Buscar

Atec Cultural 2015. As residências e suas transformações nos últimos anos

ateccultural-jan-20150121-15h25

Em 2015, o programa de palestras da Atec Cultural terá como tema principal a questão da moradia urbana e suas transformações.

O interior doméstico vem sendo muito modificado por vários fatores. Um deles, certamente, é a transformação da estrutura familiar. Muito mais gente mora só na atualidade; casais de segundos e terceiros casamentos convivem com filhos de diferentes idades. Muitos idosos adaptam sua forma de viver em casas especialmente preparadas, pois não contam com a ajuda cotidiana da família biológica. As crianças vêm ganhando mais espaços nas residências que se adaptam a elas, ao contrário de algumas décadas atrás, em que os pequenos é que se adaptavam às moradias. E as mulheres, embora ainda acumulem tarefas domésticas com trabalho profissional, exigem cada vez mais participação familiar na manutenção da casa.

Outro fator de mudança é, certamente, o boom imobiliário que vem se intensificando nos últimos anos fazendo surgir apartamentos minúsculos, como opção de moradia de gente jovem e solteira.

Também as transformações tecnológicas vêm alterando o conteúdo da casa, na qual o computador exerce inúmeras funções e pode substituir um conjunto de eletrodomésticos. Máquinas e sistemas ditos inteligentes são novos personagens das moradias.

Muitos lares brasileiros, que antes contavam com o serviço de empregados domésticos, dependem hoje de serviços externos mais especializados.

Além dessas mudanças, há outras que dizem respeito a uma certa nostalgia do campo e de uma vida tranquila, fora dos grandes centros, que faz que muitas pessoas troquem seus endereços para regiões afastadas.

Estas mudanças serão objeto de palestras de arquitetos, designers, sociólogos e historiadores no programa de conferências anual organizado pela empresa Atec Original Design, que criou, em 2012, a Atec Cultural.

Desde lá vários temas ligados à arquitetura, design e cidades vêm sendo tratados por especialistas em eventos mensais, gratuitos para o público e abertos a todos os interessados.

Já estiveram na Atec arquitetos como Marcelo Ferraz, Alvaro Puntoni, Marta Moreira, do escritório MMBB, Fernanda Bárbara e Cristiane Muniz do Una Arquitetos; Renato e Lilian dal Pian; Dante dela Manna; Roberto Aflalo Filho, Marina Grinover, Nabil Bonduki; designers como Gui Bonsiepe, João Carlos Cauduro, Marcelo Aflalo; cientistas sociais como Isleide Fontenelle e Vânia Carvalho, entre outros.

Em 2015, a temporada será aberta em fevereiro com palestra do arquiteto Gui Paoliello, autor de grande número de residências. Em março a palestrante será a professora da Faculdade de Arquitetura da Unicamp, Silvana Rubino, que discutirá as moradias do seriado de TV Mad Men.

Para inscrever-se nas atividades, basta telefonar para 11 3056-1800 e reservar seu lugar.

E melhor ainda, a entrada é gratuita.

Posts relacionados

Florence Knoll e os ícones da Bauhaus

Um dos aspectos mais importantes do legado de Florence Knoll se construiu a partir de suas relações criativas com alguns dos maiores arquitetos e designers…
Ler artigo

O artista de múltiplos materiais

Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX,…
Ler artigo

Esplêndidos e modulares: os sofás contemporâneos

Por muito tempo, a modularidade foi associada, no design e na arquitetura, a um nível não tão alto de qualidade de materiais e elegância. No…
Ler artigo

Comentários

Fale com um especialista