados e serve de modelo para muitos estudiosos do tema.

O filme apresenta e discute sua extensa produção a partir de depoimentos de colegas, clientes, historiadores e críticos. E não deixa de mostrar os problemas do casal em suas vidas privadas.

A Atec Cultural traduziu para o português e legendou todo o filme, que será exibido na íntegra.

Exposição Móveis em aquarelas na Atec Cultural

No dia 28 de julho, a Atec Cultural abre também uma mostra de aquarelas de móveis vendidos pela empresa.

São 20 trabalhos realizados pela arquiteta Leda Brandão de Oliveira, que vem se dedicando a desenhos de observação em aquarelas e outras técnicas.

Durante dois meses, ela esteve no showroom da Atec e desenhou várias das peças expostas, colorindo-as em seguida de forma arbitrária, sem querer reproduzir a peça, mas acentuando alguns traços por meio do emprego de efeitos cromáticos especiais, possibilitados pelas tintas de aquarela.

Sua atenção se voltou principalmente para os clássicos do casal norte-americano Charles e Ray Eames, fabricados pela empresa Hermann Miller; e para algumas peças dos também clássicos dinamarqueses Arne Jacobsen (inclusive a recém-lançada cadeira Drop, desenhada por Jacobsen em 1958 para o célebre hotel da SAS, mas só recentemente produzida em série) e Poul Kjaerholm (autor da conhecida poltrona PK22), produzidos pela empresa Fritz Hansen, sediada em Copenhague.

“Foi decisivo, para mim, desenhar a partir da presença real do objeto, e não apenas de suas imagens ou da minha memória”, comenta Leda Brandão, que é arquiteta e tem especial interesse pelo design de objetos.

As aquarelas estarão à venda e são ótimos presentes, especialmente para quem aprecia os clássicos modernos.

Abertura da mostra dia 28 de julho, às 18h30.

A mostra fica na Atec até 4 de setembro.

Posts relacionados

Florence Knoll e os ícones da Bauhaus

Um dos aspectos mais importantes do legado de Florence Knoll se construiu a partir de suas relações criativas com alguns dos maiores arquitetos e designers…
Ler artigo

O artista de múltiplos materiais

Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX,…
Ler artigo

Esplêndidos e modulares: os sofás contemporâneos

Por muito tempo, a modularidade foi associada, no design e na arquitetura, a um nível não tão alto de qualidade de materiais e elegância. No…
Ler artigo

Comentários

Fale com um especialista